sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PORQUE É QUE A NOSSA POLÍCIA NÃO É ASSIM?




 
O vídeo de cima é uma campanha promocional actual da Prefeitura de Vila Velha, no Brasil, e sobre o mote "Gentileza gera gentileza".

 O vídeo mais abaixo é de José Raul, o agente da PSP que se aposentou em 2005. É bom saber que Coimbra e na pessoa deste cívico, sem que fosse promovido pela instituição, contribuiu para humanizar aquela força policial. Era bom que a cidade tivesse mais José Raul's. Não deixa de ser curioso, também, porque muitos de nós, na altura, rindo, olhávamos para o Raul um pouco depreciativamente. Era como se este polícia, pela sua invulgaridade, humanidade e compreensão -eu fui protagonista de uma passagem assim-, fosse um quadro "déjà vu". Era como se a sua simplicidade, na prestação de serviços, o seu comportamento estivesse ultrapassado. Hoje, passada meia-dúzia de anos, verifica-se que afinal este ex-agente policial, para além de ser um modelo a seguir, era mesmo um exemplo.
Porque todos somos agentes na perpetuação da memória, uma grande salva de palmas para o saudoso "Eléctrico" e um grande abraço para o José Raul.

"O agente n.º 243, José Raul, já está reformado. Assim dito, poucos dão importância, mas se dissermos que o ‘Eléctrico’ deixou a vida de polícia são muitos os que lamentam a retirada de um homem que fez “centenas de amigos e milhares de conhecidos” durante os 25 anos em que foi agente da PSP de Coimbra. LEIA MAIS AQUI, NO CORREIO DA MANHÃ.

Sem comentários: