sábado, 19 de março de 2011

BAIXA: E O QUE DIZEM OS CONSUMIDORES MAIS VELHOS?





 Integrado nas comemorações do Dia do Pai e realizado pela APBC, Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra, para além de muitos jogos tradicionais que podem ser experimentados por miúdos e graúdos, está a decorrer na Baixa um pequeno concurso com muitos prémios em “vales-desconto”. Trata-se de um percurso estabelecido previamente em que os concorrentes para obter a pista que lhes darão acesso a um pequeno enigma terão de as procurar dentro das lojas comerciais associadas da APBC e abertas ao público neste belo sábado de sol primaveril. A intenção, está de ver, é trazer novos públicos à Baixa, crianças e adultos, sobretudo os mais velhos, estes que, por razões várias, se afastaram nos últimos anos do Centro Histórico.
Vamos lá então ouvir a Ana e a Alda, que, acompanhados das suas famílias, maridos e filhos, respectivamente estes últimos, a Beatriz, a Carolina, a Francisca e o Gonçalo, me irão transmitir o que sentem neste dia tão especial.
Começo por interrogar a Alda para me dar um parecer sobre o Dia do Pai passado na Baixa.
-Olhe, sinceramente, estou a gostar imenso. Sabe que já não venho há imenso tempo à Baixa?
-Quanto tempo? Meses? Anos?
-Anos…(dito assim um pouco rebuscado, quase como se fosse apanhada em falta).
-Quantos? Insisto.
-Talvez dois ou três anos!
-Mas mora ainda na cidade? Persisto.
-Sim, moro nos Olivais (parte alta da cidade).
-E porque é que deixou de vir à Baixa?
-Pois…nem sei bem. Talvez porque tenha ali próximo uma grande superfície comercial…perdeu-se tudo a favor destas grandes áreas.
-E, com esta visita hoje com a família e amigos, pensa voltar?
-Vou voltar, sim. Este passeio hoje reavivou-me a saudade. Estamos a gostar imenso. Estamos a pensar seriamente em voltar mais vezes.
A Ana, ao lado, a cada resposta da amiga, anuía em olhares imperceptíveis de concordância.
Muito obrigado a todos pela visita, Ana, Alda, maridos e filhos. Voltem sempre. Cá estaremos para vos receber de braços abertos.

Sem comentários: