sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O NOSSO SATÉLITE CAPTOU...





 Depois de ontem aflorarmos aqui, através do “espírito do Carvalho”, hoje soubemos, por intermédio do nosso satélite “Questões Transcendentais”, que o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Barbosa de Melo, está profundamente interessado em saber quais serão os problemas burocráticos que atormentam Lúcio Borges e que estão a obstar a abertura da “Brasileira”, o vetusto estabelecimento que toda a Baixa está ansiosa para ver abrir ao público.
Depois de ontem termos acompanhado o sofrimento do grande pasteleiro da Rua da Moeda, e várias vezes galardoado em festivais de doçaria por esse Portugal de Norte a Sul, hoje, através do nosso satélite, interceptámos uma chamada telefónica entre o assessor do vice-presidente da autarquia e o presidente da junta de freguesia de São Bartolomeu.
Pedimos desculpa se o que transcrevemos não é exactamente o dialogado entre os intervenientes. Mas tal facto anómalo, a nosso ver, deve-se essencialmente a um ruído de fundo que vem da Rua Daniel de Matos, entre Ricardo Castanheira e Manuel Machado, mandatários dos candidatos à Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista, Victor Baptista e Mário Ruivo.
Vamos então à conversa telefónica:
-Alô, é o senhor presidente Carlos Clemente?
-Sim, quem fala?
-Daqui Pignatelli Queiroz, assessor do senhor vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra…
-Boa tarde doutor, como vai? Então em que posso ser útil? Não me diga que me vai comunicar que os prédios da Travessa das Canivetas, propriedade da autarquia, vão entrar em obras?
-Ó senhor presidente…quem nos dera que tal fosse possível, imediatamente, mas não é. A câmara não tem dinheiro, o senhor sabe…
-Pois sei! Mas sei também que o Departamento de Habitação anda sempre a perseguir alguns proprietários privados. Alguns que conheço, por causa de uma pequena infiltração, ameaça com posse administrativa. Ora tenha lá paciência! Mas ou o procedimento é igual ou então conte comigo para malhar no executivo, quando for a próxima Assembleia Municipal…
-Calma, senhor presidente. Agora faça o favor de me ouvir…
-Desculpe! É que, perante estas aberrações, passo-me dos carretos. Faça o favor de dizer…
-É assim, senhor presidente: ontem esteve cá na câmara o senhor presidente da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, o senhor Armindo Gaspar, acompanhado com o senhor Lúcio Borges. Segundo parece há lá uns problemas administrativos para resolver na “Brasileira” e o investidor está muito desmoralizado.
Aconteceu que, ontem, o senhor vice-presidente Barbosa de Melo estava em reunião e não pode recebê-los. Nessa “demarche”, encarrega-me o doutor Barbosa de Melo de comunicar ao senhor presidente, Carlos Clemente, de que está a fazer tudo para que este grande “ícone” hoteleiro abra depressa. Além de mais, gostaria de contar com o seu envolvimento no sentido de tranquilizar o senhor Lúcio Borges de que a autarquia estará sempre ao dispor de todos os comerciantes e hoteleiros.
-Pode contar comigo, senhor doutor Queiroz. É isso mesmo que quero ouvir e todos os agentes económicos do Centro Histórico.
-Muito obrigado senhor presidente…
-Obrigado eu, em nome da junta de freguesia de São Bartolomeu.

Sem comentários: