quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A GREVE DOS SMTUC -CARTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA





Meu caro amigo presidente da autarquia, como sabe está agendada uma greve dos motoristas dos SMTUC para o período de 13 a 20 do mês em curso. Não preciso de lhe lembrar o quanto esta paragem na mobilidade urbana será nociva para os serviços da cidade e os imensos transtornos que acarretará para todos, porque o senhor já ponderou todos os inconvenientes. Tenho a certeza, e não duvido, que estará muito preocupado.
Embora seja quase despiciendo lembrar, tendo em conta que o amigo conhece a situação do comércio da Baixa tão bem como eu, sabe bem que este décimo segundo e último do ano não é um mês qualquer para as vendas comerciais: é o Dezembro da salvação de um negócio que está em coma, agonizando nos cuidados intensivos, e de cujas melhoras os comerciantes, diariamente, vão perdendo a esperança.
Ora estes 12 dias que faltam para a consoada são os derradeiros. Sem transportes, naturalmente, os muitos consumidores dos arrabaldes jamais se deslocarão à cidade para fazerem as suas compras e, inevitavelmente, esta quebra de negócio contribuirá para que muitas mais lojas encerrem.
Eu não gostaria, aqui, de entrar em análises causais e, duma forma ligeira, dizer que os motoristas têm ou não razão. Certamente, não duvido que se até ao momento as posições radicalizadas das partes em litígio não foram desbloqueadas é porque ambas crêem na sua absoluta justiça e na justa defesa de pontos de vista inerentes. E o amigo, defendendo o interesse público, de todos, está a pugnar pelo que é nosso. Mas, atente nuns pormenores: o que pensarão os milhares de pessoas que pagaram os passes e não vão poder usufruir do seu direito? O que pensarão os serviços que, em face da greve, vão estar inoperantes? O que vão pensar os comerciantes da cidade que esperavam este período para fazerem algum dinheiro e assim poderem proporcionar uma vida melhor às suas famílias?
Quer que lhe diga o que pensam? -Para mim, que ando por aqui sempre de orelha no ar, é fácil de adivinhar. Os comentários mais comuns são: “Ele (o Dr. Encarnação) está a marimbar-se para nós! Como está no último mandato, e o “dele” está certo, não se importa nada com o sofrimento que possa causar seja a quem for. O presidente da Câmara tem obrigação constitucional de harmonizar os interesses dos munícipes e não radicalizar posições!”.
O que quero dizer é que, talvez por ser mês de Natal, ninguém compreende a sua petrificada postura perante a greve dos SMTUC. Por muito que esteja a defender o interesse público, pela sua atitude fechada, o ónus recai inteirinho na sua pessoa e os motoristas saltam aos olhos dos munícipes como vítimas da sua má vontade. Pode até parecer que lhe digo para ceder em toda a linha, nada disso. O que tento apelar é ao bom senso. E que, ainda que com razão, não se feche no seu casulo hermético. Dialogue com os grevistas e desbloqueie esta paralisação.
O comércio, os serviços, a indústria e todos os utilizadores dos transportes públicos, é isso que todos esperam de si, enquanto presidente da autarquia, Dr. Encarnação.





12 comentários:

Anónimo disse...

O seu excelente artigo só me dá mais força para avançar com a Comissão de Utentes dos SMTUC.

Anónimo disse...

Sinceramente não acredito que o Presidente da Câmara e o Reformado do Conselho de Administração dos SMTUC, venham a ceder.
Contudo,será de referir que os motoristas a meu ver não possuem razão a 100%. Portanto terá que haver bom senso de parte a parte.Mas também não acredito que os motoristas façam esta greve a 100%. A meu ver nem a 40%.Veja-se que isto no bolso representa muito dinheiro a menos no salário.Sei que os contratados não fazem greve.
Entendo que este alarido, será uma forma de pressão.
As forças vivas da Cidade, têm que intrevir, porque se esperam solução por parte do Presidente da Câmara, esqueçam!!!!
Vamos ver, se ele está empenhado em ajudar, porque se o fizer só lhe fica bem e o Comércio Tradicional agradece, assim como os Municipes que trabalham e visitam a Baixa.
Vamos aguardar..

Lipa disse...

