sexta-feira, 13 de abril de 2012

BAIXA: ASSALTO AO "ANTIQUÁRIOS DO OURO"



 Hoje de manhã, cerca das 11h00, o “Antiquários do Ouro”, situado na Rua da Louça, nº 77 e com frente para o Largo das Olarias –paralelo à Loja do Cidadão- foi assaltado. Este estabelecimento de compra e venda de ouro, prata, joias, moedas, cautelas, pintura e relógios está instalado na mesma rua há cerca de oito anos, embora tivesse mudado as instalações para uma loja a uma dezena de metros da anterior há cerca de um ano, foi a primeira vez que foi roubado.
Segundo o testemunho de alguém que sabe o que se passou mas não quer ser identificado, tudo começou com a entrada no espaço comercial de um jovem igual a tantos outros e que não causaria a mínima suspeita à funcionária presente dentro de um autêntico “bunker”, com portas blindadas e vidros à prova de bala. O rapaz entrou na sala comum e aberta ao público e, através do vidro, falou à empregada que queria ver fios de ouro para comprar –nestes casos, de compra e venda de objectos, e quando é assim, o interessado passa para um outro gabinete, também com portas blindadas e vidros à prova de choque. Quando entra no pequeno cubículo a porta de acesso é aberta e, após ser transposta, tranca imediatamente de modo a impedir a fuga com artigos roubados. Ora acontece que, neste caso, o jovem entrou no gabinete, mas sem se saber como, bloqueou o tranqueamento da porta e levou a funcionária a pensar que estava perante mais um negócio e um procedimento igual a tantos outros. Foi buscar um cartaz com 10 fios de ouro que passou ao homem através de uma ranhura própria para o efeito. O meliante depois de receber os fios de ouro, no valor aproximado de 2500 euros, virou-se para trás, abriu a porta e colocou-se em fuga. A responsável da casa imediatamente foi na sua peugada, gritando: “acudam, acudam que é ladrão!”, mas, dos muitos transeuntes presentes no Largo das Olarias, ninguém ousou mover uma palha para ajudar a senhora e travar o passo ao ladrão. Naturalmente -sem parecer natural-, como não havia nem um agente da PSP na zona, aparentemente, este furto foi apenas um ensaio bem sucedido para outros que se irão seguir.

E COMO É QUE É? A PSP VAI CONTINUAR MUDA E QUEDA?

 Nos últimos meses abriram nesta zona da Baixa cerca de uma dúzia de lojas de compra e venda de ouro. Ora está de ver que estamos todos assentes em cima de uma placa tectónica de grandes oscilações futuras, no “modus vivendi”, para quem mora aqui ou exerce a sua actividade. Portanto o que se espera, depois deste furto qualificado, é que o comando da PSP distribua agentes para policiar o Centro Histórico. Isto é demasiado óbvio, não é? Até porque, embora não conseguisse confirmar, ao que parece hoje, também durante a manhã, junto à Loja do Cidadão, uma senhora viu-se sem a mala por esticão e ficou sem tudo o que ela continha.


Sem comentários: