(DO GOVERNO CIVIL DE COIMBRA)
NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL
2010-11-03
Reunião com PSP e Agência de Promoção da Baixa de Coimbra
Hoje reuniu, como previsto no contacto da passada semana, o Governo Civil de Coimbra, a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), e a PSP de Coimbra. Nela estiveram presentes, para além do Sr. Governador Civil, Henrique Fernandes , o Sr. Presidente da APBC, Armindo Gaspar , o Sr. Arménio Henriques , o Sr. Subintendente da PSP de Coimbra, Lopes Ferreira, e o Sr. Comandante da 2.ª Esquadra da PSP de Coimbra, Subcomissário Pratas.
Na reunião foram analisados os dados da criminalidade, que apontam para uma diminuição de 27% do número de queixas apresentadas, em período homólogo 2009-2010. Foi constatada, no entanto, a necessidade de se reforçar, quer o conhecimento dos dispositivos de segurança pública já existentes, nomeadamente a videovigilância, quer o patrulhamento, assumindo o reforço das medidas de autoprotecção e segurança por parte dos comerciantes e residentes da Baixa de Coimbra.
Assim, ficou decidido que, num prazo de 15 dias, a APBC concluirá a sua auscultação junto dos agentes e entidades fornecedoras de serviços de segurança, após o que se confrontará o resultado do trabalho com as políticas e práticas de segurança pública, em nova reunião no Governo Civil.
Seguir-se-á uma sessão de informação alargada a todos os comerciantes da Baixa, a marcar naquela zona da cidade. Esta reunião visa o esclarecimento sobre as políticas e medidas de segurança pública actualmente em vigor em Coimbra e no País, ouvindo todos os contributos para as melhorar, e contribuindo para uma mais correcta percepção da segurança na Baixa de Coimbra.
********************************************
Perante este lacónico comunicado de imprensa emanado do Governo Civil algumas questões se colocam:
1- Começa por se apresentar os elementos presentes na reunião. No caso, a APBC, a PSP e o próprio governador civil Henrique Fernandes;
a)- Porque não foi a ACIC, Associação Comercial e Industrial de Coimbra, convidada?
b)- Porque não receberam convites os presidentes das juntas de freguesia de Santa Cruz e São Bartolomeu?
2- O governador Civil ao apresentar os dados da criminalidade, "que apontam para uma diminuição de 27% do número de queixas apresentadas, em período homólogo 2009-2010", está referir-se a que período?
a)- estamos em 2010...não deveria querer dizer 2008-2009?
3- Está errado encarregar apenas a APBC do dossier segurança da Baixa. Ainda que o fosse a posterior, institucionalmente, a meu ver, todos os representantes políticos e associativos deveriam ser consultados. Não se entende esta posição de Henrique Fernandes.
Citando Carlos Clemente, presidente da junta de freguesia de São Bartolomeu, "a Baixa não é só comércio, tem também moradores. Não ouvir os presidentes de junta é passar-lhes um atestado de incompetência. No que me toca a mim, até entendo porque é que o senhor governador não me convida. Como olho as pessoas nos olhos e digo umas verdades, logo, compreendo porque não fui convidado. E não se pense que, pelo facto de não ter ido até estou chateado, nada disso. Por acaso até me fez jeito. Mas não é assim que as coisas se fazem. Isto é um desrespeito. Eu fui eleito para defender os meus fregueses e fá-lo-ei contra todos os ventos e maremotos. Eu não estou na política por "amiguismo". Gosto do que faço. Felizmente não preciso da política para viver. Ando cá por gosto", enfatiza Carlos Clemente.
2 comentários:
Apetece-me ser forte e feio, é assim mesmo Presidente Clemente, mande-os todos às favas, se existem alguem que defende a baixa, que a tenta dinamizar é a Junta de Freguesia de São Bartolomeu.
Com carago isto já começa mesmo a enojar
DESDE QUANDO A APBC,REPRESENTA O COMÉRCIO DA BAIXA DE COIMBRA?
AFINAL SERÁ QUE A ACIC, DEIXOU DE EXISTIR?
QUAL A ATITUDE A TOMAR PELA ASSOCIAÇÃO?
A SER ASSIM, A DIRECÇÃO DA ACIC DEIXA DE EXISTIR PARA DEFENDER OS SEUS ASSOCIADOS.
SERÁ QUE A APBC É UMA FILIAL DA ACIC?
RAZÃO TEM O PRESIDENTE DA JUNTA DE SÃO BARTOLOMEU, ESTE NÃO DEIXA CAIR A BOLA E ATIRA COMO DEVE SER.
FACTOS, SÃO FACTOS.
DEIXEM-SE DE REUNIÕES E PASSEM ACTUAR, PARA A SOLUÇÃO DESTES PROBLEMAS, QUE SÓ PREJUDICAM A BAIXA.
Enviar um comentário