segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

EM TERRA DE POVO TACITURNO, VAMOS DIALOGAR COM O RISO?

(FOTO DE MARCOS CESÁRIO)


Lançamento – Diálogos do Riso será lançado na próxima terça-feira (17) com a distribuição dos cartões postais do projeto em livrarias, alfarrabistas, universidades, cafés e em diversos pontos de Coimbra.

“Diálogos do Riso é, como o próprio nome diz: um diálogo, neste caso, de risos, de corpos, de expressão do que foi mais verdadeiro: das crianças num encontro não planejado com os palhaços. Para mim, o lançamento em Coimbra se concretiza em uma bela coincidência de reflexão com o meu projeto de pesquisa ‘A arte e a educação’ – ressaltou Maisa Antunes.

Projeto multifacetado:
Site Diálogos do Riso une artistas à arte de fazer sorrir  
A fantasia que envolve o universo do palhaço, personagem clássico do circo, ganhou morada no ciberespaço, mais especificamente no site Diálogos do Riso. O projeto artístico congrega imagem, música e literatura e foi idealizado pelo fotógrafo documentarista brasileiro Marcos Cesário.
O site é o resultado de uma ideia simples e onírica: uma trupe de palhaços, de todas as cores e graças, foi convidada a visitar crianças carentes de escolas municipais, localizadas na zona rural da cidade de Jaguarari (Bahia-Brasil).
“O propósito era fazer com que os palhaços adentrassem as salas de aula, retirassem as crianças da rotina educacional, rompendo com as regras do espaço escolar. No entanto, o projeto não estava restrito apenas às escolas. Durante a realização a comunidade ao redor também interagiu” – explicou a jornalista Emiliana Carvalho.    
Realizado em duas fases, Diálogos do Riso nasceu da alegria e da surpresa de centenas de crianças que nunca haviam se deparado com a figura de um palhaço antes. Para o criador do projeto, essa descoberta de sensações foi uma fonte de inspiração. “A beleza para mim é encantamento. Diálogos do Riso é um ‘bocapiu’ de risos verdadeiros e oníricos e, por isso mesmo, universal” – expressou Marcos Cesário.
O site www.dialogosdoriso.com traz uma seleção de imagens, nas quais Cesário registra o encontro das crianças com um universo lúdico ao mesmo tempo em que revela, entre outras coisas, uma série de reações espontâneas. Ao todo foram oito palhaços que participaram voluntariamente do projeto: Joaninha (Shandra Andere); Poeta(Jean Santos); Nene (Miguel Macena); Bio (Francisco Ruberlan); Sapecado (Danilo Oliveira); Chiquinha(Jaqueline Dias); Beiçolinha (Ramon Gomes) e Gurdurinha.    
Benedito Oliveira, que dá vida ao perna-de-pau Gurdurinha, falou sobre esta experiência: “O ator de teatro é o artista que não tem o privilégio de fruir sua própria arte; e as emoções vividas em cada personagem que atua em um mundo de sonhos são apenas vagas lembranças de cada cena. Naquele momento, percebi nos ‘diálogos do riso’ o espaço emocional onde o olhar do artista-fotógrafo, captando o instante sensível, deu forma ao que a alma de cada criança na zona rural anunciava diante da personagem e, como ator, senti a cristalização do instante de um riso espontâneo e sincero de cada ser presente” – revelou o ator.

Literatura – Além das imagens, o site apresenta textos de autorias diversas que abordam em diferentes perspectivas as impressões de quem acompanhou o entrosamento entre as crianças e a trupe de bufões. Assinam as produções literárias: Emiliana Carvalho; Marcos Cesário; a pedagoga e professora da Universidade do Estado da Bahia, Maisa Antunes; o pedagogo Wilson Santos; a professora e contadora de histórias Glaucineide Rodrigues e o dramaturgo e poeta Edmar Conceição.

“Compartilhar o sabor do riso, entregar-se à inocência e ao vislumbre de horizontes encantados, desses que sopram bolas coloridas e nos seduzem com a beleza de gargalhadas peraltas” – filosofou Edmar Conceição ao falar sobre a sensação de escrever Risos e Horizonte, uma das crônicas que compõe o website.

Para Glaucineide Rodrigues, Diálogos do Riso foi um estímulo poético aos sentimentos daquelas crianças, habituadas ao enquadramento da educação tradicional. “O projeto rompe as barreiras padronizadas da ‘cartilha/escola’ e adentra provocando o ‘sentir’ daqueles miúdos que, pela carência deste universo fantástico, vivido na  aridez da escola e da vida, têm reações de riso, espanto, quietude, várias formas de dialogar com o risonho momento que toca o acriançamento adormecido, intencionalmente esquecido pela educação formal.

Música – Compartilhando o mesmo sentimento, a cantora e compositora Iris de Guimarães, autora da canção O Palhacinho, apresentada à garotada durante a execução do projeto, afirmou que sua música foi um convite ao divertimento. “Compor para crianças é usar uma linguagem de brinquedo, como se cada palavra tivesse uma cor que encaixa na outra, num quebra-cabeça facinho de montar. O Palhacinho é o meu convite para entrar na brincadeira de ‘esconde-esconde’ com a tristeza”.

Acesso ao sítio do diálogos do riso

(RECEBIDO POR E-MAIL, COM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO)


Sem comentários: