quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BURLAS & ESQUEMAS

(IMAGEM DA WEB)


ATENÇÃO, ELES ANDAM POR PERTO


Ontem recebi este e-mail:


(poderá trocar o vale nas maiores cadeias de hipermercados)


grande campanha de 2012responda e receba o seu vale de 2000 eurossão só algumas questões sobre os seus hábitos
Inquérito sobre Hipermercados 2012 : 24-Hiper-2012

Este inquérito não e científico e reflecte apenas as opiniões dos utilizadores que optaram por participar. Os resultados apresentados não devem ser considerados representativos acerca das opiniões dos utilizadores em geral ou do público como um todo. Participe e poder-lhe-á ser atribuído 1 dos muitos vales de 2000 euros que temos para si."

Clicando em cima vamos ter a outra página, cujo título é… “INQUÉRITO AO CONSUMIDOR” e começam as perguntas.

Em baixo, em letras miúdas, diz o seguinte:

Este serviço é operado e promovido pela Cellon LTD. Serviço ao cliente: ligue 707 30 40 77 ou envie toda a correspondência relativa ao serviço paraportugal@trivicell.com. Participe no concurso de quiz/trivia no seu telemóvel para se habilitar a ganhar o prémio anunciado. Ao introduzir o código PIN recebido, estará inscrito no serviço de subscrição TriviCell. Este serviço custa 4.2 euro por semana, debitados na fatura de telemóvel. As mensagens enviadas são cobradas à tarifa normal dos operadores. Para cancelar o serviço, envie um SMS com o texto SAIR para o número curto 62948. Durante o concurso, o utilizador Final irá receber, semanalmente perguntas trivia/quiz. O concurso quiz/ trivia consiste em 12 perguntas. O utilizador Final pode marcar pontos, respondendo corretamente às perguntas. O vencedor será a pessoa que tiver acumulado a pontuação mais alta no final do concurso no tempo mais rápido entre todos os utilizadores finais. O vencedor será contactado por telefone. O concurso termina a 31-03-2012, após este periodo o utilizador final fica inscrito automaticamente no período seguinte do concurso. Ao inscrever-se e/ou utilizar o serviço, reconhece e confirma que leu os termos & condições , reside em Portugal, tem 18 anos ou mais, é o titular autorizado da fatura de telemóvel e/ou tem o consentimento da pessoa responsável pelo pagamento da fatura de telemóvel para utilizar este serviço. O TriviCell não é afiliado, patrocinado ou apoiado por qualquer um dos produtos ou retalhistas indicados. As marcas registadas, marcas de serviço, logótipos (incluindo nomeadamente, os nomes individuais de produtos e retalhistas) são propriedade dos respetivos titulares.

Se ligarmos para o número indicado 707 30 40 77 somos atendidos por uma gravação. Se acedermos aos termos & condições  verificamos que está desactivado.

Ou seja: estamos perante mais uma burla, em que quem tiver o azar de responder durante muito tempo não se livrará de ver descontado semanalmente no telemóvel 4,20 euros. É tudo muito fácil e limpinho.

O curioso no meio disto tudo é o remetente do e-mail indicar “INSTITUTO COMÉRCIO”… que não existe.
Relembro que anda por aí uma outra burla parecida, com o título de “COMÉRCIO DO MERCADO NACIONAL”, em que muita gente caiu –esta era recebida pelo correio.

TOME ATENÇÃO: NADA DE RESPONDER. SE O FIZER ESTÁ METIDO EM TRABALHOS.

35 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Acabei de receber um sms do número 4242 com o seguinte texto:

"Insira já PIN 278633 e habilite-se a Ganhar Robot Cozinha!
ServiÇo de SubscriÇão Trivicell.
Cancelar? Envie Sair p/62948
Info:707304077.
2,1Eur/sms-4,2Eur/sem"

Eu não respondi e para já não foi descontada qualquer quantia do meu telemóvel.No entanto, gostaria de saber o que devo fazer, apago o sms e não respondo, ou informo as autoridades?
Antecipadamente grata.
RC

LUIS FERNANDES disse...

