terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

FALECEU A SENHORA ALBERTINA



Quem passou este fim-de-semana na Praça 8 de Maio estranhou o Quiosque Espirito Santo estar fechado. Um estabelecimento que está diariamente aberto e só encerra nos dias de Natal e Páscoa, onde a Lena é sentinela, para acontecer o contrário algo grave ocorreu. E foi mesmo! A mãe do Jorge, Albertina de Jesus Martins, de 87 anos, pessoa muito estimada e que durante décadas trabalhou na Rua do Corvo, deixou-nos.
Quem nos vai falar da falecida é o comerciante Henrique Ramalhete que a conheceu bem. “A senhora Albertina era empregada doméstica de Berta dos Santos Silva –pessoa muito activa e ligada ao Movimento Nacional Feminino, organização de apoio à Guerra Colonial, com o suporte do Estado Novo entre 1961 e 1974. Era esta senhora que, neste período e na Baixa, recebia e distribuía os aerogramas provindos e destinados aos militares no ex-Ultramar Português. Então, fosse pela filosofia da casa ou não, a verdade é que a dona Albertina, mesmo sendo empregada, chamava os marçanos do comércio, como eu a trabalhar na Rua do Corvo e originário de gente muito humilde, e presenteava-os com um suculento lanche. Um gesto de bondade que nunca esquecerei. Onde ela estiver, o meu agradecimento e que descanse em paz.”
Em nome da Baixa, para o Jorge Martins e esposa Lena e para toda a família, uma mensagem de condolências e um grande abraço nestes dias de tristeza.

Sem comentários: