quinta-feira, 11 de agosto de 2011

UM SOL ENVERGONHADO COM A A MALDADE DOS HOMENS



 Ontem, cerca das 20h00, captado da Ponte de Santa Clara, era este o cenário que se avistava em direcção Sul e Este. Dizer que o Sol, emparedado em tanto fumo dos incêndios, parecia envergonhado por tanta selvajaria deve ser pouco. Que estamos perante um fenómeno que não pára de crescer anualmente, em aparência, estamos de acordo e constatamos o mesmo em todos os Verões. 
Então, pergunto eu, que sou ignorante demais, porque não se tomam medidas preventivas, isto é, qualquer um que seja a apanhado a atear um incêndio seja mesmo preso e condenado? À boa maneira portuguesa compram-se helicópteros por cem milhões de euros, agora verifica-se que afinal a sua manutenção é demasiado incomportável e vai-se mandar recuperar os velhinhos encostados às boxes e que os novos vieram substituir e pensa-se em vender os adquiridos recentemente. Isto é demasiado ridículo para ser contado assim, não é?
É preciso, com urgência, rever o Código Penal nesta matéria e equiparar os incendiários a terroristas. É demais necessário acabar com esta vergonha que passa à frente dos nossos olhos. E, mais grave, continua a desgraçar vidas no interior desertificado. O que leva a uma pergunta: deveremos pedir justiça para quem ateia fogos, ou, em complemento, exigir o julgamento de quem, assobiando para o ar, sem implementar medidas disciplinares e penais, não cuida de salvaguardar o nosso património e deixa que uma cambada de energúmenos continue a divertir-se?
Andamos todos para aqui a olhar a paisagem avermelhada e com cinzas. Não acha que é demais?

Sem comentários: