quinta-feira, 16 de junho de 2011

AMANHÃ HÁ MARCHAS POPULARES NA BAIXA





 É já amanhã que se irão realizar as marchas populares ao longo das ruas, ruelas e praças ao longo do Centro Histórico.
Falamos do “2º Desfile de Marchas Populares da Baixa de Coimbra”, contando com 17 participações. Segundo o panfleto distribuído aos associados da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, e que organiza esta alegoria, o “cortejo terá pontos de actuação estática específicos, para avaliação das performances das marchas, mas a restante actuação será de carácter itinerante”.
Estas 17 marchas serão divididas em 3 grupos. Dois de seis e um de cinco.
O primeiro deste grupo de seis foi dividido em dois subgrupos de três marchas. Um subgrupo de três ficará no Terreiro de Erva e de onde sairá a primeira apresentação às 20h30. Progressivamente os outros dois seguir-se-lhe-ão. Passarão pela Rua Simões de Castro, Rua João de Ruão, Rua da Sofia e em direcção à Praça 8 de Maio, onde se encontrarão os membros do júri para classificação no concurso.
O outro subgrupo de três marchas estará localizado no Largo das Olarias, junto à Loja do Cidadão. A primeira marcha deste subgrupo de três sairá deste largo por volta da mesma hora e tomarão percurso da Rua da Louça, Rua do Corvo, Rua Eduardo Coelho, Praça do Comércio, Rua de Sargento-mor, passa na Rua da Sota, vai em direcção ao largo da portagem, Rua Ferreira Borges, Visconde da Luz e desembocará na Praça 8 de Maio, onde se encontrará o júri para avaliar a sua performance geral.
O segundo grupo de seis marchas foi dividido em dois subgrupos de três. Um ficará no Largo das Olarias e outro na Praça do Comércio.
O do Largo das Olarias passará pela Rua da Louça, Largo do Poço, Rua Eduardo Coelho, Rua das Padeiras, Rua Paço do Conde, Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio, volta novamente à Rua Eduardo Coelho, passa o Largo do Poço, vira à direita para a Rua da Louça e desemboca na Praça 8 de Maio, onde estará o júri.
O subgrupo de três marchas da Praça do Comércio sairá em direcção à Rua de Sargento-mor, contorna o Banco de Portugal, à Rua da Sota, entra no Largo da Portagem, atravessa as duas ruas do canal e vai desaguar na Praça 8 de Maio.
O terceiro grupo de cinco marchas será divido em dois subgrupos, um de três e outro de duas, e ficarão localizados um na Praça do Comércio e outro no Terreiro da Erva.
O da Praça do Comércio seguirá em direcção à Rua de Sargento-mor, Rua da Sota, voltará para a Rua das Azeiteiras, entrará na Praça do Comércio, novamente, Rua de sargento-mor, contornará o Banco de Portugal e entrará no largo da Portagem, percorrerá as duas ruas da calçada e terminará na Praça 8 de Maio, onde, refiro mais uma vez, estará o júri de avaliação.
Para que não se cruzem umas com outras as saídas serão controladas por um operador através de telemóvel.
Esperam-se milhares de pessoas amanhã à noite na Baixa da cidade.
Tendo em conta a quadra e o envolvimento, os restaurantes irão incluir nas suas ementas sardinha assada e bom tinto da região.
Para além de tudo isto, em paralelo, estará a decorrer um concurso de animação decorativa nas ruas sob o lema “A minha rua é linda”.
Se tem alguma coisa programada para amanhã, faça o favor de desmarcar que a coisa promete. Eu sei do que falo. Não deixe de vir. Quem o aconselha seu amigo é!

Sem comentários: