quarta-feira, 22 de junho de 2011

UMA OPINIÃO DE QUEM SENTE E SABE O QUE DIZ



"UMA CANTINA DE ESTUDANTES NA BAIXA SERÁ BOM PARA O SEU DESENVOLVIMENTO?"


Bom dia caro amigo.

 O cerne da questão é na verdade se o Centro Histórico precisa de casais para morar dia e noite ou estudantes de segunda a sexta-feira. E, acrescento eu, alguns por 4/5 meses, rodando bianualmente, caso dos estudantes ERASMUS. Alguém acredita que serão os portugueses (universitários) a virem para a Baixa? E no caso dessa "rotatividade" haverá tempo para criar raízes de boa vizinhança, confiança, segurança e respeito pelos outros? Tenho dúvidas. E que fazer desse alojamento no Verão? Hotéis "low-cost", como foi sugerido na recente reunião na Junta de Freguesia de Almedina? Ou um"sempre em festa", como é norma em residências de estudantes ERASMUS? Sugeri em vários encontros exemplos como o que se passa na Holanda, na recuperação de moradores seniores (+ de 60 anos) nos centros urbanos, ou como em Espanha atrair jovens com rendas mais económicas a troco de apoio e acompanhamento dos seniores desses bairros, em imóveis, como forma de recuperação de moradores para a Alta e Baixa de Coimbra. Será a "mina" dos estudantes a única via para a recuperação do Centro Histórico da cidade?
Uma nova cantina na Baixa porquê? Existem 3 destes espaços a cinco minutos da Praça 8 de Maio.
Existe uma no Estádio Universitário, que teve de encerrar ao jantar… e grandes problemas causou à restauração em Santa Clara.
Ma
s o mais grave é o protocolo existente entre os Serviços Sociais da Universidade
 e a Câmara Municipal para a utilização do restaurante da Casa da Cultura. Os funcionários camarários podem utilizar as cantinas dos Serviços Sociais da Universidade. Facilmente se chega à conclusão que a haver uma cantina na Baixa liquidava a restauração no centro de Coimbra.
Grande projecto este com o apoio da Câmara Municipal e a participação da Universidade e dos seus Serviços Sociais. Já agora, qual é a posição das Juntas de Freguesia de Santa Cruz e de São Bartolomeu?

Eduardo dos Santos Costa
(Empresário de hotelaria na Baixa de Coimbra)

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Sem duvida que o que está aqui em causa é o futura do Centro Histórico, o seu rejuvenescimento e o futuro do comercio tradicional.
Entendo o ponto de vista na perspectiva de empresário na área de hotelaria, caso eu também o fosse subscrevia as suas preocupações. Para mim muito pessoalmente a única saída que vejo para a baixa é mesmo a hotelaria, precisamos de cafés, esplanadas, bares com animação, só assim se consegue trazer gente ao Centro Histórico, mas em contraponto temos de criar politicas para diminuir a prostituição pelas ruas da baixa e o número de sem-abrigo.
Também defendo a vinda de Residências Académicas para a baixa ou uma parceria entre a Universidade, Câmara Municipal e privados, para que em conjunto consigam transformar algumas pensões e residências que têm uma taxa de ocupação anual quase nula em pequenas residências universitárias.
Não vejo problema algum na instalação de uma Cantina de uso exclusivo para estudantes universitários já que os mesmos não frequentam os restaurantes da baixa a não ser nos jantares de grupo na Latada e Queima das Fitas.
Não sei qual a posição da Junta de São Bartolomeu, mas posso informar todos os interessados que no próximo dia 30 pelas 21horas vai haver reunião de Assembleia de Freguesia onde todos podem e devem levar as questões que acharem por pertinentes.