quarta-feira, 18 de abril de 2012

ASSALTO REPETIDO À PÉTALA




 Hoje, por volta das 6h00 da manhã, a perfumaria Pétala foi novamente assaltada. É o quarto assalto em que é a vítima. O primeiro foi em Março de 2009; o segundo em Abril de 2010; o terceiro em Janeiro de 2012; e agora, pela quarta vez, esta noite.
Porém, saliente-se, desta vez os assaltantes foram apanhados pela PSP. Segundo uma fonte que pediu o anonimato, “a polícia, através da câmara de videovigilância que se encontra na frontaria da Câmara Municipal de Coimbra, detectou o movimento suspeito da carrinha Volkswagen de cor branca que parou junto ao estabelecimento. Logo a seguir foi alertada pelo alarme e veio a encurralar os salteadores na Rua Direita. Dois dos larápios conseguiram fugir, mas foram detidos dois conjuntamente com o veículo e todo o produto do roubo.”
Mesmo assim, antes de serem presos, os larápios ainda tiveram tempo para, depois de partirem a porta de vidro de acesso, limparam mais uma vez o estabelecimento. Não consegui confirmar, mas parece que os ladrões são de origem romena.
Armindo Gaspar, certamente já calejado pelo azar que lhe calhou em sorte, lá estava a falar para os imensos jornalistas. “Aguento-me à força de antidepressivos. Ainda agora tomei mais um”, disse-me quando lhe perguntei como é que estava.

DESTE VEZ A PSP PORTOU-SE BEM. VALHA-NOS AO MENOS ISSO

 Ao conversar com o Armindo intuí que o facto de, desta vez, terem sido apanhados os larápios pela PSP o deixou, ainda que psicologicamente, mais confortado. Como comerciante que também já fui assaltado três vezes é bom sentir que a vigilância policial está a funcionar. Ainda que ilusório, dá-nos um sentimento de maior tranquilidade. Depois de quase três anos de videovigilância na Baixa, e depois de muitos assaltos, finalmente a PSP surpreende com esta prisão dos salteadores. Por isso mesmo, daqui do meu cantinho, um voto de louvor para esta polícia.

E OS ROMENOS, COMO É QUE É?

 Se for confirmado que este assalto foi efectuado por cidadãos de leste dá que pensar. Lembro que nos últimos anos, sobretudo, as perfumarias aqui na cidade têm sido sistematicamente violadas. Porque é preciso questionar: o que é que vai acontecer a estes indivíduos detidos? Depois deste assalto vão ser libertados com termo de identidade e residência?
Mais, não consegui confirmar mas parece que o proprietário da carrinha branca apreendida é um romeno que costuma andar por aqui pela Praça 8 de Maio, o que nos leva a pensar –se for verdade- que andamos a estender a mão a quem nos morde.
Não pretendo uma discussão nacionalista. No entanto, embora com grande sensibilidade, não se pode deixar de inferir que a liberdade de circulação, através do acordo de Shengen, terá de ser revisto com alguma urgência –embora, pelos vistos, o nosso Governo esteja pouco preocupado.
Não gosto de populistas do género do presidente francês Sarkosy, sobretudo quando o seu discurso almeja apenas agradar ao eleitorado de direita e a sua reeleição, mas a verdade é que ele tem razão. É óbvio que esta entrada e saída de imigrantes que nos vêm pôr na miséria terá de ser reavaliada. Começa a ser tempo de pugnarmos pela dignidade e identidade nacional e deixarmos continuadamente de ser apanhados por trás. É preciso uma escolha. Quem vem para trabalhar seja bem-vindo. Quem, como estes, estão cá para roubar e receber o Rendimento Social de Inserção, tenham lá paciência –estou a apontar para uma certa esquerda que, para além de ser masoquista, troca a defesa dos nacionais por quem vem de fora. Há uma certa falta de bom senso em algumas pessoas que conheço. Ficava-lhes bem deixarem de ser menos populistas e demagógicos e passarem a olhar, essencialmente, para a nossa gente, gente da nossa terra, gente da nossa rua. Pessoas como eu, como o Armindo e outros assaltados, muito agradeceriam se os partidos de esquerda passassem a ter um discurso mais terra-a-terra.


POST SCRIPTUM: Confirma-se que, de facto, os dois detidos são cidadãos de leste, aparentemente de origem romena, mas não se confirma que sejam conhecidos na cidade. O que quer dizer também que, provavelmente, a carrinha nada terá a ver com o que foi apontado.

Sem comentários: