quarta-feira, 29 de junho de 2011

CLEMENTE ACUSA A CÂMARA DE PLÁGIO




 Carlos Clemente, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, na sede da Avenida Fernão de Magalhães, está indignado com a Câmara Municipal de Coimbra, e com a Empresa Municipal de Turismo.
Tudo começou quando a junta de freguesia, como normalmente faz todos os anos, planeou os vários eventos para a Baixa de Coimbra e deu conhecimento à autarquia para o necessário amparo e licenciamento. Entre eles estava a “Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais” a ocorrer na Praça do Comércio nos próximos dias 2 e 3 de Julho.
Clemente, com tempo, contratou vários grupos de animação, como por exemplo o “Grupo Associacion “El Cribero-Espanha”; a Escola de Concertinistas da Lousã; o Grupo Danças e Cantares (Pedra Rija) Portunhos; o Grupo de Cantares da Anobra; e ainda um festival de folclore.
Contactou vários artesãos –que, nesta edição, serão colocados em módulos, contrariamente a outros anos em que era dentro de uma tenda gigante- e aguardou com naturalidade a data anunciada na autarquia. A deliberação de 4 de Abril da Câmara Municipal veio homologar e ratificar o apoio e o licenciamento do acontecimento festivo a levar a efeito na freguesia.

PRIMEIRO SOPAPO SEM MÃO

 Segundo Clemente, foi ao ler o Diário de Coimbra (DC) de há cerca de uns 15 dias que constatou a notícia, com foto de Pedro Machado, líder da Turismo Centro de Portugal, e Manuela Carrito, presidente da Confraria da Chanfana, de que nos dias 2 e 3 de Julho, no Parque Manuel Braga, se iria realizar um “Encontro de Confrarias na mostra de Sabores Tradicionais”.
“É claro que fiquei furioso. Isto é um desrespeito. Fará algum sentido a autarquia estar a criar eventos nos mesmos dias, nas mesmas horas, e sobre a mesma temática na Baixa? Isto é pura inconsciência e falta de respeito por quem planeia atempadamente os seus eventos. Não estamos contra a animação que se faz na Baixa. Estamos é contra a forma atabalhoada como são apresentados, de qualquer maneira, por cima de tudo e todos e uns em cima dos outros. Assim não dá!, enfatiza Carlos Clemente.

Ó BARBOSA ESTA DECISÃO É DUVIDOSA

 Continua Clemente, “na última Assembleia Municipal, perante este acontecimento anómalo, confrontei directamente o presidente da edilidade, João Barbosa de Melo. Disse-lhe que isto era inadmissível. Respondeu-me que foi uma excepção, uma vez que foi tudo em cima da hora e tinha sido proposto pela Turismo do Centro.
Acontece que o que se está a passar este ano não é excepção. Antes pelo contrário, é a regra. Isto está sempre a suceder. Ainda agora há dias, aquando do centenário do Foral de Coimbra de 1111, em que eu tinha uma alegoria a decorrer na Praça do Comércio, fui contactado por uma técnica municipal para baixar o som, porque a poucos metros mais acima, na Rua Ferreira Borges, estava a decorrer um festejo promovido pela autarquia e o ruído da praça estava a abafar o som do espectáculo da rua central.
Então do pelouro da Cultura nem se fala. Decidem as coisas à sua maneira sem olhar ao calendário do que está programado para o mesmo dia e hora. Até parece que querem fazer concorrência. Será que não vêem que estamos a enfraquecer-nos uns aos outros?
É certo que sempre foi assim. Só que… estou farto! Provavelmente não farei mais nada enquanto não prevalecer o bom senso e rigor nos gastos do erário público."

SALTA A TAMPA AO CLEMENTE

 Continua o presidente da freguesia de São Bartolomeu, “como se já fosse pouco fazerem nos mesmos dias eventos iguais na Baixa em completa concorrência, ainda por cima, hoje no DC, num anúncio de um quarto de página, vem anunciado pela Turismo do Centro de Portugal, pela Câmara Municipal de Coimbra e outros comparticipantes um título que me irritou completamente: “Mostra de Sabores Tradicionais”. Não fala lá de encontro de Confrarias Gastronómicas. Lembro que o evento a levar a efeito na freguesia é sob o mote “Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais. Isto só pode ser plágio. Não chega copiar a festa, plagiam também o nome. Estará certo isto?
Estou farto… desta falta de respeito. Estou cheio!”


