sábado, 29 de setembro de 2012

A PASTELARIA BRIOSA TEM A MELHOR MONTRA





 A pastelaria Briosa, no Largo da Portagem, é a grande vencedora do concurso de montras realizado em parceria entre a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação Ruas, Recriar a Universidade, Alta e Sofia, e a Universidade de Coimbra. Em segundo lugar, com duas menções honrosas, ficaram classificados, “ex aequo”, a Óptica Fernandes e a Casa dos Enxovais, ambas na Rua Visconde da Luz. Lembro que, conforme as regras do concurso, estava consignado para o primeiro prémio um valor pecuniário de 1000 euros e para as duas menções honrosas 500 euros para cada uma.
Se você concorreu e não concorda com as atribuições faça o favor de enviar a sua reclamação para o senhor Provedor deste blogue, António Luís Fernandes Quintans, altíssimo juiz para dirimir todas as desigualdades e iniquidades desta Baixa e arredores, embora raras vezes imparcial, a nosso pedido, obviamente, tentando ser equitativo, se debruçará sobre as suas razões de impugnação.
Segundo o nosso jornalista de exterior, “Olho de Lince”, que obteve esta informação dos prémios junto do senhor presidente da APBC, Armindo Gaspar, o júri era isento e de modo algum ligado ao comércio. “A APBC não tem nada a ver com a decisão dos examinadores”, enfatiza o rei dos perfumes, que, uma vez que havia dinheiro nos prémios, para não haver confusões e estardalhaços, não concorreu.
Em conversa breve com alguns concursandos, parece que não estão lá muito de acordo. Como é normal, acham que a sua montra, sendo, sem margem para dúvidas, a melhor, foi injustamente tratada. O que se pode adiantar, se servir para alguma coisa, é que uma sentença deste teor é sempre subjectiva. Pode discutir-se o critério de escolha? Claro que pode, até “ad infinitum”, mas, mesmo assim, de dúvida em dúvida, alguém tinha de ganhar e, provavelmente, sempre sem unanimidade –os que concorreram, é claro. Nós não participámos. Certamente alguns interrogarão porque não entrámos nesta competição. Vou responder. É que somos mesmo bons em vitrinismo. Bons, não, excelentes elevados à quinta potência. Como devem calcular, se tivéssemos participado, eram favas contadas. Como entendemos que se deve dar oportunidade aos mais novos, abstivemo-nos. Somos mesmo desportistas, não somos? Pois somos. Que querem? Somos mesmo assim, e de outro tempo! Já a minha mãezinha, quando era viva e perante estes meus arrojos de desinteresse, dizia: “ai Toino, Toino, és tão bonzinho, rapaz! Assim nunca chegarás a doutor!”. E então não é que ela, que está junto dos anjinhos e muito bem acompanhada como não poderia deixar de ser, estava carregadinha de razão?





4 comentários:

Maria Matos disse...

Boa tarde. Sendo eu uma mera visitante da baixa de Coimbra, acho que esta montra, e não tendo nada contra as pessoas que a fizeram, da Optica Fernandes está bem fraquinha quando comparada com a maioria das montras que tive oportunidade de ver. Desde a Casa dos Enxovais, Casa Sacril, Casa Confiança, enfim... Poderia inumerar imensas lojas cujas montras estão bem mais apelativas que a desta segunda classificada.
Parece que quem votou apenas passou nas Ruas principais, Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz...Coincidências da vida.

LUIS FERNANDES disse...

http://questoesnacionais.blogspot.pt/2012/10/um-comentario-recebido-e-remetido-para.html

Raquel disse...

Boa noite. Sendo eu uma mera trabalhadora do comércio da baixa de Coimbra e uma verdadeira entusiasmante por este concurso venho por este meio concordar com a Sra Maria de Matos. Diz o Wikipédia que " a Baixa não tem limites definidos, mas pode-se considerar como limites genéricos: a zona verde e rotunda da Casa do Sal a norte, o Parque Doutor Manuel Braga a sul, o Mercado Municipal D. Pedro V a este e o Rio Mondego a oeste..." mas no meu entender esta enciclopédia está mais do que desactualizada uma vez que para alguns, senão para muitos, a baixa se resume a um conjunto de meia dúzia de ruas... e para bons entendedores estas palavras bastam. Concordo com a atribuição de menções honrosas mas não concordo com a nomeação dos três primeiros lugares. O que está em causa não é a atribuição dos valores monetários mas sim o reconhecimento que alguns mereciam por tentar dar novo vigor a esta Baixa adormecida.E não, a loja onde trabalho não participou neste concurso , para que não possam pensar que "tenho mau perder"!
Cumprimentos
Raquel Faria

LUIS FERNANDES disse...

Obrigada, Raquel. Fica aqui a sua resposta. http://questoesnacionais.blogspot.pt/2012/10/um-comentario-recebido-e-uma-resposta.html