terça-feira, 15 de maio de 2012

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...

(Foto de João José Cardoso)


CARLOS CLEMENTE deixou um novo comentário na sua mensagem "BAIXA DE LUTO: ENCERROU O RUBEN":


 A JUNTA E FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU FICA TRISTE AO LER ESTA NOTÍCIA.
DESEJAMOS AS MAIORES FELICIDADES AO SR. RUBEN E FAMÍLIA.
COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA, É COM TRISTEZA QUE VEMOS ENCERRAR ESTE NOBRE ESTABELECIMENTO COMERCIAL. (AO PONTO) ONDE O COMÉRCIO TRADICIONAL ESTÁ A CHEGAR?!... QUEM O APOIA?
O EXECUTIVO.

2 comentários:

Liliana Azevedo disse...

Permita-me discordar de alguns pontos. È certo que o pequeno comércio ficou abalado com as grandes superfícies, é certo que a crise agora é desculpa para tudo e acredito que tem afetado mais uns do que outros. No entanto, o comércio tradicional, e neste caso o da baixinha, tem sofrido mais devido a tacanhez de alguns comerciantes. Ainda hoje constatei isso, quando quis ir comprar uns sapatos e encontrei muitas e muitas lojas encerradas à hora de almoço, quando a maioria das pessoas é a essa hora que aproveitam para fazer as suas compras. Fiquei igualmente desapontada quando entrei numa loja e passado uns minutos a senhora desligou as luzes e disse que reabriam as 15h. E noutras situações, fui quase que "maltratada" quando devia ser o oposto. Ainda sou das pessoas que gosto de fazer as compras na baixa, sou "fiel" a algumas lojas na baixa pela simpatia de atendimento, pelo facto de saber que estão abertas à hora de almoço e por muitos outros motivos. Ora é claro que por causa de uns pagam outros comerciantes que se esforçam, que lutam por aquilo que é deles. Portanto, não creio que devemos atirar as culpas à Autarquia, ou o executivo. A culpa é na sua maioria dos comerciantes. Tenho pena que esta loja, chá tanto anos instalada na baixa, e que acho que até estava aberta à hora de almoço, tenha fechado, mas duma forma geral a culpa das vendas não serem as desejadas é muito por causa dos comerciantes, ou pelo menos de alguns que estão sempre à espera que façam alguma coisa por aquilo que é deles. Calhando o que a Baixa precisa é duma reciclagem de alguns comerciantes. Bem-haja!

Anónimo disse...

Mais um!Parecem tordos a cair num dia de caça(os estabelecimentos e comerciantes),dentro de pouco tempo a Ferreira Borges,Visconde da Luz e ruas adjacentes será um deserto!
Não vou repetir tudo aquilo que se tem escrito acerca das razões e motivos deste fenómeno,nem da solução para este problema da desertificação da baixa(já agora,não é exclusivo de Coimbra).
Aquilo que me está a preocupar e alarmar(até porque me afecta indirectamente)é o futuro destes homens e mulheres que trabalharam toda uma vida,e em menos de uma década perderam tudo o que amealharam,tudo aquilo em que investiram.A grande maioria já na 3ª idade ou a caminhar para lá.Pessoas que vieram do nada,trabalharam anos a fio,deram emprego a duas gerações,deram vida á cidade,deram,deram e deram...E qual a recompensa?Ter 70,75 e 80 anos e ainda a trabalhar,não para ocupar o tempo ou para ajudar os filhos ou outra razão qualquer.Mas por pura necessidade,para ter que comer,esta é a realidade.Conheço mais que um caso,é mais comum do que se possa pensar.Revolta-me ver comerciantes que deveriam estar a gozar a reforma,ainda a trabalhar,repito,por necessidade.Alguns investiram em imobiliário nos anos 60 e 70,na esperança de mais tarde terem algum rendimento para a velhice e o têm?Rendas que envergonham qualquer um(bem,nem todos porque existem inquilinos que ainda se gabam de pagar 10 euros por uma casa!Juro que é verdade!).Neste país ainda há gente que olha de lado para proprietários e senhorios com aquele desdém anti-capitalista em estes são sempre os burgueses fascistas e exploradores,apenas porque trabalharam para ter um estabelecimento e/ou uma casita para alugar.
Que pena eu tenho destes comerciantes e dos seus descendentes.Sim porque muitos em vez de herdarem um negócio ou uma casa,vão herdar dividas e rendas em atraso dos espaços comerciais,e da «casita» levam um rendimento anual(!?) de 120 euros,com o bónus dum inquilino exigente sempre a pedir obras em que aquilo que paga dá para um servente trabalhar dois dias .
Abraço,Marco


PS-Parabéns Luís reparei no nº redondo:eu fui o visitante 332500 do questões