quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UMA BANCA DE BOA VONTADE





Estiveram hoje, durante todo o dia, em frente à Câmara Municipal de Coimbra, com uma banca de venda de pequenas oferendas para o Natal: são as voluntárias da Legião de Boa Vontade (LBV).
Mas, afinal, interrogo, o que é a LBV? Responde uma das responsáveis: “somos um movimento ecuménico (no sentido universal, tendendo a formar uma única família em todo o mundo, de modo a unir todas as igrejas e centradas no Deus único), em que procuramos ajudar, através da mensagem assente na fraternidade e na solidariedade, quem nos procura. Estamos abertos a todas as religiões. O nosso objecto é o bem, independentemente da religião onde cada um milita. A nossa sede é no Porto, mas também estamos representados em Lisboa, assim como em Coimbra, na Rua Simões de Castro, 147”.
Continuando a ouvir uma das voluntárias, “Como IPSS, Instituição Particular de Solidariedade Social, desenvolvemos projectos de desenvolvimento. Por exemplo, aqui, no concelho de Coimbra, temos o programa “Sorriso Feliz” que abarca, neste momento, cerca de 250 crianças e procura chamar a atenção para a saúde oral dos mais pequenos. Temos outro, este dedicado aos seniores, que é o “Viva-mais”, em que tentamos ministrar a ideia de que todos poderemos ser úteis, independentemente da idade, e captar o voluntariado como força motriz da solidariedade e fraternidade. Esforçamo-nos por pôr em prática o aforismo “velhos são os trapos”, entende o que quer dizer?”

Sem comentários: