sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

METRO: UMA REUNIÃO DE CONSENSOS





 Ontem, quinta-feira, cerca das 21h30, houve reunião do Movimento Cívico de Miranda e Lousã, em Miranda do Corvo para delinear futuras acções. Excepto no primeiro encontro, em que estiveram muitos presidentes de junta do concelho de Coimbra, hoje e mais uma vez a cidade universitária, pelo pouco número de autarcas, esteve muito mal representada. Apenas as juntas de freguesia de Ceira, Torres do Mondego e Castelo Viegas estiveram no encontro. Saliente-se que, por impossibilidade, a freguesia de Almalaguês não esteve presente, mas, telefonicamente, esteve sempre contactável.

SEM CARRIS NÃO VOTO

Da parte de todos os autarcas presentes, Lousã, Miranda e Coimbra, incluindo o de Almalaguês, houve unanimidade. Já se está a apelar para que no próximo domingo todos os fregueses, ordeiramente, se abstenham e sigam o slogan: “SEM CARRIS NÃO VOTO!”

AI DO PADRE SE APELAR AO VOTO!

 O presidente da Junta de freguesia de Vila Nova, em tom exaltado, de homem abraçado na causa de alma e coração, exclamou: “eu vou passar a mensagem a toda a gente da minha freguesia para que não votem. Já sei que o padre, no domingo, em sentido contrário, vai apelar aos devotos para que votem. Uma coisa posso garantir, já lá lhe fiz chegar o recado, se fizer isso, quando precisar do telhado arranjado que vá pedir a quem for votar".
Terminou a sua intervenção apelando a todos os presentes o envolvimento nesta causa. “Estamos todos muito prejudicados. Os nossos terrenos, as nossas casas agora sem comboio não valem nada!”, enfatizou.

O PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA JÁ RECEBEU NOTA DE CONHECIMENTO

 João Pereira, presidente da junta de freguesia de Serpins, contou que o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já recebeu a sua exposição sobre o que se está a passar na sua freguesia. “Já recebi o postal de aviso de recepção assinado pelos serviços da Comunidade”, concluiu.

VIDEOCLIPE PARA O YOUTUBE

 No próximo domingo, dia 30, por entre a linha desmantelada e as estações e apeadeiros, será filmado o videoclipe com a canção “ONDE ESTÁ O METRO?”, de Luís Quintans. As filmagens, a cargo do senhor Perdigão, da “TVCoimbraEu sei”, decorrerão entre Coimbra, Ceira, Miranda do Corvo, Lousã e Serpins.

NOTAS SOLTAS

“Antes do 25 de Abril, eu e mais duas pessoas, éramos os únicos que, clandestinamente, recebíamos o “Avante” no concelho de Miranda. Custa-me muito apelar aos meus fregueses que não votem, quando a conquista do direito ao sufrágio custou tanto. Um homem/mulher um voto é uma inegável conquista da democracia.
Custa-me muito, mas respeitarei integralmente as decisões tomadas aqui por maioria”, proclamação, digna de registo, de João Pereira, presidente da junta de freguesia de Serpins.

“É preciso coragem quando ela é necessária. É nos momentos de aflição que ela se revela nas pessoas (…).
O Contrato Social diz-nos que os representantes do povo governam para o povo e a favor do povo (…)”, exclamação de um apoiante presente na reunião.

“Vivo ao lado da linha de caminho-de-ferro, estudei utilizando o comboio, namorei dentro do trem e casei a utilizar o caminho-de-ferro. Estamos todos a ser ludibriados. Não deixem que nos roubem o nosso companheiro de uma vida. Está ali a nossa alma!”

ONDE ESTÁ SIC?

 A RTP esteve presente a gravar o encontro e a ouvir declarações de Jaime Ramos, líder do Movimento Cívico. Salienta-se aqui o bom serviço à comunidade que a televisão nacional, enquanto serviço público, está a prestar a todos os portugueses.
Em vez de cantar a canção “ONDE ESTÁ O METRO” poderíamos perfeitamente interrogar: “ONDE ESTÁ A SIC?”

2 comentários:

Rui Eduardo Costa disse...

Muito bem caro Luis!!

Exprime muito bem o que se passou.

Está de parabéns.

Estão todos os autarcas de

Parabéns!!

Estamos de parabéns!

Estamos todos de Parabéns, já conseguimos mexer gente...

Não podemos fazer fraco agora!!

Rui Eduardo Costa

Sónia da Veiga disse...

Só não percebo como é que não votar pode ser considerado uma forma de protesto...

"Quem cala, consente" e, neste caso, não se pode mesmo consentir!!!

Porque é que não votam todos na mesma pessoa (decidida de ante-mão) e, com o resultado da votação, mostram o poder que têm?!?
É que uma freguesia 100% a favor de um candidato dá nas vistas, mas muitas, especialmente as em questao, dão muito mais!!! Até poderia convencer o governo a mexer-se na esperança de, cumprindo a palavras (apesar de forçado), todos esses votos irem para eles no futuro!!!