sábado, 6 de março de 2010
A COLUNA DO JORGE...
Tributo às mulheres.
Aprendi a dar os primeiros passos na vida com uma mulher. A minha primeira palavra foi mãe. Com os primeiros passos encontrei os abraços de minha avó. Na minha infância tive o auxílio de minha tia. E assim é a minha vida. Em cada nova etapa, uma nova descoberta. Sempre tive e tenho uma mão amiga, uma mulher a me ensinar.
Na minha infância, minhas primas e as amigas do colégio. Na adolescência, a ninfa desejada. Na juventude a mulher da minha vida. Como adulto a senhora do meu destino e dona da minha felicidade.
Nós homens, não seríamos absolutamente nada sem as mulheres. Elas são fontes inesgotáveis de inspiração e sabedoria. São obras celestiais a encantarem nossos caminhos. Sem elas seria totalmente em vão o nosso viver.
Com certeza em todos os grandes momentos de nossa existência terá uma mulher envolvida. Pois em nosso ciclo de vida, cultivamos sua presença, como se granjeia um ser iluminado. Elas realmente são tudo isso e muito mais.
A existência da mulher é extremamente fundamental em nossa história e muitas das vezes não lhe damos o devido valor. O valor como mãe zelosa, como filha dedicada, como esposa carinhosa, como companheira que dedica a maior parte de seu tempo a nosso favor, como uma amiga que sempre vem ao nosso socorro, bastando apenas chamar.
Com nossa sensibilidade tosca e orgulhosa, costumamos enxergar no sexo oposto apenas um ser muito mais fraco no físico e nos sentimentos emocionais. E por isso, é digno de pena quem ainda traz a arcaica ideia de Adão e Eva, onde a mulher foi feita de um pedaço de carne de segunda categoria, apenas para satisfazer o homem. Pois o chamado “sexo forte” se encontrava muito triste e sozinho no “paraíso” em que vivia.
A hipócrita auto concepção masculina, de se julgar superior, caiu por terra há anos. Hoje não há mais espaço para tal pretensão. Pois as mulheres fazem-se presentes nas mais diversas áreas de serviços e campos da nossa sociedade; empresárias, gerentes, encarregadas, lideres de secção ou mesmo como trabalhadoras rurais, a mulher desempenha especificamente o mesmo papel que os homens. A mulher destaca-se com mestria em tudo que faz. Sua destreza no discernir e a sua capacidade de organizar um maior número de tarefas e ainda cuidar do lar é digna de aplausos. Mas infelizmente em algumas culturas a mulher ainda não alcançou o respeito e a dedicação merecida.
A todas as mulheres, fica aqui o meu aplauso, pela força e raça, pela beleza e busca constante de seus direitos, pela coragem e pelo desprendimento, pelo dom divino de serem geradoras de vidas, PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Meu aplauso especial a vocês, mulheres, que são um resultado maravilhoso e positivo nas misturas das raças, que são abençoadas como as mais lindas do planeta.
Este artigo é dedicado às muitas mulheres de minha vida, mãe, esposa, amigas, tias e primas e especialmente a ti…sim tu! A todas as mulheres, que ajudam e me ajudaram, a ser o homem que sou. A todas vocês os meus mais sinceros agradecimentos.
Jorge Neves/LF
Vogal do Bloco Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu
Coimbra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Bonito tributo, Jorge.
Corroboro tudo.
Um grande abraço e parabéns atodas as mulheres do mundo.
(Não sei como é que há homens que podem não gostar delas...é uma pequena graça! Sem ofensa...os gostos não se discutem...aceitam-se!)
Enviar um comentário