sexta-feira, 5 de março de 2010

A COLUNA DO JORGE...



BULLYING - Doença Psicológica



 Termo inglês usado para descrever actos de violência física ou psicológica, com intenção e repetidos, por um indivíduo com objectivo para a intimidação, ou agressão ao sujeito que é incapaz de se defender.
O comportamento é agressivo e negativo. É executado repetidamente, e ocorre num relacionamento, onde existe um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Esta técnica força a vítima ao isolamento social. Isolamento esse, obtido no espalhar de boatos e comentários jocosos. Recusa em se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir, ou outros aspectos, incluindo a etnia, religião, incapacidades, etc.
BULLYING, não é brincadeira. Nas escolas há crianças que sofrem em silêncio, pelos maus-tratos dos colegas.
Tem ganho algum protagonismo em Portugal. Raramente as vítimas oferecem resistência, apenas se isolam e, por vezes nem a escola (professores) e os pais tomam conhecimento.
Só posso classificar esta atitude de: "INCONSCIÊNCIA COLECTIVA".
O Bullying, preocupa-me bastante, até porque tenho duas filhas em idade escolar, e já fui funcionário de uma escola, sei muitíssimo bem como as coisas se desenvolvem, ou melhor como não funcionam .

Jorge Neves

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

Este problema, no mínimo é perverso. Anda uma maioria de pais a tentar educar os filhos para serem pacíficos, para outra minoria, deseducando rufias selvagens, andar a "arrear" nos inocentes mais frágeis, perante um silêncio criminoso das administrações das escolas.
Claro que tudo isto, esta mistura explosiva de vontades, é o resultado de políticas educativas "pró-menino" e "prá-menina" das últimas décadas, em que nem um ralhete se pode dar ao pirralho, quanto mais uma bofetada na altura devida. Os nossos pais, lá em cima, estão fartos de se rir com isto tudo...