terça-feira, 14 de junho de 2011

SE ESTA RUA FOSSE MINHA...




 Na próxima sexta-feira, em toda a Baixa, iremos ter mais uma “noite branca” realizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), segundo o que sabemos, porque somos associados, e lemos nos dois jornais da cidade, Diário as Beira e Diário de Coimbra. 
Ontem o blogue não foi convidado para a conferência de imprensa, que se realizou a 20 metros da sua sede e junto ao Salão Brazil. Em especulação, foi uma espécie de palmada de luva branca. Tudo levando a crer que a APBC, não gosta de críticas, mesmo sendo construtivas, como escrevi aqui.
Passando à frente, porque para a frente é que é o caminho, esta realização da agência de desenvolvimento desta zona antiga será constituída por várias marchas que irão percorrer o Centro Histórico. Para além disso, cerca de duas centenas de lojas estarão abertas até à meia-noite.
Para ajudar a criar um certo ambiente de festas populares foi criado o concurso “A minha Rua é linda”. Trata-se de motivar os lojistas a decorar a entrada do seu estabelecimento e a sua rua com motivos florais e outros projectos que cada um entenda construtivos.
Hoje, em vários locais da Baixa já era possível assistir-se a algumas ruas e pracetas parcialmente enfeitadas. Por exemplo, o Largo do Poço –encargo do Telmo, dono do Salão Brazil, que já hoje depois da meia-noite foi possível vê-lo em cima de uma escada a pendurar balões e outros pendões- está cheio de bandeirinhas multicolores.
Na Rua das Padeiras, em frente à Bambina, do Henrique Ramalhete, várias extensões aéreas dão outro colorido àquela artéria.
A Rua das Azeiteiras é outra via estreita que já está a ficar bem ornamentada e dando um cheirinho de festa popular.
Mais à frente, na Rua dos Esteireiros a mesma coisa. Vários balões dançam ao vento por cima da cabeça de quem passa.
Na Rua de Sargento-mor igualmente. Tudo está ficar cheio de cor e movimento. A Lena, uma das lojistas mais activa, quando me viu a querer fotografar, disse logo: “não tire ainda, que isto ainda é só o começo. Venha cá quando tudo estiver aprontado. Escreva lá no seu blogue que, na decoração dos santos populares, a nossa rua vai ficar acima de qualquer outra.”


RESPONDE ARMINDO GASPAR, PRESIDENTE DA APBC


"Não é verdade que esta falta de convite se devesse a qualquer intenção de "revanche". Aliás, saliento, prefiro uma boa crítica com rosto que um elogio em jeito de beijo de Judas anónimo.
O que se passou é que, devido a problemas particulares e também pelo envolvimento neste projecto da "noite branca", acabei por me esquecer.
Tenho este blogue como um aliado muito importante na divulgação, junto dos comerciantes que o consultam, de tudo o que se passa e faz na Baixa. Logo não seria legítimo que assim agisse. Foi tão só e apenas um lapso."

1 comentário:

Jorge Neves disse...

A Rua das Azeiteiras é a minha Rua, onde nasci, cresci, brinquei e tenho residencia, nestes ultimos dias está linda em contraste com o resto do ano.
Embora seja a Rua em Coimbra que mais restaurantes e casas de pasto tem na cidade de Coimbra é das mais degradadas a nivel de predios, mas tambem devo reforçar que uma grande parte desses prédios pertencem à Autarquia e a um privado que tem muitos prédios degradados na cidade.