Hoje segunda de manhã posso dizer que a greve está muito perto dos 100%. Nunca vi Coimbra assim.
Não conheço bem os motivos dos motoristas mas se estão dispostos a perder parte do salário na altura de Natal é porque têm bons motivos. Hoje vi uma senhora de idade a sair a correr de um autocarro que não era o dela para ir tentar apanhar um que a levasse a casa numa paragem ainda longe. Pois esperou por três autocarros que não apareceram e apanhou o 1o que viu, assim como eu. Já ouço queixas e greves dos SMTUC há muito tempo e não percebo porquê, pelo que me parece não pedem mais que qualquer outro trabalhador. O problema é que já ninguém se importa com Coimbra.

Jaime Silva disse...

Em tempo de crise, os sindicatos não descansarão enquanto não levarem mais uma empresa à falência... neste caso à privatização!

Anónimo disse...

Acabaram de me comunicar que os alunos do ensino superior após lerem comunicado da Comissão Utentes dos SMTUC( DA BAIXA E NÃO DE SANTA APOLÓNIA) se preparam para ir pedir desconto nos passes ao sr presidente da CMC mais uma prova que a comissão e de todos para todos

Anónimo disse...

Sr Jaime, que nunca fique por receber o que os SMTUC deve aos motoristas, não e tão pouco assim, se a greve está com adesão de 94% alguma coisa quer dizer,privatizados já estão a muito , proximo passo do executivo da CMC e privatizar as aguas.

Anónimo disse...

Sr. Jorge Neves, é fantástico o "poder" da internet e, neste caso, da blogosfera...pois tudo se pode dizer, tudo se pode contestar, mas... nada se pode provar!
No seu caso em concreto parece que sabe de tudo!
E, sendo funcionário (ou devo dizer trabalhador, face à LVCR e ao RCTFP?...) da Administração Pública, deveria procurar informar-se melhor sobre alguns pontos, antes de fornecer informações (aparentemente tão seguras), tais como o que os SMTUC devem aos motoristas ou que reivindicações estão estes a fazer.
Talvez assim esclarecesse melhor os leitores, em vez de tentar manipular-lhes a opinião.

Anónimo disse...

É que os motoristas dos SMTUC não têm salários em atraso (ao contrário de muito cidadão deste país), não excedem o horário normal de trabalho (que, como o sr. deve saber, são 35 horas semanais, ao contrário de muito trabalhador privado que faz muito mais e recebe muito menos) e, quando fazem trabalho extraordinário (às vezes, períodos inferiores a 1 hora) preenchem o respectivo boletim de trabalho extraordinário e recebem a respectiva compensação legal, o mais tardar, 2 meses após (em alguns meses, recebendo 2 meses de trabalho extraordinário).
Portanto,não fale do que não sabe pois os SMTUC não devem nada aos motoristas ou qualquer outro trabalhador!
Procure antes saber quais os vencimentos médios destes trabalhadores e conclua que há muitas pessoas a trabalharem mais e em condições muito piores, com empregos precários, a ganharem muito menos (informe-se sobre o n.º de contratados a termo, por ex. face ao efectivo total e logo perceberá).

Anónimo disse...

É que os motoristas dos SMTUC não têm salários em atraso (ao contrário de muito cidadão deste país em tempos de crise), não excedem o horário normal de trabalho(que, como o sr. deve saber, são 35 horas semanais, ao contrário de muito trabalhador privado que faz muito mais e recebe muito menos) e, quando fazem trabalho extraordinário (às vezes, períodos inferiores a 1 hora) preenchem o respectivo boletim de trabalho extraordinário e recebem a respectiva compensação legal, o mais tardar, 2 meses após (em alguns meses, recebendo 2 meses de trabalho extraordinário).
Portanto,não fale do que não sabe pois os SMTUC não devem nada aos motoristas ou qualquer outro trabalhador!
Procure antes saber quais os vencimentos médios destes trabalhadores e conclua que há muitas pessoas a trabalharem mais e em condições muito piores, com empregos precários, a ganharem muito menos (informe-se sobre o n.º de contratados a termo nos SMTUC, por ex. face ao efectivo total e logo perceberá).

Anónimo disse...

Nos SMTUC existem apenas 6 motoristas contratados...

cerca de 30 em falta para assegurar o serviço todo....

O problema dos SMTUC são as cerca de 100 pessoas que trabalham naqueles escritórios que não fazem 4h de trabalho diário....

Entram vão logo para o bar....vao almoçar.