Apenas posso sugerir que, se não respondeu ao sms, apague imediatamente a mensagem. Se não foi lesado, a meu ver, não vale a pena ir queixar-se. O que deve fazer é tentar publicitar entre os seus amigos para não responderem.
Abraço.

Anónimo disse...

Eu participei num concurso que me apareceu no meu email sobre cartões no valoe de 250,00 da Sport Zone Worten Continente e participei numa de experimentar acontece que todas as sms que recebia da Trivicell e que não respondi a nenhuma eram todas pagas por mim na minha fatura de Dezembro tenho 15,00€ só de sms recebidos até que contei ao meu filho e ele envio uma mensagem a dizer STOP depois disso nunca mais recebi nenhuma espero que esta caça ao nosso dinheiro tenha terminadopor isso cuidado com estes concursos

DJGH disse...

Eu caí nesta tramóia inadvertidamente, mais concretamente num esquema de receber ofertas de emprego (LiveJobsPT, promovido pela Cellon LTD, Trivicell), e após me inscrever, ao verificar que tinha muito provavelmente caído num logro, tentei cancelar o serviço fazendo o que estava indicado nas condições: "Para cancelar o serviço, envie um SMS com o texto SAIR para o número curto 62948" só que a mensagem não entra. Ligando para o nº 707 30 40 77, atende uma gravação para escolha de opções que não responde ao que se pretende.
Que fazer?
Queixar onde, para obter o efeito mais imediato?
Li numa mensagem anterior que este "serviço" tinha sido cancelado com um SMS com o texto "STOP", mas para que número?

LUIS FERNANDES disse...

Bom dia.
Meu caro DJGH, como deve calcular não tenho respostas. Isto porque limitei-me a chamar a atenção para este tipo de burlas. O que lhe sugiro é que contacte a DECO. Esta instituição de apoio ao consumidor, tenho a certeza, saberá indicar-lhe o que fazer.
Abraço e obrigado.
Luís Fernandes

carlos santos disse...

também andei a ser burlado durante mais de um ano pela Trivicel.
Além de andar a ser diariamente incomodado com a avalanche de SMS, a que nunca respondi, o saldo do movel diminuia assustadoramente e desconhecia a razão; até que por sugestão de um amigo cancelei os SMS que recebia.
As operadoras, no meu caso a TMN, terão também responsabilidades, pois são elas que efetuam a cobrança. E essa cobrança é baseada em que contrato?

Anónimo disse...

CAROS AMIGOS
REcebi um email com perguntas sobre compras no comércio e receberia como premio uma importancia, mas não dizia nada sobre descontarem dinheiro do meu telemóvel, agora do dia 18 ao dia 25 já recebi 4 perguntas e ROUBARAM-ME cerca de 8 euros é de uma tal TRIVICELL, devo responder às perguntas ou não ???? obrigada.

Anónimo disse...

Acabei de receber uma fatura tlm com 25 euros de despesas suplementares duma tal TRIVICELL. reclamei à optimus que me aconselhou a enviar SMS com SAIR, e na realidade a resposta veio "serviço anulado", mas continuo sem saber a quem reclamar esta roubalheira vis to aue nunca ativei nem abri tais sms. e ninguem atende o tal telefone...
penso que devo pagar apenas a minha despesa normal e não aquele roubo.

Anónimo disse...

Queridos, peçam para falar com o deputado que elegeram. Ele certamente vos irá ajudar... Ou talvez seja sócio dos vigaristas e tenha facilitado um decreto-lei à maneira. País de lorpas! Não se esqueçam de ir votar!

Anónimo disse...

Não tenho a certeza se enviei o último comentário em anónimo, pelo que agradecia muito que, caso não tenha sido enviado em anónimo, o Sr. Luís não o aceitasse, pois gostaria de conservar a minha identidade...

