terça-feira, 23 de novembro de 2010

QUANDO O MAU GOSTO FAZ ESCOLA...







 O Jornal Público de hoje, em título no caderno interior "C'est l'humour luso-francês, pá", fala de uma dupla de descendentes de portugueses em França, Rodolfo Ferreira Ribeiro e José Cruz que, num humor discutível a todos os títulos, são um êxito na Internet, mais propriamente no YouTub.
Em reportagem do jornal, são ouvidas outras pessoas, filhos de emigrantes. Para eles, estes filmes são uma espécie de catarse, uma purificação emocional, uma terapêutica psicanalítica que pretende expurgar certos recalcamentos através da exteriorização.
Ora, ouvindo os vários vídeos, quanto a mim, estamos perante montanhas de mau gosto. Chamar humor a isto é o mesmo que admitir que o rio Ganges, na Índia, cheio de animais putrefactos na sua água, é purificador para a saúde. Mas enfim, cada um tem a sua opinião. Sem dúvida que se pode e deve brincar com tudo. Creio é que o resultado desse humor deve ter dignidade não só para ele mesmo enquanto mensagem de boa disposição, mas também para os visados no "sketch". É claro que cairemos sempre na subjectividade de cada um, mas estou a lembrar-me, por exemplo, do humor de Herman José que fez escola no país, ainda que por vezes tivesse tocado o tal limite risível, a cair no ridículo, penso que, de uma maneira geral, foi sempre positivo.
Agora, olhando para este êxito, segundo o jornal, Deus nos perdoe por temos contribuído para essa fama. E este tipo de ofensa a um povo não é original, já no ano passado o jornal Expresso dava conta, aqui, do mesmo tipo de agressão.
Puta que pariu este tipo de voyeurismo...

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Eu tive conhecimento desses videios no seu blogue,no imediato achei alguma graça, mas friamente cheguei á facil conclusão que mais não passa de uma humilhação ao povo portugues, mais propriamente ao que procura outro país para melhor a sua vida. A comunicação social simplesmente devia não dar noticia de "coisas" como esta.