sexta-feira, 17 de junho de 2011

EM RUA DE FERREIRO... ESPETOS DE PAU (1)





 Como entender que as duas artérias mais largas da cidade -o palco por excelência da Baixa, parafraseando um ex-vereador conhecido-, respectivamente, as Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, não tenham um único cordão suspenso com balões coloridos, quando as ruas estreitas, numa lição sem precedentes, criaram um movimento fantástico para todo o Centro Histórico?
O mais estranho é que o apelo, para que se enfeitassem todas as vias em alegoria aos santos populares, foi lançado por Armindo Gaspar, presidente da APBC, Agência para a Promoção da baixa de Coimbra, com estabelecimento nesta artéria principal, e até se tivesse lançado um concurso sobre o mote “A minha rua é linda”, e é a entidade responsável pela realização.
Mais esquisito ainda será o facto de na década de 1990 estas duas ruas largas terem constituído uma associação de desenvolvimento para tudo o que dissesse respeito apenas e só a este canal.
O que é se teria passado para estes caminhos principais de romeiros perderem toda a sua força anímica?

RESPONDE ARMINDO GASPAR

O problema é que, perante a tua questão, não sei responder objectivamente. Até eu estou sem palavras. Parece que os comerciantes daqui de cima se estão a marimbar para o colossal esforço que a APBC está a fazer.
É certo que alguns dos comerciantes com mais responsabilidades na Baixa, aqueles cujos pais enriqueceram aqui, logo, quando a maioria estará aberta até às 24h00, eles estarão encerrados. Mas este acto de desprezo por quem se esforça não pode explicar tudo. Terão de haver outras respostas das quais eu não consigo alcançar.
Para mim é uma tristeza. Parece que aqui é a Baixa rica, intelectual, e ali, nas ruas estreitas é a zona do operariado, do povo trabalhador. Com franqueza, mesmo tendo aqui o meu estabelecimento comercial, eu não posso, de modo algum, estar ao lado destas pessoas que não querem saber de nada. Estou simplesmente triste!”


2 comentários:

Jorge Neves disse...

Sou muita vez critico em relação do envolvimento dos comerciantes em relação aos eventos que se realizam na baixa, quer sejam organizados pela APBC, CMC ou Junta de Freguesia, mas desta vez fiquei muito satisfeito de ver o envolvimento dos mesmos, de forma activa fazendo lembrar o velho bairrismo que existiu em Coimbra.
Concordo com o Luís Quintans no reparo que fez em relação às Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, é muito triste ver aquelas duas principais artérias do comercio da baixa naquela tristeza e falta de respeito por quem realizou este evento e pelos restantes comerciantes.

Jorge Neves disse...

Amigo Armindo Gaspar não desista, não deixe quem nada faz ter a razão que nada se deve fazer.Continue e se precisar da minha ajuda pode contar com ela.
Abraço