Regressam do almoço fazem 1h vão logo para bar...

O mais revoltante disto é que o administrador está a ver tudo isto e não é capaz de se impor...


Outro aspecto de salientar é que 40% dos motoristas dos SMTUC têm outro emprego e nesse ganham muito mais !!! a chamada "caroca"...inclusivé alguns já foram visto a trabalharem ao fim de semana para a empresa privada JOALTO...

Anónimo disse...

Por último, não deixe de saber que as remunerações deles foram actualizadas em 2,9 % (exactamente como sua), com efeitos a 01/01/2009, tudo DE ACORDO COMA LEI.
Agora, para finalizar, procure saber, em concreto, e medite sobre o que reivindicam:
1 - Actualização de remunerações com efeitos retroactivos a 01/01/2008, com base na opção gestionária prevista na Lei 12-A/2008, de 27/02 (5 avaliações de desempenho não inferiores a 5 bons seguidos. Sobre este ponto e, se tiver lido com atenção a referida lei, verá que o que os motoristas dos SMTUC e respectivo sindicato estão a fazer é pressionar aquele serviço municipalizado a enveredar por um opção (não obrigação) legal, quando a mesma impõe CONDICIONAMENTOS LEGAIS, nomeadamente, regras específicas de afectação orçamental, face às disponibilidades.
Ou seja, PURA PRESSÃO PARA GANHAREM MAIS, sem querer saber de eventuais entraves legais, disponibilidade financeira, etc. (para alguns motoristas mais "diligentes", se for preciso vender um autocarro para resolver a questão...que assim seja).
2 - Inclusão do subsídio de turno (25% da remuneração mensal ilíquida) no subsídio de férias e natal. Sobre este ponto, estude bem o assunto e procure saber para que serve e o que é um suplemento remuneratório e saiba que existe um acórdão do supremo tribunal administrativo a negar esta situação, que, à "fina força" os motoristas dos SMTUC teimam querer "legalizar". Pergunte-lhes, por ex. se a consciência cívica de cada um deles, nunca lhes pesou pelo facto de, quando estão de férias, continuarem a auferir subsídio de turno e abono para falhas, quando a lei prevê EXPRESSAMENTE que aqueles só devem ser auferidos quando há efectiva prestação de funções. Pois é...quando a vantagem está do nosso lado, está tudo bem. Quando não está, há que fazer tudo para mudar as coisas, nem que isso implique ir contra a lei ou a sustentabilidade de um instituição.
3 - Pagamento de trabalho extraordinário no mês imediatamente a seguir à sua prática. Acha que é muito, um mês de atraso? Pois eu não acho, tendo em conta a exorbitância que os SMTUC pagam mensalmente a título de trabalho extraordinário ( há motoristas que recebem 2 vezes a sua remuneração em trabalho extraordinário e a todos é dada essa oportunidade. Só não faz trabalho extraordinário quem não quer, porque tem uma segunda ocupação)e tendo ainda em conta a outra exorbitância que os SMTUC pagam aos trabalhadores a título de despesas com saúde - adse (Sim,caso não saiba, são os SMTUC que assumem essas despesas, algumas vezes, fruto de ilegalidades (compra de óculos de sol, por exemplo, que alguns motoristas apresentam como verdadeiras despesas com saúde).
Em suma, os motoristas dos SMTUC estão a recorrer ao seu direito de greve constitucionalmente previsto, tão somente para, aproveitando a altura do ano, MANIPULAR A OPINIÃO PÚBLICA E ALCANÇAR OS SEUS OBJECTIVOS PESSOAIS E ESPECÍFICOS, BASEADOS EM INTERPRETAÇÕES PERSONALIZADAS E TENDENCIOSAS DA LEI.
Portanto, Sr.Jorge Neves, sugiro-lhe uma vez mais que não manipule a opinião dos leitores, ANTES, esclareça-os.

Obrigado

Anónimo disse...

Eu sei que é tarde, mas nunca para dizer tão pouco. Apesar da razão que lhe assiste, saber escrever também é uma obrigação, e por isso, o que o senhor tinha para dizer, apenas prejudicou quem mais precisa. Para atingir de forma certeira, é preciso dar vida às palavras, e isso não foi conseguido. O "amigo" antes de fazer algo para mobilizar a totalidade, precisa de conquistar as partes envolvidas. Carlos Mendes