sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A FEIRA DAS CEBOLAS JÁ FAZ CHORAR MENOS




 Vai começar amanhã mais uma Feira das Cebolas na Praça do Comércio. Com inauguração prevista pelas 20h30 “será dado o arranque oficial à iniciativa, uma tradição com séculos de existência, já que se trata de uma reposição da antiga Feira de São Bartolomeu. Este ano, no âmbito das comemorações dos 900 anos do Foral de Coimbra, o programa de abertura irá incluir um desfile, o qual formará uma trança gigante de cebolas (com réstias -6250 cebolas), acompanhado pelas bandas Filarmónica Adriano Soares, Associação Recreativa e Musical de Ceira, cujo percurso será a partir da Praça 8 de Maio (20h30), percorrendo as Ruas Visconde da Luz, Ferreira Borges, da Sota, Adelino Veiga e terminando na Praça do Comércio. Acabado o desfile, o Município de Coimbra fará a doação das cebolas, utilizadas na mencionada trança gigante, a duas instituições de caridade social, nomeadamente a Casa dos Pobres e a Cozinha Económica” –extracto retirado do “press release”, comunicado de imprensa, distribuído pela autarquia de Coimbra.

 Já escrevi alguns textos a “malhar” nesta alegoria da responsabilidade do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e do Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, de Cernache. Apesar de este ano haver algumas pequenas alterações, nomeadamente a não coincidência com a Feira de Velharias e a trança gigante, considero que ainda se poderia fazer um pouco melhor. Acerca deste mesmo assunto no ano passado escrevia aqui. Às vezes basta copiar o que se faz noutras terras não muito longe de aqui ou até noutros países. Ora veja aqui o que se faz na Suíça.
Pronto, para não chatear mais a minha recente “amiga” vereadora da cultura, Maria José Azevedo, que até já me responde ao que escrevo, não vou bater mais no ceguinho. Para o ano, penso, cá estaremos novamente para dizer mais alguma coisa.


TEXTOS RELACIONADOS


"O encerramento da Feira das Cebolas..."
"Baixa: agressões em cebolada"
"Um comentário recebido sobre..."
"Estas cebolas fazem-me chorar"
"Estas cebolas provocam-me lágrimas"
"Baixa: vai um baraço de cebolas?"

Sem comentários: