quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RUA DAS AZEITEIRAS COM LIXO AO ALMOÇO


(Este popó, de alta cilindrada, abusivamente e a desafiar a Polícia Municipal, já há muito tempo que teima em estacionar aqui. Como não sei quem é o padroeiro dos azeiteiros, vou fazer uma prece ao Santo Onofre, protector dos comerciantes: "livrai-nos, Senhor, deste mostrengo na Rua das Azeiteiras!")




 A Rua das Azeiteiras é uma das artérias mais emblemáticas da Baixa de Coimbra. De uma ponta à outra está prenha de boas casas de restauração que muito engrandece o Centro Histórico. É como se fosse o futuro a antecipar-se nesta zona de antanho.
Hoje, durante a noite, o lixo não foi recolhido. Para aliviar o mau aspecto dos detritos à frente das suas casas, cada um teve de pugnar por limpar e transportar os sacos para os contentores mais próximos. Foi o caso do senhor Álvaro, o proprietário do “Giro”, um encantador restaurante desta rua. Um pouco surpreso pela minha pergunta, olhando assim para mim de alto a baixo –não fosse eu algum fiscal da autarquia para o multar- começou por me interrogar: “porque é que quer saber se fui eu que retirei e transportei o lixo? Porquê?”. Depois de devidamente tranquilizado, de que da minha parte não viria mal ao mundo, lá lhe fui dizendo que era para um blogue que escreve sobre a Baixa, ficou então mais tranquilo. Disse então que, não sabendo porquê, esta noite não houve recolha. Foi ele mesmo que transportou os sacos para os contentores próximos da rua, e, como pude constatar, lavou o empedrado junto ao seu restaurante.
Porque falei com outro operador da zona e que pediu o anonimato, peremptoriamente, disse que o modo e os horários de recolha são uma vergonha. “Às vezes, são 23 horas, estão as duas esplanadas da Praça do Comércio cheias de turistas a jantar e o camião grande de recolha pára ali mesmo em frente a exalar um cheiro nauseabundo. Então, diga-me lá, não acha que esta recolha deveria ser feita lá para a uma, duas da manhã? Mas isto não será óbvio? Porque razão é que a autarquia, de vez em quando, não faz uns inquéritos acerca da satisfação de quem aqui trabalha e mora? Há tantas ideias que poderiam ser aproveitadas. Que diabo, parece que a câmara só está ali para nos tramar…”

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Parece mesmo que é só para nos tramar!Pelas 8 da manha quando passei na Rua das Azeiteiras, VERIFIQUEI QUE NÃO TINHA SIDO FEITA A RECOLHA DO LIXO, pensei para comigo, devem vir fazer agora de manha. Pelas 13h10, quando ia para almoçar, lá continuava depositados alguns sacos do lixo, pensei para comigo, não vieram fazer a recolha, perguntei a alguns moradores e comerciantes, que me garantiram que a recolha não foi feita e que recolheram o lixo para dentro dos restaurantes e habitações e alguns que o foram colocar em contentores( que quase não existem).Sem duvida que o horario da recolha do lixo no Verão não é o mais adequado, que a recolha do lixo nas zonas de restaurantes e cafes devia ser feita duas vezes por dia não deixa de ser uma verdade.Ainda na sexta-feira andaram a fazer tratamento aos ratos que passeiam entre duas casas bastantes degradadas que são propriedade da Autarquia que se situam numa das Travessas da Rua das Azeiteiras, tambem não
deixa de ser verdade. Gastamos dinheiro a matar os ratos ou a satisfazer as suas necessidades alimentares no lixo que não é recolhido?
Na minha opinião mais radical, acho que todos os moradores e comerciantes daquela Rua, na proxima vez que sejam ignorados na recolha do lixo( pagam taxa para o lixo ser recolhido)devem pegar nos referidos sacos e depositalos em frente da SEDE DA AUTARQUIA.Mas não se esqueçam de me avisar( todos eles me conhecem desde criança) ou comunicar ao senhor Luis aqui do Questões Nacionais, para irmos fazer a nossa devida reportagem e noticiar o triste momento, aliás mais um dos tristes momentos que esta Autarquia nos submete.

Anónimo disse...

Gostava só de opinar acerca dos carros estacionados na Praça do Comércio e ruas limítrofes.Além deste carro,que é useiro e vezeiro em estacionar á entrada da rua das Azeiteiras,é indecente a quantidade de carros que teimam em estacionar diariamente na Praça.Compreendo que algumas casas comerciais necessitem de utilizar veiculos para o seu trabalho.Mas,se tivermos um pouco de atenção verificamos que alguns são carros particulares que ficam no mesmo local durante o dia todo,até ás 19H.
Eu pergunto:se ocorrer um incêndio ou qualquer outro sinistro?Ou mesmo se uma ambulância necessitar de ir buscar algum idoso á casa dos pobres,por cima do antigo Marthas?Como fazem? Vão perguntar de porta em porta quem são os proprietários das viaturas?
Não é ser mesquinho,mas a maioria dos carros são de empregados comerciais comodistas.Sim,porque atravessar a ponte de Santa-Clara a pé,p.e.,cansa muito com este calor,não sou eu que digo,é um dos que diariamente estacionam o carro no Adro de Baixo.
Marco

Jorge Neves disse...

Concordo consigo Marco.
Tenho o dever de informar, que o lixo foi recolhido pelas 17h00 do dia de hoje, o porque de não ter sido recolhido na noite de ontem ainda está por saber, mas o que interessa neste momento é que a recolha foi feita.Tambem me compete informar, que os mecanismos da CMC,assim que tiveram conhecimento oficial da não recolha do lixo, tiveram o cuidado em dar uma resposta rápida.Não posso só criticar o que não é feito pela Autarquia,tenho tambem o dever de reconhecer os seus méritos.