quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Jorge neves deixou um novo comentário na sua mensagem "E SOBRE O CASAMENTO HOMOSSEXUAL, QUEM ATIRA UMAS FLORES AOS NUBENTES?":

É muito difícil para as famílias e especialmente para os jovens falar da sua homossexualidade por isso, muitas vezes, este assunto permanece sob forma de segredo. No meu entender a terapia de família auxilia a revelação do segredo da homossexualidade e proporciona a pais e filhos a oportunidade de expressarem sentimentos, temores, ansiedades e conflitos, isto é, ter um encontro com a própria realidade, embora os pais evitem abordar o assunto. As famílias, em geral, operam a partir de uma crença de que os filhos são heterossexuais e, portanto, seguirão estilos de vida e experiências heterossexuais: casar, ter filhos, ser pais, avós...O que acontece àqueles jovens que se sentem diferentes, desde a infância, preferindo a companhia de meninas à de meninos, sendo mais artísticos, expressivos emocionalmente e menos interessados em desportos competitivos? E àquelas jovens, que desde muito cedo, preferem brincadeiras de meninos, identificando-se com eles na maneira de vestir e de se comportar? O preconceito social que assistimos, nas atitudes dos pais e amigos, em relação aos homossexuais, leva os filhos a reprimirem seus impulsos, escondendo sua verdadeira identidade sexual. Na minha perspectiva as modificações não são fáceis de atingir, porém com acompanhamento especializado e mudanças de mentalidade serão o caminho a seguir. Com este artigo de opinião espero ter aberto um espaço para reflexão sobre dificuldades enfrentadas por famílias com membros homossexuais e da socialização dos não homossexuais. O acompanhamento a tais famílias levou-me a pensar sobre a maneira mais adequada de intervenção nesses casos já que tanto a bibliografia e estudos sobre este tema ainda são restritos. Espero, aprofundar os meus conhecimentos sobre esse assunto tão polémico, e seguir os estudos e escrever sobre o tema e obter respostas à questão que proponho. Como afinal a ciência se propõe a explicar a homossexualidade?

Jorge Neves
Bloco Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu

4 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo entender onde está a discriminação...o casamento pressupõe procriação portanto, é necessário homem e mulher.

Numa união homossexual isso não é possível logo, a situação tem de ser tratada de forma diferente.
Casamento não pode ser a palavra a definir uma união homossexual.

Os gays que aderirem ao casamento, serão aqueles que querem carnaval, os outros, vão evitar o gozo da situação...a nossa sociedade é implacável.

Anónimo disse...

Casamento ou união entre pessoas mesmo sexo, nada tem haver com as "leis" da igreja.
Casamento ou união entre hokossexuais, é simplesmente uma questão de escolha deles, não da opinião dos outros.

Anónimo disse...

A questão das leis da igreja não estão em causa, são conhecidas...

As leis civis não podem tratar de forma igual aquilo que é desigual, é necessário encontrar respostas para que todos tenham os seus direitos reconhecidos.

A sociedade é implacável, irá reagir a leis impostas de forma duvidosa...veremos.

jorge neves disse...

Remato este tema consigo com todo respeito(embora escreva como anónimo),da seguinte forma: quando nascemos aprendemos a gostar do pai e da mãe e existem centenas de crianças a serem criadas por duas pessoas do mesmo sexo.Só um reparo as leis são iguais para todos, já basta serem diferentes para alguns politicos conforme as noticias que circulam nos ultimos anos.