sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ABRIU A MAQUARIE DESIGN





 As cores são vivas, como resplandecente é a primavera. Afinal um jardim é composto de uma palete de cores que nos alimenta a alma. Quem passa na Rua do Corvo, em frente à Ricarlina, mesmo sem nada fazer, é atraído pelo vermelho sangue de umas montras que chamam a nossa atenção. É a Maquarie, uma nova loja de artigos de design português que muito vem engrandecer a nossa Baixa.
Entramos. Lá dentro está a Andreia Ferreira, uma jovem bonita e muito simpática, que tudo indica ser, daqui a uns meses, mãe pela primeira vez. Falar com a Andreia é um gosto, pela simplicidade da sua beleza angélica, mas os nossos olhos não param. Perante tanto apelo cintilante, o nosso olhar, de artigo em artigo, como grilo saltitante, calcorreia uma flor, um colar, uma carteira em tecido de Viana. Em metamorfose, sentimo-nos uma borboleta em voo livre, saída daquela pequena caixa de cerâmica. Lá de cima, olhamos aquela linda “bandolete” e pensamos que o Natal está próximo e poderia constituir a tal prenda original para aquela pessoa que nos prende a mente. Tocando com a mão, fazendo movimentos no espaço, em pequenos sorvos de ilusão, imaginamos como ficaria bem no seu cabelo prateado.
Lindo, muito lindo, este novo estabelecimento. Com o vaguear neste jardim de éden, até nos esquecemos da arquitecta deste sonho materializado. Conte-me, Andreia, como é que veio parar à Baixa?
“Desde que me conheço, gosto de tudo o que é artesanato manual. Comecei a correr feiras e, sempre que podia, falava com os autores. Esta área sempre me fascinou. Através da Internet, comecei a interessar-me pelo artesanato português. Reparei que é uma área pouco desenvolvida. As pessoas estão pouco familiarizadas e pouco vocacionadas para esta riqueza cultural que atravessa o nosso país de fio a pavio. São peças únicas que acabam por ser uma extensão de quem as fabrica. São a sua sensibilidade e amor materializado; a expressão sentida de uma mãe que ama um filho dentro do seu ventre.
Tenho aqui artesanato de todas as regiões de Portugal. De Viana do Castelo, da linha do Porto, da região Centro, de Lisboa, do Algarve, mais propriamente de Faro.
Os materiais utilizados são os tecidos, pasta de papel, porcelanas, cerâmica, vidros, massa polímera, o chamado fimo –são estas pequenas flores de cores vivas, está a ver?
Então, como já tenho experiência do comércio, o meu sonho era mesmo abrir uma loja.
Estive até agora, como empregada, numa loja do género no “Fórum”. Surgiu esta oportunidade e não hesitei. Gosto muito da Baixa. Creio que o futuro do comércio está aqui. Bem sei que escolhi uma altura difícil, mas, se calhar, é nestas ocasiões que temos de arriscar. Sermos diferentes. Foi o que fiz: apostei num ramo de artigos que o Centro Histórico não tinha. Não é verdade que a sorte protege os audazes?”
Obrigada Andreia. Muitas felicidades. Estamos todos a torcer pelo seu sucesso. Muita força e coragem.
Fica aqui também o endereço do blogue desta espectacular loja: www.maquarie.blogspot.com

2 comentários:

Andreia Ferreira disse...

Olá Sr. Luís, muito lhe agradeço este post e as suas amáveis palavras.
Uma óptima continuação para o seu blog.
Andreia

LUIS FERNANDES disse...

Não tem de quê, Andreia. "Nós", a Baixa, que tanto necessita de novas cores, novos sons, nova musicalidade, é que agradecemos.