Gestão Participada do Gabinete para o Centro Histórico
Câmara Municipal de Coimbra
O administrador deste blogue ligado a Câmara Municipal pede sugestões para melhorar o site.
Como respondi ao apelo, deixo aqui a cópia.
O SENHOR PEDIU…
Já que o senhor administrador pediu sugestões eu vou dar-lhas –devo dizer-lhe que, por experiência própria, neste País, tudo o que é dado não tem valor. Mas, mesmo assim, acreditando que vai daqui aproveitar alguma coisa, vou colaborar com o seu apelo e transmitir-lhe algumas opiniões acerca deste blogue Gestão Participada do Gabinete para o Centro Histórico.
Para amenizar a coisa, e amortecer algumas frases mais duras e que possam gerar ferida, começo por lhe dizer que considero a criação desta página muito importante numa ligação entre o munícipe, residente ou operador comercial, e a esfera do poder municipal. É evidente que, em Portugal, ainda estamos na era da pré-informática, no sentido de pouco acesso pela comunidade, mas, mesmo assim, é um primeiro passo muito marcante numa ligação que se afigura profícua entre o cidadão e o poder decisório de uma cidade.
E O BLOGUE DE GESTÃO PARTICIPADA É PARTICIPADO?
No meu entender não está a ser participado pela comunidade. E porquê? Poderemos interrogar. Porque não foi suficientemente divulgado, para que as pessoas possam interagir com o Centro Histórico, e o conheçam.
E O QUE É NECESSÁRIO PARA A DIVULGAÇÃO?
Ora bem, é uma resposta de La Palisse. É preciso levar a mensagem ao receptor, que será o público em geral.
E como é que se chega a esse público?
Olhe, de vez em quando, anunciar num diário da cidade. Mas pode utilizar um meio muito mais simples e sem qualquer custo: ligar para um dos jornais e pedir para que se faça uma reportagem sobre o blogue e o seu objecto.
Pode ainda recorrer a um instrumento de fácil acesso: os imensos blogues que povoam o universo da cidade. Basta pedir-lhes que divulguem o site e o coloquem na barra lateral de preferências –embora, tenho para mim, que os administradores destas páginas não são muito sensíveis a apelos. Utilizam muito mais estes sítios para se promoverem a si mesmo, ou ao partido, ou à ideologia, ou à crença ou numa luta contra esta. No entanto não deve deixar de tentar. Em contrapartida, na barra de preferências do Gestão Participada deve anunciar todos os blogues que participam nesta divulgação.
E COMO É QUE ESTÁ A FUNCIONAR O “GESTÃO PARTICIPADA”?
Mal. Muito mal. A informação é tratada assim tipo “chapa 5”, sem haver uma preocupação de se entender bem, ser clara, através de uma leitura simples e objectiva.
Para além disso, esta página deve ser actualizada todos os dias. Deve ser criada ao lado um item “HOJE PODE VER”. Sempre que alguém aceda ao blogue obrigatoriamente irá cair aqui. Neste sumário diário, com link’s para outros desenvolvimentos, deve estar tudo o que vai acontecer na cidade ou na Baixa, neste dia.
Na forma como se encontram as notícias de eventos, quando são noticiados –porque nem sempre o são-, é palha seca espalhada ao vento. Isto é, a notícia fica perdida no meio da selva internética. A meu ver, quem acede a um site destes quer duas coisas: ou informação ou plasmar um desabafo.
Por exemplo, não se pode conceber hoje estar a realizar-se uma Feira de Artesanato Urbano, promovido pela própria autarquia –pelouro da Cultura- e o Gestão Participada do Gabinete para o Centro Histórico não fazer qualquer menção a este evento.
Assim como outras informações simples sobre a reconstrução de fachadas na Baixa. Outro exemplo: quantos proprietários saberão que a edilidade oferece tintas para alindar os imóveis? Ora esta página pode e deve informar sobre estas pequenas minudências.
E ACTUALMENTE COMO É QUE SÃO TRATADOS OS COMENTÁRIOS?
Mal, muito mal. Já tenho colocado aqui comentários que estão vários dias para serem publicados. Quem participa escrevendo quer ver imediatamente –dentro do mínimo tempo e depois de passar pelo rastreio do administrador- o seu texto publicado. É uma obrigação de quem gere a página propiciar este anseio. Quando assim não acontece leva ao desinteresse de quem escreve participando na cidadania. Já deixei de comentar em alguns jornais da cidade exactamente porque os comentários tardam na sua publicação.
MAS ISTO VALERÁ MESMO A PENA?
Quanto a mim vale mesmo a pena. Repetindo-me, é um instrumento muito importante a fazer a ponte de ligação entre o munícipe e o poder decisório.
Claro que terá de haver alguns cuidados, como por exemplo, sempre que for colocada uma questão por um cidadão, o mais rapidamente possível deve ser postada a resposta à comunicação. Deve ser dada sempre resposta e em tempo mínimo.
Verifico com agrado que, nos últimos meses, a Câmara Municipal de Coimbra, perante questões colocadas no meu blogue www.questoesnacionais.blogspot.com quase sempre responde. Há um pelouro relapso: o da Cultura, que raramente se digna refutar a sua posição num determinado contraditório.
Quanto a mim, para além da obrigação do cumprimento da legalidade, este blogue do Centro Histórico deve ter sempre presente uma filosofia de ajuda e não cair num exacerbado legalismo que, a meu ver, enfermam as páginas da administração pública. Sem entrar em grandes tiradas, é preciso ter presente que para além da lei está um outro mundo assente numa discricionariedade e espírito do legislador. O que quero dizer com isto, é que esta página tem de estar direccionada para AJUDAR… AJUDAR… AJUDAR e nada… COMPLICAR!
Sem comentários:
Enviar um comentário