Mas também gostaria de saber mais sobre esta situação e irei andar muito atenta...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa noite, Acabei de ser BURLADA pelo serviço da Trevicel. Verifiquei, no facebook, um Post Publicação sugerida:
Nes.Spresso - Patrocinado ·
.

Ganhe a Máquina Expresso da sua escolha + 1 ano de Cápsulas!
Participe já!
best-browser-portugal.com.

Por norma não participo nesses "concursos", mas decidi experimentar, julgando tratar-se de uma situação legítima.
Cliquei no anúncio, e fui remetida para o site: http://best-browser-portugal.com/pt/100/ExspressoG_pt/?referrer=2275
Inseri meu nome e número de telemóvel, sendo, de imediato inundada com SMS com indicação de um PIN para inserir no seguimento de diversas respostas (x: qual a marca do criador do iphone, etc). Fui inserindo os PIN's indicados. Entretanto, comecei a achar a situação estranha, e resolvi consultar meu saldo do meu telemóvel... Qual o meu espanto, e revolta, tinham-me retirado cerca de euros apenas pela receção daquelas mensagens.
Como posso atuar?! É possível, se não processar esse site, recuperar o dinheiro que foi, indevidamente, retirado ao saldo do meu telemóvel?

Cumprimentos,

Manuela.

Anónimo disse...

Manuela eu também caí na asneira de fazer o mesmo...também não sei o que fazer, só sei é que não li as letras miudinhas e logo assim que me inscrevi, recebi msg deles e foi logo retirado saldo, não respondi e hoje já fiquei novamente sem saldo ao receber novamente outra mensagem, também não sei que fazer, pois estou cansada de procurar qualquer contacto para cancelar operação e não encontro! Agradeço a alguém que me saiba dizer como cancelar este serviço agradeço. Obrigada Graça R.

Anónimo disse...

Pela primeira vez, tentei entrar num concurso "ganhe máquina expresso..." cliquei inseri o meu nº telemóvel. Recebi logo de imediato uma mensagem, e qual o meu espanto que foi retirado logo um saldo significativo do meu telemóvel...hoje recebo outra mensagem e saldo retirado novamente! Se alguém souber informar-me o que devo fazer para cancelar este serviço, agradeço, pois já tentei pesquisar como fazer e não encontro nada. Obrigada. Maria

Balu disse...

Boa tarde.

Aconteceu algo parecido com o telemovel do meu filho. Agora em vez de tentar responsabilizar a empresa que neste caso era a cellon lda, virei-me para a minha operadora - vodafone Agora existe uma coisa que talvez seja do interesse de todos. A anacom decretou que todos os cartões comprados a partir de dezmbro de 2013 vinham com a opção que permite esse genero de burlas dasativadas. Ora isso tem a ver com serviços de valor acrescentado. O que fiz foi na operadora desativar a opcao para esses serviços. Ficou logo desativado e de certeza que, mesmo que continuem a enviar sms, nem mais um centimo me é retirado. O meu conselho é que facam o mesmo. E entao depois reclamem para tentar reaver o dinheiro. Primeiro com a operadora e, se a operadora não se responsabilizar, na ANACOM que é a entidade que supervisiona as telecomunicacoes em portugal. Espero ter sido util e vamos tentar acabar com estes burlistas.

Balu disse...

Peço desculpa mas nao assinei o post anterior. Não quero que fique anónimo.

Pedro Pinheiro

Balu disse...

Bom dia.

Tenho novidades.

Ontem a vodadone devolveu-me os 6 meses de subscrição semanal. Ameacei retirar 3 telemoveis que tenho em casa da vodafone. Assim que falei que se não me devolvessem o valor mudava o operador dos 3 telemóveis, creditaram logo o valor que me tinha sido retirado indevidamente.

