sábado, 29 de janeiro de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)

(IMAGEM DA WEB)

Marco deixou um novo comentário na sua mensagem "A NOTÍCIA QUE RESSALTA... ...NAS BEIRAS E NO "CALI...": 


  Só hoje soube através do jornal Diário as Beiras do sucedido. Não presenciei a situação e ainda não falei com nenhum colega presente na altura. Se confirmar que ninguém fez nada para tentar evitar as agressões, como motorista de táxi estou envergonhado. Mas atenção, deviam estar mais pessoas presentes, concerteza que naquele espaço não estariam apenas condutores de carros de aluguer. Estes não têm, pela profissão que exercem, mais obrigações morais e cívicas do que qualquer cidadão.

Concluindo, estou envergonhado e desiludido por ninguém (motorista ou não) ter intervindo e feito algo para evitar o sucedido.
Marco

 
P.S. -Pergunta bem Luís, seria por causa da etnia? Ou da nova cultura de indiferença? Mas, perdoe-me, as suas questões são poucas. As dúvidas não se esclarecem apenas com estas duas perguntas.



************************************



Jorge Neves deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)": 


 Antes de mais bem vindo novamente aos comentários aqui na "tasca" do amigo Luís.
Também sinto vergonha pelo que aconteceu ao Manuel Rocha e ao seu amigo e pela cobardia de quem assistiu e ficou de braços cruzados.
É sabido que aquela zona é "controlada" por certo e determinado clã.
Em relação aos taxistas, e não vou generalizar a todos, muitos deles, segundo se consta, não são profissionais do "volante", principalmente os que trabalham de noite. 

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Antes de mais bem vindo novamente aos comentários aqui na "tasca" do amigo Luís.
Tambem sinto vergonha pelo que aconteceu ao Manel Rocha e ao seu amigo e pela cobardia de quem assistiu e ficou de braços cruzados.
É sabido que aquela zona é "controlada" por certo e determinado clã.
Em relação aos taxista e não vou generalizar a todos, muitos deles segundo se consta não são profissionais do "volante", principalmente os que trabalham de noite.

Anónimo disse...

Amigo Jorge,estou quase totalmente de acordo consigo:sinto vergonha pelos apáticos,é verdade a «propriedade» da zona, e finalmente não se deve generalizar(aqui então a concordância é total).
Agora,acerca de serem ou não profissionais.Depende do sentido que queira dar á palavra profissional.Se quer dizer que é a profissão,o sustento do individuo,é verdade que alguns não o são exclusivamente.É apenas um part-time,uma forma de rentabilizar algum tempo disponivel.Se está a dar á palavra profissional outro sentido,como seja,ser um trabalhador dedicado,idoneo e honesto,educado e responsável,um exemplo para os outros condutores,em resumo,um trabalhador com principios e ética.Se a sua intenção ao usar a palavra profissional era esta,tenho a dizer que infelizmente existem alguns sem estas qualidades essenciais para se ser um bom proissional.
Por outro lado,pense nesta situação:já estive horas,muitas horas,estacionado na praça de táxis da estação velha.Sozinho,de madrugada,com pouca iluminação.Por vezes apanhando sustos com a aproximação de alguns individuos,a assistir ao corropio de carros atrás das prostitutas,a ver outros a tentar arrombar carros estacionados debaixo do viaduto,etc,etc.Carros da policia?De hora a hora,sempre no mesmo horário(até os marginais sabem a que horas passam).Digo-lhe não é nada agradável ser motorista de táxi em coimbra,em certos horários e em determinados locais,pricipalmente na est.velha e na Rodoviária na Fernao Magalhaes.Depois o facto de Coimbra ser uma »aldeia grande»,qualquer reconhecimento ou denuncia,nunca é anónima.
Ainda,na segunda-feira um colega teve de ir á PJ,reconhecer um casal de assaltantes,um deles arrumador no terreiro da erva.É claro que anda receoso a trabalhar,não responde a chamadas telefónicas com medo de serem o casal meliante.Pois como é habitual o tribunal mandou-os em liberdade com termo de identidade e residência.
Marco