quinta-feira, 12 de abril de 2012

A SOCIEDADE SIGLATÁRIA



 Hoje, tendo necessidade de me deslocar à Loja do Cidadão para renovar o extinto Bilhete de identidade e trocá-lo pelo Cartão do Cidadão, descobri várias coisas –mas agora só vou contar uma, que você não me paga para eu fazer revelações.
Uma delas é que me julgava minimamente inteligente, e com alguma informação, e afinal sou burro como um dos tamancos da dona Etelvina –não devem conhecer, mas, para o caso, também não interessa. Perante o que se passou comigo, antes de se auto-classificarem nos dois níveis, de inteligência e conhecimento, sugiro que façam um teste: desloquem-se mesmo  a esta entidade concentrada de tratamento burocrático. Como eu, coloquem-se diante do visor electrónico, para retirar uma senha, e tentem adivinhar as siglas correspondentes aos serviços que lhe dão origem. Para facilitar, vou mostrar: “ACT; CGD; EDP; IMTT; Lusitaneagás; DGCI; ISS; IRN; CMC; BMC; PT; INCI.”
Escusado será dizer que ao olhar para estas siglas todas eu não sabia qual era a que tinha correspondência com o Cartão de Cidadão –bem sei que você sabe, e isso é que ainda me irrita mais, porque acabei por descobrir que para ser o asinino do “Zé da Leira” falta-me muito pouco. Ou melhor, tenho pouco mais para não ser asno e andar a puxar a carroça. É uma pergunta de retórica, é óbvio. Claro que você sabe qual é o conjunto de letras correlativas ao Cartão do Cidadão. Faça o favor de não engelhar o nariz. Ou sabe ou não sabe! Isto aqui não são medições para a volumetria alcoolométrica. Está confuso, já vi. Então, sendo assim, vai desculpar, mas você é tão burro como eu… isto porquê? Porque aquelas indicações foram feitas para tipos inteligentes. Bom, não sei se para sobredotados, mas que não são para broncos como eu, lá isso tenho a certeza.
Quer então saber qual é a sigla? Tem a convicção firme de que não quer ir mesmo à Loja do Cidadão e fazer como eu, que voltei atrás e fui interrogar o segurança? Bom, se eu lhe disser aqui, pelo menos você já evita de levar em cima do cabresto um olhar de comiseração, de piedade. Sabe-se lá o que teria pensado o homem da segurança? Certamente, no mínimo, assim no género: “coitado, é uma pena ser tão estulto” –estúpido, mas emprego o sinónimo para ver se me safo, para lavar a cara, e parecer inteligente. “Mal empregados gemidos que geraram tal jerico!”
Porque já não estou com paciência para o aturar a si, ao segurança e aos serviços (contraindicativos) da Loja do Cidadão, vou dizer-lhe então as três letrinhas que lhe abrem o cofre da informação: IRN (Instituto dos Registos e Notariado).
Não precisa de me agradecer. Esta foi de borla! Solidariedade entre cavalgaduras. Ó larilas!


Sem comentários: