segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BAIXA: VOCÊ JÁ FEZ A SUA BOA ACÇÃO HOJE?




 Quando lhe pergunto se ser solidário é garantir uma leirinha no céu, ela toca-me com a sua alegria e faz-me vibrar com uma gargalhada. Maria Martinha é assistente social e freira da Comunidade das Irmãs Adoradoras em Coimbra. Juntamente com os dois colaboradores Mónica e o Ricardo e mais uma dúzia de dedicados voluntários, todos os dias, colocam de pé o projecto “ERGUE-TE”. Este programa é missão humanitária de ajuda às mulheres que se prostituem na rua e seus agregados familiares no distrito de Coimbra. Como calculamos, actualmente todas acções filantrópicas vivem com dificuldades. O vértice da pirâmide de assistência reside na Segurança Social, que graças a esta instituição cobre oitenta por cento dos custos directos. Mas faltam os outros vinte, e para os conseguir só com muita imaginação, com boa gestão, tentando multiplicar o pouco que se tem por muitos que de ajuda carecem. É graças aos muitos voluntários que a equipa “ERGUE-TE” leva, todos os dias, essencialmente, uma palavra de esperança, num amanhã melhor, aqueles e aquelas que estão no fim da linha, fazendo-os acreditar que, com ajuda, com vontade firme, é possível inverter o caminho.
A “ERGUE-TE”, precisamente para fazer face às despesas fixas que condicionam a equipa todos os dias, no dia 8, deste mês de Novembro, abriu uma VENDA DE NATAL, no edifício Azul, no Largo das Olarias, em frente à Loja do Cidadão. Inicialmente era para ser apenas uma semana, mas, segundo Martinha, “as pessoas, talvez tocadas pelo melhor que existe dentro de cada um de nós, responderam à chamada. Estou muito contente senhor Luís. Estamos todos de parabéns. Gostaria de agradecer a todos a imensa generosidade ao virem visitar a nossa exposição e adquirirem uma pequena peça simbolicamente. É precisamente por vermos tanta vontade em ajudar-nos –o que também significa um reconhecimento pelo nosso trabalho- que decidimos prolongar a nossa VENDA DE NATAL até ao próximo dia 26. O meu muito obrigado a todos pelo sentimento de altruísmo que tantos têm demonstrado!”.
Portanto, se você é um herege como eu e ainda não fez uma boa acção esta semana, até à próxima sexta-feira, ainda podemos fazer algo por nós e pelo próximo. Vale mais prevenir que remediar!

Sem comentários: