sábado, 21 de agosto de 2010

BAIXA: ESTAS CEBOLAS FAZEM-ME CHORAR




 Começou na Praça do Comércio mais uma “feira das Cebolas”. Este certame irá decorrer desde, hoje, 21 até 28 de Agosto. É uma realização do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e do grupo folclórico “Os camponeses de Vila Nova”, de Cernache. Esta alegoria pretende recriar uma tradição de muitos séculos –lembramos que era aqui, nesta praça velha, que eram comercializados os produtos agrícolas provenientes do Baixo-Mondego. Era conhecida por Feira de São Bartolomeu.
 Se por um lado os longos braços (baraços) de cebolas conferem uma autenticidade rural à cidade, muito apreciado pelos turistas que nos visitam, por outro, constato que continua a ser uma feira pobre e desprezada. É como se o Departamento da Cultura se limitasse a cumprir a tradição e nada mais. Já no ano passado, no tempo do anterior vereador Mário Nunes, malhei aqui neste factor de abandono. Não se pode conceber que durante uma semana estas vendedeiras estejam para ali a torrar ao Sol, sem que se façam acompanhar por outros vendedores de artesanato, velharias, etc. Porque não fazer desta festa alegórica ao campo uma grande feira de profissões antigas em desaparecimento? Se a autarquia não tem ideias, porque razão não pede ajuda a privados, a quem aqui mora ou exerce a sua profissão? O que aborrece deveras é assistir-se, ano após ano, a mais mediocridade do mesmo péssimo. Muda-se o elenco do governo local mas tudo continua na mesma. É como se o Departamento da Cultura fosse autista. Não ouve, não vê, não comenta.
Atente-se nas fotografias que publico em cima: atente-se nos horrorosos barracões de madeira. Admite-se um atentado destes junto a monumentos românicos do século XII, como é o caso da Igreja de São Tiago? Admite-se porque é a autarquia de Coimbra a realizar. Se fosse outra qualquer instituição, certamente, não seria licenciado. Com todo o respeito pelo esforço dos camponeses de Vila Nova, numa frase só: esta feira é uma vergonha.
 Há cerca de três meses estive em Oliveira de Azeméis numa feira de rua, de uma semana, organizada pela autarquia e todos os grupos folclóricos da região. Foi um espectáculo rever o vendedor de banha da cobra –ainda existe um em Coimbra-, o teatro de rua, os Robertos, constituído por figuras animadas, o latoeiro a trabalhar, o sapateiro, o barrista, a cigana a ler a sina e tantas, tantas, profissões desaparecidas que ali estavam representadas. Naquele Domingo em que fui, estavam presentes milhares de pessoas.
Mais ainda, em relação a esta feira das cebolas: a feira de velharias é sempre, impreterivelmente, ao quarto Sábado de cada mês. Como este certame das cebolas vai de 21 a 28 de Agosto, acontece que o espaço destinado às velharias fica amputado. Todos os anos é a mesma coisa. Porque razão não é realizada esta alegoria duas semanas antes, de modo a não coincidir com a Feira de Velharias?
 Perguntará o leitor, se já nos anos anteriores tento chamar a atenção para um facto visível até pelo cego Eduardo –que costuma estar a pedir uma moeda aqui na Rua Eduardo Coelho-, afinal, porque continuo a malhar em ferro frio? Numa frase única: PORQUE SOU TOLO!




5 comentários:

Anónimo disse...

Não, não é tolo. Realmente o que ali se passa é uma vergonha. A autarquia tem certamente condições para fazer da feira das cebolas uma feira digna, assim ela se fizesse acompanhar de outras condições e de actividades complementares. Parece é não ter nem vontade, nem imaginação para tanto. Essas parecem ir para outras coisas mais da preferencia pessoal de quem manda naquela casa. Não se percebe porque a uns cedem tudo ou quase tudo e, noutros casos, é a indigência. Falta a tal visão estratégica que se impõe a quem supostamente gere a coisa pública.

Pedro Marques disse...

Obrigado pela presença e pelos seus comentários...
Volte sempre a Oliveira de Azeméis, e ao "Mercado à Moda Antiga", que se realiza todos os anos, em finais de Junho.

Ribeiro disse...

Viva caro amigo, só para completar melhor o seu texto, a feira que fala em Oliveira de Azeméis é o Mercado à Moda Antiga", um evento cultural anual organizado pelo Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, em parceria com o Município de Oliveira de Azeméis. Pretende recriar os usos e costumes dos finais do Séx. XIX, inícios do Séc. XX. A 1.ª edição ocorreu em 1997, contando em 2010 com 14 edições ininterruptas.
Talvez por ser uma organização privada não padeça, como diz, de muitos males da feira de Coimbra.
Há que dar os louvores aos privados e mecenas que se dedicam a estes eventos.

http://www.facebook.com/#!/group.php?gid=159351713193&ref=ts

Anónimo disse...

Amigo Luis.
Agarrando na sua sugestão que diga-se em abono da verdade é excelente, deixo aqui um convite para que o meu amigo aceite em parceria com a Junta de Freguesia de São Bartolomeu, realizar uma Feira de Profissões Antigas.
Quero-lhe dizer, que nunca me ocorreu tal, mas agarrando na sua ideia,vamos a isso.
Quanto ao ser "TOLO", então nesta Baixa, existem mais alguns, nomeadamente EU e o Executivo da Junta de Freguesia de São Bartolomeu e porquê?
Sabe amigo, porque queremos fazer "MAIS E MELHOR" pela nossa FREGUESIA e portanto somos de facto "TOLOS".
Quanto ás criticas, construtivas da Feira das Cebolas é capaz de ter alguma razão. Mas não esqueça que o Grupo de Vila Nova, realiza este evento na Praça do Comércio á 25 anos e só o realizarem na minha Freguesia é excelente para a Freguesia e também para COIMBRA.
A Baixa precisa deste e de outros eventos.
De facto aquelas barracas terão que ser modificadas, não só para esta Feira, como para outros eventos que se venham a realizar na nossa Cidade.Teremos que dignificar e criar melhores condições, a quem realiza este e outros eventos.
Um abraço
Carlos Clemente

Ribeiro disse...

Pedro, o Mercado realiza-se em Maio e não em Junho! Devia saber isso :)