sábado, 30 de julho de 2011

DIVULGAÇÃO DE ACTIVIDADES DO CERVAS

(IMAGEM DA WEB)


CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
http://cervas-aldeia.blogspot.com


Devolução à natureza de 10 aves selvagens recuperadas no CERVAS no concelhos de Águeda, Anadia, Coimbra, Oliveira do Bairro e Sta. Comba Dão

 

O CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia, vem por este meio convida-lo para estar presente nas devoluções à natureza de seis milhafres-pretos (Milvus migrans),três mochos-galegos (Athene noctua) e uma galinha-d'água (Gallinula chloropus), e que se vão realizar emcinco concelhos diferentes.

Ver o programa da actividade mais abaixo.

As devoluções destes animais aos seus habitats vão ser em locais adequados aos requisitos ecológicos destas espécies.

Estas acções estão abertas ao público em geral e para além da devolução destes animais aos seus habitats, têm o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.

Também pedimos, se possível, a divulgação destas acções de forma a estarem presentes o maior número de pessoas neste momento que representa o culminar do trabalho de diversas instituições e pessoas que estiveram envolvidas na recuperação destes animais. 


Programa de actividade:

Dia 02 de Agosto, Terça-feira
09:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) -  Freguesia de S. Joaninho, Sta. Comba Dão
Ponto de Encontro: Junto ao cemitério de São Joaninho
Esta ave ingressou no CERVAS ainda cria, vítima de queda do ninho. Foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Sta. Comba Dão e encaminhada para o CERVAS através dos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava qualquer lesão e a sua recuperação, além de uma alimentação adequada, passou  pela diminuição, ao mínimo indispensável, do contacto com humanos. Também esteve em contacto com animais da mesma espécie, de forma a adquirir alguns dos comportamentos específicos da espécie. Posteriormente realizou treinos de voo e caça.
 
11:30h - Devolução à natureza de três milhafres-pretos (Milvus migrans) - Mata Nacional do Choupal, Coimbra
Ponto de Encontro: Mata Nacional do Choupal, junto à sede do ICNB - Reserva Natural Paúl de Arzila
As primeiras duas aves foram vítimas de uma queda do ninho e foram encontradas por particulares, recolhidas pelo SEPNA-GNR de Coimbra e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. Quando ingressaram no centro não apresentavam qualquer lesão e a sua recuperação passou por uma alimentação adequada, pelo contacto com animais da mesma espécie e realizaram treinos de voo e de caça. Durante este processo foi essencial diminuir ao mínimo indispensável o contacto com humanos, de forma a evitar a domesticação.
A outra ave foi encontrada por um particular e recolhida e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso apresentava-se debilitada e desnutrida, tendo a sua recuperação passado pela administração de fluídos e por uma alimentação adequada, de forma a recuperar a boa condição corporal. Posteriormente esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e de caça.
 
14:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) -  Couvelha, Freguesia de São Lourenço do Bairro, Anadia
Ponto de Encontro: Campo Futebol de Couvelha
Esta ave foi vítima de uma queda do ninho e encontrada por um particular. Posteriormente foi recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas estava ligeiramente desidratada, pelo que a sua recuperação passou por uma alimentação adequada e pela administração de fluídos. Esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.
16:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) e de uma galinha-d'água (Gallinula chloropus) - Freguesia de Fermentelos, Águeda
Ponto de Encontro: Pateira de Fermentelos, no Hotel In Portugal - Estalagem da Pateira
A galinha-d'água é um animal juvenil, vítima de uma queda do ninho, e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS através de um particular. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas aparentava alguma dificuldade em manter-se de pé, pelo que devia estar desnutrida. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, e por treinos de voo.
O milhafre-preto é um animal adulto que terá sofrido um trauma de origem desconhecida. Foi encontrado e encaminhado até ao CERVAS por um particular. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura da asa esquerda já em processo de ossificação, pelo que a sua recuperação passou por deixar finalizar este processo de ossificação, e posteriormente foi feita fisioterapia à asa. Foi fornecida uma alimentação adequada, e numa fase final esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça. 
 

18:00h - Devolução à natureza de um mocho-galego (Athene noctua) -  Freguesia de Sangalhos, Anadia
Ponto de Encontro: Jardim de Infância da Fogueira
Esta ave foi vítima de queda do ninho e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR Anadia e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava lesões e o seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, pelo contacto com animais da mesma espécie de forma a adquirir comportamentos específicos da espécie. Também realizou treinos de voo e caça.

 
19:30h - Devolução à natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua) - Oliveira do Bairro
Ponto de Encontro: Em frente ao Campo de Futebol de Oliveira do Bairro
Esta duas aves caíram do ninho e foram encontradas por particulares e encaminhada para o CERVAS por intermédio dos Vigilantes da Natureza do RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentavam lesões, pelo que a sua recuperação demonstrou-se fácil, tendo sido essencial a diminuição ao mínimo indispensável da sua manipulação, de forma a evitar a domesticação. Foi-lhes fornecida uma alimentação adequada e estiveram em contacto com animais da mesma espécie. Realizou treinos de voo e caça e estão agora prontos para serem devolvidos à natureza.

Para qualquer informação e/ou para confirmação de presença nestas acções, agradecemos contacto através do e-mail cervas.pnse@gmail.com ou do telefone 962714492 (CERVAS).
Poderá também auxiliar na divulgação destas acções encaminhando este e-mail.
 
Agradecendo toda a atenção e disponibilidade,
Os melhores cumprimentos,

Pela equipa do CERVAS,
José Pereira


-- 
CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Apartado 126
6290-909 - Gouveia
Telm: 962714492 / E-mail: cervas.pnse@gmail.com
http://cervas-aldeia.blogspot.com

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) / Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e que se encontra actualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) com o apoio da ANA - Aeroportos de Portugal e outros parceiros. O centro tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto - Portugalwww.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

Sem comentários: