sábado, 21 de agosto de 2010

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Marco deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)": 

Parece-me senhor Anónimo que está a exagerar um pouco. Eu ando à noite pela cidade, nomeadamente pelas ruas que referiu e nunca fui assaltado ou incomodado. Apenas alguma prostituta ofereceu os seus serviços e eu negando recebi como resposta um pedido de desculpas. Ou, por vezes, indivíduos ébrios pedem-me um cigarro ou uma moeda. Acho que estes desgraçados membros da nossa sociedade são muitas vezes erradamente indicados como causadores de toda a criminalidade e vandalismo da cidade, sublinho erradamente.
Agora em relação à feira montada e instalada diariamente na praça velha tem razão. Mas, também acho que estes vendedores, artesãos e músicos são necessários a qualquer cidade, dão vida e cor às ruas. De uma forma regulada, é claro.Com normas e regras e locais próprios para o efeito, sem prejudicar o comércio tradicional. Este sim, a principal vitima deste fenómeno.
Marco 

1 comentário:

Anónimo disse...

Respondendo ao Srº Marco direi não entender em que medida os referidos vendedores ambulantes dão cor á cidade, só se, cinicamente, for pela cor com que grafitam a referida Igreja de S. Tiago.
Diga - se se não lhe mete pena as frases grafitadas nas paredes da Igreja de S. Tiago?
O cheiro exalado na proximidade dessas mesmas paredes, pelos dejectos e fezes aí depositadas por essa corja que vagabundeia pela baixa!
Os vidros das garrafas partidas!
Nunca foi assaltado, acredito porém será por certo uma excepção.Mas gosta porventura das pessoas que vegetam nas ruas que referi?Não me refiro ao aspecto mais ou menos arranjado, ou ás roupas ou não de marca.Friso antes ao trafico de droga descarado e ás brigas e agressões do mesmo resultantes.Aos arrumadores de carros, insistentes e mal educados.Aos idosos podres de embriaguez , que cambaleiam atropelando turistas e quem para trabalhar circula na baixa.
É este cenário que eu denuncio e esse é indesmentivel tendo crescido desmesuradamente nos ultimos anos.
Medidas;retirar do centro histórico instituições, alegadamente de apoio á toxicodependencia , como as situadas no Terreiro da Erva e ruas circundantes.Abolir o comércio ambulante no Bota Abaixo.
Criar lugares especificos, desde centros de dia e jardins para a terceira idade para evitar que deambulem pelas ruas ébrios e sedentes de vicios, desde a mendicidade á prostituição.
Conheço várias cidades turisticas europeias e em nenhuma encontro a " paisagem " humana do centro histórico de Coimbra!!!
Ao invés de constituir chamariz para o turista afugenta quem por cá passa.