quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...




Carlos deixou um novo comentário na sua mensagem "DE SUPETÃO, HOJE, ENCERRARAM DUAS LOJAS NA BAIXA": 


 
Informo que abriu uma nova loja no lugar dos antigos Tecidos do Mondego. Pelo que vi do exterior, tem muito bom aspecto e diga-se de passagem está muito melhor que a sua antecessora.
Aproveito também para deixar uma sugestão: para que este blogue não seja feito apenas de más notícias. Já nos basta aquelas que aparecem diariamente nos noticiários. 
Não dê tanto destaque às lojas que fecham, procure principalmente as novas lojas que abrem. Não dê importância aos edifícios degradados, é preferível mostrar fotos dos edifícios reabilitados, que são cada vês mais, e dar valor ao esforço que tem sido feito para a melhoria e restauro de todo o centro histórico. A nossa cidade tem tantas coisas boas para mostras, que não vale a pena estar sempre a mostrar o lado negro que está presente em qualquer cidade. 



*****************************************************

NOTA DO EDITOR

 Meu caro Carlos, começo por lhe agradecer o comentário. Se é "cliente" aqui do "jornaleco", deverá saber que, sejam eles de acordo ou não com o meu ponto de vista, serão sempre bem-vindos.

Agora vamos passar ao contraditório, como quem  diz, fazer a minha defesa.

 Começo por lhe dizer que normalmente sei o que abre e fecha aqui na Baixa. Umas vezes noticio algumas que encerram outras vezes não. Tudo depende do meu tempo e critério de escolha. O mesmo se passa para as que abrem de novo. A opção é igual.
Em resposta, digo-lhe também que o que escrevo aqui é da minha inteira responsabilidade. Isto é, não ando comandado por alguém ou instituição. Aliás, penso que quem faz o favor de me ler tomará disso conta. Tanto escrevo um texto a elogiar a autarquia num qualquer assunto, como logo a seguir estou contra determinada medida.
 Habitualmente estou sempre ao lado dos meus colegas comerciantes, na sua defesa. Mas quando entendo que devo "cascar", atiro sem que me doa a alma.
Quanto ao ser "anjo da desgraça" -o aforismo é meu-, meu caro, como tudo na vida, aquilo que será triste para um poderá ser alegre para outro. Tudo depende da apreciação e da posição em que se está colocado. Fica o Carlos a saber que escrevo com uma única preocupação: ser verdadeiro. Ainda que possa ter, por vezes, uma elevada carga de subjectividade, tento dar o máximo de rigor ao plasmado aqui. Quero dizer-lhe que não escrevo para lhe agradar a si, a outro qualquer, a qualquer partido da oposição na Câmara, ou mesmo ao executivo. Escrevo com total liberdade e esvoaçando sobre o que vai no meu pensamento.
Quando diz para eu não dar tanto destaque às lojas que fecham e importância aos edifícios degradados, lamento, meu caro, mas continuarei a fazê-lo. E sabe porquê? Porque não é enterrando a cabeça na areia que se resolvem os problemas. É mostrando-os publicamente que se está a contribuir para que se saiba o que se está a passar. Assim, ficando na esperança, espera-se que alguém que detenha poder decisório possa tomar contacto com a realidade e melhorar o que está mal. Como deve saber, para além de escrever aqui sobre esses assuntos que refere, já fui muitas vezes ao executivo e à Assembleia Municipal. Aliás, talvez pela prática, já faço isso com grande à-vontade -isto para lhe dizer que não me limito a escrever. Algumas vezes vou ao terreno defender o que acredito.
Em suma, meu caro Carlos, não me peça para "pintar a manta" ao seu gosto, ou de outro qualquer. Esse não é o meu rumo, nem forma de estar na vida. Quem escreve para agradar a alguém nunca será considerado por ninguém.
Mais uma vez, obrigado e volte sempre, se lhe agrada a forma como escrevo... mas não esqueça: o critério será sempre meu.


***********************************

Carlos deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...": 


 
Tal como disse na minha primeira intervenção, foi apenas uma sugestão. O blogue é seu, o senhor escreve nele o que bem entender. 
Da mesma maneira que se critica aquilo que está mal, também se deve aplaudir o que tem sido feito de bom. Não se deve passar apenas a imagem que só há lojas a fechar, porque isso piora ainda mais a imagem que as pessoas têm da baixa e em nada contribui para a sua melhoria, muito pelo contrário. Se é isso que você quer...
Mais uma vez repito, para não ser mal interpretado, o blogue é seu, o senhor escreve nele o que bem entender. 



2 comentários:

Carlos disse...

Tal como disse na minha primeira intervenção foi apenas uma sugestão. O blogue é seu, o senhor escreve nele o que bem entender.
Da mesma maneira que se critica aquilo que está mal, também se deve aplaudir o que tem sido feito de bom. Não se deve passar apenas a imagem que só há lojas a fechar, porque isso piora ainda mais a imagem que as pessoas têm da baixa e em nada contribui para a sua melhoria, muito pelo contrário. Se é isso que você quer...
Mais uma vez repito, para não ser mal interpretado, o blogue é seu, o senhor escreve nele o que bem entender.

Jorge Neves disse...

Acho que se deve continuar a mostrar o lado negro da baixa e claro o lado menos negro ou mais brilhante da mesma baixa.
Para mim o Centro histórico é a baixa e não a parte da Alta onde ai sim tem sido feito alguma coisa.