Cumprimentos

Pedro Pinheiro

Shogun disse...

Eu tinha ativo a burla, e tal como vinha na mensagem, eu tentei desativar mandando uma mensagem a dizer Sair para o numero dado, mas nada aconteceu.

Depois liguei para o numero de assinstencia, e aparentemente desativei a burla (cliquei na tecla 2 que correspondia a desativar e depois para confirmar escrevi o meu numero).

O que gostava de saber é se isto resulta ou embora tenha feito isto ainda estou sob o efeito da burla.

Carlos disse...

Eu acabei de receber essa mágica mensagem sem ter subscrito nada. Aos que estão com vontades de saber mais penso que é esta a empresa que possui o bom serviço Trivicell.

http://go4mobility.com/pt/contactos

Anónimo disse...

A go4mobility é do prof luis miguel serra da costa campos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e podemos encontrá-lo a almoçar ou a jantar no restaurante ROCK AND SUSHI de sua propriedade claro está !!!

Anónimo disse...

Subscreveu o serviço X247 da YONNEZ LTD com o custo de EUR 3,99 por semana. Ajuda 707 450 201
o que é que posso fazer, já me tiram 3,99€
O que devo fazer???
será que da pra cancelar??

Anónimo disse...

Também recebi 1 mensagem desse número 4242, para introduzir um pin para eles me tirarem 3 três que eles disseram que encontraram no meu telemovel. Eles pediram para introduzir o meu número de telemóvel para depois enviarem 1sms com o tal PIB. Eu ainda cheguei a pôr o número de telemóvel e depois recebi um sms com o tal pin mas eu apaguei essa SMS e por isso nem sequer pus o tal pin que eles queriam. Penso que em princípio não me tirarão saldo do telemóvel por não ter posto o pin que pediam. Pergunto se será que não me irão tirar saldo? Isto aconteceu enquanto estava a fazer 1 pesquisa na net.

Anónimo disse...

### BURLA ###
Ao consultar uma partilha efetuada por um amigo meu no FaceBook de videosvirais.pt (Com o titulo, situações inusitadas que acontecem em casamentos) foram abertar uma série de páginas, que fui fechando, sem nunca colocar o meu nº de telefone. Nesse instante recebi uma SMS de 4242, com o seguinte texto: "INFO:Subscricao do servico x247 concluida. Preco 3,99 Eur/sem (IVA incl). + Info:707450201 ou pt@mobhelp.mobi".
Liguei para o 707450201 e pelo atendimento automático cancelei a subscrição.

O registo mobhelp.mobi está sediado em Holland, Zuid.

Penso que foram buscar o meu nº de telemovel à conta do Facebook.

lagartinha disse...

Hoje também caí nessa, recebi os sms, mas, como nunca tenho saldo no meu telefone nada me pode ser cobrado a não ser que faça um carregamento. Por isso e porque quase todos os meses me retiram dinheiro sem eu saber porque (agora já sei) resolvi comprar um cartão novo e mudar o numero, pelo que os burlões vão acabar por ser burlados...
Ana

Anónimo disse...

Bom dia , aconteceu me o mesmo e eu fiz o processo de mandar msg para sair mas a vodafone fez me um barrramento para este genero de situaçôes ou seja penso que não vou ser lezada nestas condições

Anónimo disse...

Como se elemina uma subscriçao do games market sem ter subscrito mas rápido

Unknown disse...

E como podemos sair disto ??

Cabonnis disse...

E ficou cancelado?
Aconteceu me o mesmo ao responder a um quizz.é a mesma empresa os mesmos contactos..