(PODE LER AQUI TAMBÉM ESTE MESMO ASSUNTO NO MEU COLEGA E AMIGO JORGE NEVES, NO SEU BLOGUE "IN"DEPENDENTE POR COIMBRA")



2 comentários:

Jorge Neves disse...

É a 1ª vez que o Executivo da Junta de Freguesia São Bartolomeu na voz do Presidente Carlos Clemente, talvez o maior conhecedor da realidade da baixa de Coimbra, divulga um evento através de uma conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social e claro, eu aqui no meu blogue e o amigo Luís Quintans do Blogue Questões Nacionais.
O dito Evento organizado pela Junta de Freguesia tem como titulo, não registou a patente, mas não é necessário, toda a gente sabe que na baixa Feiras de Artesanato e Sabores Tradicionais e Culturais são de São Bartolomeu e organizados pela Junta de Freguesia, este ano vai ser repartido pelo dia 2 e 3 de Julho e realiza-se em novos moldes de forma a trazer mais pessoas à baixa da Cidade e melhorar a oferta do Evento.
A parte da gastronomia fica assegurada por 6 Grupos Folclóricos que trazem à baixa o sabor das suas localidades, e vão estar presente cerca de 20 artesãos.
Esta pequena introdução do Evento tem o objectivo de alertar os mais desatentos, que o enorme esforço humano e financeiro que a Junta despendeu na organização, é inadmissível e de mau gosto que a Câmara Municipal de Coimbra, resolvesse duplicar e plagiar, palavras do Presidente Clemente, a Feira organizada pela Junta e com conhecimento, autorização e deliberação da mesma e 4 de Abril e vá realizar um evento paralelo a poucos metros da Praça Velha. Evento que inicialmente era para ser um Encontro de Confrarias e afinal é uma amostra cultural, de sabores e artesanato conforme pude verificar no programa que estava disponível em papel para quem quisesse poder confirmar.
O Presidente da Junta afirmou que a Câmara Municipal de Coimbra seria a “responsável” por qualquer insucesso que venha a ocorrer na Feira da Junta de Freguesia São Bartolomeu, que chegou a hora de dizer basta e que o Executivo da Junta estava indignado e que ninguém os ia silenciar.
O Presidente da Junta lançou um alerta a Coimbra, que assim não voltam a contar com a Junta de Freguesia para realizar eventos na baixa da cidade e que o arrastar destas situações se deve à falta de dialogo e cooperação da Câmara Municipal e ressalvou que nada tem contra o Evento que a Câmara Municipal vai organizar em simultâneo, mas sim pela duplicação do evento e que já se encontra arrependido de ter organizado esta Feira, porque envolveu muito investimento para se fazer mais e melhor e recebeu como resposta este tipo de atitude por parte da Autarquia.

Anónimo disse...

Esta gente da Câmara ao autorizar o evento no Parque da Cidade,desrespeitou a deliberação de 4 de Abril, conforme declarações do Presidente da Junta. Afinal em vez de apoiarem e acarinharem as Juntas de Freguesia que promovem estes e outros eventos, procedem exactamente ao contrário.
A meu ver, a Câmara não deveria autorizar a realização de outro evento semelhante, tendo em conta que a Junta de Freguesia de São Bartolomeu, já tinha o seu programado e aprovado.
Afinal para que servem as deliberações do Executivo da Câmara?
A meu ver nesta matéria, não servem de nada.
O Presidente da Junta, tem toda a razão e fez muito bem em denunciar estas atitudes que evidenciam desorganização da Câmara.
Estou certo que o Executivo da Junta, irá repensar a sua decisão. Se deixarem de efectuar eventos na Baixa, sai prejudicada a Baixa de Coimbra.
Acontecer, sinceramente lamento.
Carlos Clemente, terá que ter em boa conta que a Baixa necessita dos eventos da Junta de Freguesia e por isso, deverá e ser exigente e denunciar estas ingratidões.
Irei participar no vosso evento.
Parabéns pela coragem e força, porque o vosso trabalho será recompensado.
Manuel Alexandre