quinta-feira, 30 de junho de 2011

AHBVC: CONTRA O OSTRACISMO MARCHAR, MARCHAR




 Cerca das 11h00 da manhã, na sede da Avenida Fernão de Magalhães, o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, João Silva, para além da assinatura de um protocolo de colaboração com a empresa Alves Bandeira, apresentou também a “Newsletter” O, ou seja, o embrião de muitas outras que se lhe irão seguir, e o “Guia de Benefícios a Sócios 2011”.
Perante vários jornalistas e amigos –como é o meu caso e de Armindo Gaspar, presidente da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, e também presente- João Silva explanou um pouco o que pretende fazer para o futuro e em prol daquele corpo de voluntários. “Estamos a desenvolver um grande esforço para ultrapassar as nossas dificuldades, que são muitas, tendo em conta as instalações envelhecidas e que todos conhecem. Estamos a tentar que as pessoas venham até nós, ganhem gosto pelos bombeiros. Precisamos do apoio de todos e, sobretudo, do comércio tradicional.”
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra tem mais de 8 mil sócios. Para apoiar todo o seu Centro Histórico, foi lema desta nova direcção manter o seu quartel nesta zona da cidade. A Baixa é irmã dos Bombeiros e estes pertencem a esta zona histórica. É aqui que devem estar. Por isto mesmo, em reconhecimento, é obrigação de quem aqui trabalha e mora colaborar com esta associação fundada em 07 de Abril de 1889.

O QUE É ISSO DE “NEWSLETTER”?

Segundo João Silva, “hoje que estamos a apresentar a “Newsletter” número zero, gostaria de dizer que se trata de uma pequena folha A4 com informação muito simples para levar ao conhecimento de todos os sócios e cidadãos de Coimbra tudo o que aqui se faz. Não é fácil ser Bombeiro Voluntário nestas condições. As pessoas têm de saber que temos, por exemplo, um Fiat de 1918. Teremos muito gosto que venham visitá-lo e tragam as crianças. Estamos a pensar numa pequena comparticipação pecuniária para estas visitas, mas nada de doloroso. Será sempre uma forma de todos ajudarmos nas nossas dificuldades. Temos tanto para fazer! Temos a fanfarra, mas falta muita coisa. Felizmente, estamos a ter pequenas ajudas. Com estes gestos altruístas, estamos a tentar que melhore. Já no próximo sábado iremos colaborar com a Junta de freguesia de São Bartolomeu, e, sempre que possível, iremos procurar que se façam muitos espectáculos nas ruas da Baixa.”

GUIA DE BENEFÍCIOS A SÓCIOS... QUÊ?

Segundo a introdução no guia, é uma listagem de “múltiplos acordos de cooperação, com estabelecimentos comerciais e empresas, para o fornecimento de bens e serviços em condições mais favoráveis, tendo presente que os sócios dos Bombeiros Voluntários de Coimbra podem recorrer directamente aos seus serviços, concretamente para transporte em ambulância e fornecimento de água por autotanque, em condições especiais.”
O desconto nos artigos a adquirir é variável, mas está impresso no guia. São 74 empresas que aderiram a esta iniciativa. Deste total, 34 estabelecimentos são da Baixa e foram indicados pela APBC.
Remata João Silva, a propósito da apresentação deste guia: “estamos todos muito agradecidos a todos os empresários que contribuíram para concretizar esta ideia, também um agradecimento à APBC, aqui na pessoa do senhor Armindo Gaspar.”

E O QUE DISSE ARMINDO GASPAR?

“Em tempos lancei o repto ao Dr. João Silva para que os estabelecimentos aderissem como associados aos bombeiros. Era bom que os comerciantes, todos, se envolvessem na ajuda a esta iniciativa cívica.
O comércio está atravessar uma fase muito má. Muitos de nós não iremos resistir. Talvez por isso compreenda bem as dificuldades que este corpo de voluntários sente.
Vou propor, em reunião de direcção, que a agência se faça associada dos bombeiros. Faz todo sentido, até porque no último Natal os Bombeiros Voluntários colaboraram connosco, ao disponibilizarem gratuitamente uma viatura para animar o comércio. É nossa obrigação fazer o melhor por esta obra fantástica.”

Sem comentários: