terça-feira, 2 de agosto de 2011

DE QUE RIRÁ O CRISTO NEGRO?



Dá pelo nome de Anildo Monteiro,
mora sem morar no largo da Maracha,
tem muita aparência de bandoleiro,
pode parecer que se emborracha,
mas é simplesmente estrangeiro
em terra pobre com elevada taxa;
Mas porque sorri o Monteiro?
Será do imbecil tecnocrata?
Pensará que o julga trombeiro?
Ou quem sabe um primata?
Talvez o julgue paneleiro?
Porque não lhe dão uma mulata?
“Infelizes!”, parece estar a dizer
aos que se esquecem da sua loucura,
“porque se não vão todos foder
mais a vossa miserável impostura,
prefiro finar-me esticado a sofrer,
do que levar nas bentas essa amargura;
Olhem para mim bem comportados,
dessa vossa vida de maluquice
trastes, nunca serão abençoados,
vivam felizes nessa enganosa beatice,
direitos, liberdades, garantias, advogados,
são tão manhosos a enganar na crendice;
Vão pregar para outra freguesia
as vossas lengalengas de vendedores,
não conseguirão roubar-me a alegria,
estou louco mas conheço os causadores,
de bom grado esta loucura vos daria,
cambada de insensíveis, reles estupores;
Baptizaram-me de apelido negro Cristo,
é uma graça como outra qualquer,
até poderiam chamar-me Evaristo,
ou Etelvina, como qualquer mulher,
foi a forma de mostrar que existo,

1 comentário:

Jorge Neves disse...

O Cristo Negro é uma pessoas bem educada a quem costumo pagar um cafe e um bolo e todos os dias peas 8 da manhã lá está ele a dizer-me bom dia.