sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ONDE ESTÁ O METRO?





 Esta música, que pergunta no refrão “ONDE ESTÁ METRO?”, começou hoje a passar na Rádio Dueça, de Miranda do Corvo, e Rádio Regional do Centro, de Coimbra.
Retirando a imodéstia, letra e música é minha, as vozes são de pessoas amigas que, gratuitamente, se disponibilizaram a dar-lhe “corpo”. Um agradecimento muito grande à Paula Alexandre, à Lurdes Camilo, à Marta Carvalho e à Anabela Carvalho, dos Moinhos, ao Armando Pereira, ao meu filho Daniel e à minha mulher Marlene. Foi graças a todos eles, que, muito rápido –tenho consciência que, se tivéssemos tempo para ensaiar mais, poderia ter ficado muito melhor-, se colocou este projecto de pé.
Foi apresentado ao Movimento Cívico de Lousã e Miranda há pouco mais de uma semana e, este, na pessoa de Jaime Ramos, aceitou o projecto. A ideia é ser gravado um vídeo-clip, no próximo domingo dia 23, em vários locais da linha da Lousã, entre Coimbra, Miranda e Lousã –desde já estão todos convidados para a gravação. Um dia antes, anunciarei aqui o ponto de concentração. O vídeo é para colocar no YouTube.
Estamos a tentar também que, no próximo domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, a música passe nos altifalantes do campo de futebol. Por algumas “demarches” que já encetei a coisa não é fácil, segundo a explicação que consegui, parece que a Liga de Clubes tem de autorizar. Claro que contactei o meu amigo Carlos Clemente, vice-presidente do grande clube de Coimbra, e quase tenho a certeza de que ele vai mesmo conseguir.
Estou a aguardar. Até lá…”the show must go one”…

http://www.sendspace.com/file/x909ra (Para ouvir, clique em cima deste endereço)




********************************


NOTA DO EDITOR:


 Posso garantir que a música vai ser passada no próximo domingo, no Estádio Cidade de Coimbra. O meu amigo Carlos Clemente -o inclemente contra burocracias- já conseguir dar a volta à questão. Depois de falar com o presidente da Académica, José Eduardo Simões, a autorização está confirmada.
Agora, está na sua mão, leitor, é preciso que todos, mas todos, no próximo domingo, gritemos bem alto: "ONDE ESTÁ O METRO?".


************************************


E AQUI ESTÁ A LETRA:



ONDE ESTÁ O METRO?



Esta história, que cantamos, é surreal,
não é crível, ninguém vai acreditar,
foram homens que acordados, a brincar,
olhando a Lua, se puseram a sonhar;

Imaginaram que eram donos de um Império,
planearam dar a volta ao hemisfério,
fizeram estudos, concursos internacionais,
só então viram que era ambição a mais;

ONDE ESTÁ O METRO?
OU O TRAM-TRAIN?
É UM TREM FANTASMA
QUE ASSOMBRA A LINHA DA LOUSÃ.

Somos povo humilde e trabalhador,
não nos tomem por lorpas de afeição,
temos honra, dignidade e muito amor,
nossa história foi feita a lavrar o chão;

Não queremos mais do que é nosso por razão,
temos orgulho na nossa simplicidade,
nos contratos celebramos com a mão,
as escrituras com a nossa seriedade.



2 comentários:

Jorge Neves disse...

Já está no meu blogue e no facebook a circular amigo Luis.
Pelo meu serviço já andam tudo a cantarolar o refrão.

Rui Eduardo Costa disse...

Muito BEM!!
Simplesmente PARABÉNS!

OBRIGADO

Rui Eduardo Costa