sábado, 19 de março de 2011

BAIXA: "OLHE P'RA ISTO TUDO ENCERRADO!"




      

 Hoje está um belo dia primaveril de sol. Dá vontade de andar por aí a calcorrear as ruelas e becos e tentar tomar nota daqueles pormenores que no dia-a-dia, sobretudo nos chuvosos, nos escapam. Para além disso, por ser o Dia do Pai, a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, durante a tarde, vai levar a efeito uma série de iniciativas promocionais. Acima de tudo, no sentido de, por um lado, atrair público e, por outro, mostrar aos comerciantes que, pelo menos, a partir de agora, em que o prazer pelo bom tempo começa a convidar a passear, é necessário que todos abram as suas portas ao sábado à tarde.
Acontece que, pesando todos os argumentos avocados, muitas lojas estão encerradas. Alguns  empresários com grande responsabilidade no comércio tradicional, marimbando-se para o trabalho da APBC, chegaram às 13h00 e encerraram os seus estabelecimentos.
Talvez porque já estou habituado já nem ligo. Porém, para me tirar da modorra, à hora do almoço, fui alertado por um comerciante da Praça do Comércio que, com grande lástima, me chamava a atenção: “já viu isto, aqui na praça?...Quase tudo fechado! E depois grandes comerciantes com responsabilidades no passado, presente e futuro. Como é que será possível andarem uns a “vergastar o burro para que ele não caia inanimado” e outros com “bons cavalos de corrida” não se importarem minimamente com quem luta para se aguentar. É triste, não é?”

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Triste, triste!
Esta atitude é uma enorme tristeza, até apetece dizer não faça compras durante a semana nas lojas que encerram ao Sábado de tarde e principalmente quando existem eventos na baixa.