Anónimo disse...

hoje também cai nessa burla:(...nunca ponho o meu numero de telemóvel em nada, mas como era para um hipermercado e era um concurso nao vi mal..ate receber uma sms no meu telemóvel com um código para por no final do concurso...vi logo que era uma burla, mas como o meu numero pertence á Nos recebi uma sms a dizer que foi barrado porque eles não conseguem tirar dinheiro (penso eu)e não deu para finalizar o tal concurso.
penso que não vou ter custos...
tentei mandar sms a dizer "sair" para o tal numero mas como isso tem custos tinha que fazer não deu para enviar...não sei se me vão tirar dinheiro ou não...
é trizste que estas burlas aconteçam

lena disse...

Aconteceu-me o mesmo que ao queixoso do último comentário (20Dezembro). Avisei a NOS que tinha sido uma burla. Veremos se ainda fui a tempo de evitar que me roubem.

Estas vigarices devem ser denunciadas e alertados todos quantos possamos avisar.

Anónimo disse...

O meu filho tem um telemóvel MEO e subscreveu o serviço ZIGZAGfone. Telefonei para o número que foi enviado no SMS de activação e consegui cancelar. É um serviço automático. Tive que escrever o número do telemóvel associado uma vez que não reconheceu o número automaticamente. Recebi o SMS a dizer que o serviço foi cancelado.

Anónimo disse...

Acabou-me de acontecer algo semelhante pelo mesmo número (4242) a dizer: "INFO: Subscricao do serviço de BikiniBay concluida. Preco 3,49 Eur/sem (IVA incl). + Info: 707450201, pts.dcb@gmail.com ou http://tpt.bikinibay.mobi/". O mais estranho é que nunca vi aquele site na minha vida e não me lembro em que app dei o meu número de telemóvel. Já mandei um email em inglês (a pensar que a empresa era estrangeira e pelo o que já li, ela parece ser portuguesa) a dizer para cancelarem aquilo porque nunca tinha feito subscrição e mandei uma sms a dizer para cancelar o serviço (sem resposta até agora). Acho que daqui a pouco vou entrar em contacto com a MEO... Filhos da mãe da Cellon!

Anónimo disse...

Aconteceume o mesmo. Nos termos e condições do site diz que se quiseremos cancelar o serviço temos que ir "Cancelar serviço" no site só que isso não se encontra lá.

Unknown disse...

A mim aconteceu com uma cena Mevida e foi pelo Facebook. Através daqueles testes que aparecem e lixei-me
Como posso cancelar?

Anónimo disse...

Amigos a solução é super fácil.
Com operadoras de comunicações pagamentos mensais devem sempre ser feitos por multibanco nunca por débito direto.

Solução para estes serviços :

Não pagar a operadora esses valores pagar apenas o valor do qual efetuou o contrato e valores caso tenha de números que não sejam nacionais e sejam cobrados.

Caso haja ameaça por parte da operadora a resposta é simples:

Leve-me a tribunal ou cancele-me o contrato .

Problema resolvido.

Anónimo disse...

Amigos,
aconteceu-me o mesmo. Recebo a mensagem de 4242 "NFO: Subscrição do Serviço Sedutoras concluída. Preço 3.49 Eur/sem (IVA incl). + Info: 707450201, customer carept@noateleurope.co.uk ou http://sedutoras .eu/".
Não faço a mínima ideia do site e do que o serviço é. Estive para mandar uma sms de resposta, mas de nada serviria. Ir ao site de certeza que encontraria tudo desde de spam, ramsomware a virus, mas nunca encontraria a opção cancelar. Mandar uma mensagem ao contacto seria dar o meu email.
O que fiz:
1. ignorei a mensagem.
2. fui ao portal da meo e apliquei "bloqueio de serviços de valor acrescentado" ao meu telemóvel (caso cobram, será apenas na 1ª vez). Obviamente que caso isso aconteça, irei ao balcão da meo reclamar pela devolução de um serviço que não pedi.
3. mandei uma mensagem à meo para reportar essa situação. Fica gravado, para futura reclamação.

No pior dos cenários, será os 3.49+IVA que perco.

O facto de mandarem a mensagem para o telemóvel, foi aleatório.
Nem sequer vem com o meu nome.