quinta-feira, 30 de junho de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)





Jorge Neves deixou um novo comentário na sua mensagem "CLEMENTE ACUSA A CÂMARA DE PLÁGIO": 


 É a 1ª vez que o executivo da Junta de Freguesia São Bartolomeu, na voz do presidente Carlos Clemente e talvez o maior conhecedor da realidade da Baixa de Coimbra, divulga um evento através de uma conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social. E claro, eu aqui no meu blogue e o amigo Luís Quintans no Blogue Questões Nacionais.
O dito evento organizado pela Junta de Freguesia, que tem como titulo “Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais”, não registou a patente, mas não é necessário, toda a gente sabe que na Baixa feiras de artesanato e sabores tradicionais e culturais são de São Bartolomeu e organizados pela Junta de Freguesia. Este ano vai ser repartido pelo dia 2 e 3 de Julho e realiza-se em novos moldes de forma a trazer mais pessoas à Baixa da cidade e melhorar a oferta do evento.
A parte da gastronomia fica assegurada por 6 Grupos Folclóricos que trazem ao Centro Histórico o sabor das suas localidades, e vão estar presentes cerca de 20 artesãos. 
Esta pequena introdução desta festividade tem o objectivo de alertar os mais desatentos sobre o enorme esforço humano e financeiro que a Junta despendeu na organização. É inadmissível, e de mau gosto, que a Câmara Municipal de Coimbra resolvesse duplicar e plagiar -palavras do presidente Clemente- a feira organizada pela Junta e com conhecimento, autorização e deliberação da mesma e 4 de Abril e vá realizar um evento paralelo a poucos metros da Praça do Comércio. Acontecimento festivo que inicialmente era para ser um encontro de Confrarias e afinal é uma amostra cultural, de sabores e artesanato, conforme pude verificar no programa que estava disponível em papel para quem quisesse poder confirmar.
O presidente da Junta afirmou que a Câmara Municipal de Coimbra seria a “responsável” por qualquer insucesso que venha a ocorrer na Feira da Junta de Freguesia São Bartolomeu, “que chegou a hora de dizer basta e que o executivo da Junta estava indignado e que ninguém o ia silenciar.”
O presidente da Junta lançou um alerta a Coimbra, “que assim não voltam a contar com a Junta de Freguesia para realizar eventos na Baixa da cidade e que o arrastar destas situações se deve à falta de diálogo e cooperação da Câmara Municipal”. Ressalvou ainda que nada tem contra o evento que a Câmara Municipal vai organizar em simultâneo, mas sim pela duplicação da acção, e que já se encontra arrependido de ter organizado esta feira, porque envolveu muito investimento para se fazer mais e melhor e recebeu como resposta este tipo de atitude por parte da autarquia. 



********************************************



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "CLEMENTE ACUSA A CÂMARA DE PLÁGIO": 


 Esta gente da Câmara ao autorizar o evento no Parque da Cidade,desrespeitou a deliberação de 4 de Abril, conforme declarações do Presidente da Junta. Afinal em vez de apoiarem e acarinharem as Juntas de Freguesia que promovem estes e outros eventos, procedem exactamente ao contrário.
A meu ver, a Câmara não deveria autorizar a realização de outro evento semelhante, tendo em conta que a Junta de Freguesia de São Bartolomeu, já tinha o seu programado e aprovado.
Afinal para que servem as deliberações do Executivo da Câmara?
A meu ver nesta matéria, não servem de nada.
O Presidente da Junta, tem toda a razão e fez muito bem em denunciar estas atitudes que evidenciam desorganização da Câmara.
Estou certo que o Executivo da Junta, irá repensar a sua decisão. Se deixarem de efectuar eventos na Baixa, sai prejudicada a Baixa de Coimbra.
Acontecer, sinceramente lamento.
Carlos Clemente, terá que ter em boa conta que a Baixa necessita dos eventos da Junta de Freguesia e por isso, deverá e ser exigente e denunciar estas ingratidões.
Irei participar no vosso evento.
Parabéns pela coragem e força, porque o vosso trabalho será recompensado.
Manuel Alexandre



*********************************************



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)": 


 Afinal o presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu tem mesmo razão.
Comigo seria bem pior.
E porquê?
Porque ao ler hoje um cartaz do outro evento verifiquei que um dos promotores é exactamente a Câmara Municipal de Coimbra.
Meus senhores, tenham de facto respeito por esta ou outra qualquer junta de freguesia. Francamente, conhecendo o Sr. Presidente da Câmara, me parece que algo vai errado e, por isso, terá que meter mão nesta gente.
Isto é uma vergonha!
Volto a escrever " espero que a junta de freguesia, não deixe de efectuar animação na Baixa de Coimbra". Porque se o fizer, meus senhores perdemos todos.
A Baixa precisa desta gente. Por isso, vamos convencer o Carlos Clemente a repensar. Creio que as suas declarações foram num acto de revolta e com muita razão.
A Câmara Municipal de Coimbra, na pessoa do seu Presidente, deveria chamar a junta e atenuar a situação para bem da Baixa e de Coimbra.
Esta é a minha simples opinião.
Manuel Alexandre 

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal o Presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, tem mesmo razão.
Comigo seria bem pior.
E porquê?
Porque ao ler hoje um cartaz do outro evento, verifiquei que um dos promotores é exactamente a Câmara Municipal de Coimbra.
Meus Senhores, tenham de facto respeito por esta ou outra qualquer Junta de Freguesia. Francamente, conhecendo o Sr. Presidente da Câmara, me parece que algo vai errado e por isso, terá que meter mão nesta gente.
Isto é uma vergonha!
Voltoa escrever " espero que a Junta de Freguesia, não deixe de efectuar animação na Baixa de Coimbra". Porque se o fizer, meus senhores perdemos todos.
A Baixa precisa desta gente. Por isso, vamos convencer o Carlos Clemente a repensar. Creio que as suas declarações, foram num acto de revolta e com muita razão.
A Câmara Municipal de Coimbra, na pessoa do seu Presidente, deveria chamar a Junta e atenuar a situação, para bem da Baixa e de Coimbra.
Esta é a minha simples opinião.
Manuel Alexandre