quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SALÁRIOS EM ATRASO DA ACIC NO CAMPEÃO

(IMAGEM DA WEB)



  O jornal Campeão das Províncias, na sua edição online, e já depois do Diário de Coimbra o ter feito no dia a seguir às eleições de Novembro, escreve acerca dos ordenados em atraso na ACIC, Associação Comercial e Industrial de Coimbra. Até aqui, tudo bem, o “Campeão” está prestar um serviço, dentro do qual é parte intrínseca na sua divulgação pública. Mais, é sua obrigação, igualmente como outros órgãos de informação da cidade –que, segundo algumas vozes, se têm desonerado dessa prestação pública.
O que já não está bem é o “Campeão” vir “beber” à fonte, utilizar o “púcaro” e nada dizer em troca. Sendo mais claro, o jornal veio colher a informação a este blogue, AQUI. Mais ainda, um jornalista falou comigo a pedir ajuda para localizar o post na página.
Qual é a obrigação correspondente do semanário? Noticiar a fonte. É de direito, é legítimo, e a isso está obrigado. Infelizmente não é só este jornal que tem este comportamento. O diário de Coimbra faz o mesmo, o Diário as Beiras idem, aspas, aspas.
Gostaria que este meu lamento não fosse entendido como se me estivesse a colocar em bicos de pés, mas quem “não se sente não é filho de boa gente”, lá diz o povo na sua eterna sabedoria. Se estes jornais, não têm bom exemplo a tomar, com grande prosápia, vejam aqui no blogue Questões Nacionais. Cito sempre a fonte e, quando tenho ligação, faço um link…e não estou obrigado a isso pelo Código Deontológico porque…não sou jornalista.
A lição, a ser tomada, ou o chapéu, como queiram chamar-lhe, deve ser enfiado na cabeça que servir.
Mas a pergunta fica no ar: será que os jornais consideram os blogues um filho de um deus menor? Nem uma referência merecem, nas notícias que vêm beber? A sua credibilidade é duvidosa?
Sinceramente, gosto de ajudar, mas não façam de mim mais parvo do que já sou.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Concordo inteiramente consigo amigo Luis.

Anónimo disse...

Sr. Luis Quintans, tem razão no que aqui escreve.
De facto "quem não se sente, não é filho de boa gente ". Estamos de acordo.
Fico satisfeito ao saber que finalmente o Jornal "Campeão das Provincias", agarrou neste assunto que considero de extrema importância. Fico desiludido ao ler as declarações do Sr. José da Costa (ex-Presidente da ACIC).
De facto a Direcção da ACIC, tem que ter vergonha e pagar aos que ali trabalham. Gostava de saber se nas suas empresas também possuem este comportamento?
Ao que sei saber julgo que não.
Quero aqui informar o Sr. Anónimo que neste espaço apresentou em nome dos funcionários da ACIC o problema dos Salários em atrazo, que efectuei os contactos a que me disponibilizei e voltarei a fazê-lo se achar oportuno.
Pagar a quem trabalha é o minimo que se exige.
Conforme se lê na noticia o Sr. Presidente do Conselho Fiscal, está preocupado. Ainda bem, finalmente aparece alguém que se preocupa, esperando eu, que dê um murro na mesa e faça com que a direcção cumpra.
Quanto aos outros assuntos, fico na expectativa, porque me parece que muita água irá passar debaixo da ponte.
Ao director deste blogue, só lhe digo, que o olho de LINCE, estará sempre em defesa da Baixa e de questões importantes na defesa do próximo.
Um abraço
JOSÉ CARLOS CLEMENTE