sábado, 13 de fevereiro de 2010

POR AMOR DE DEUS, POR FAVOR, NÃO FAÇAM NADA!






  Nunca contei aqui, mas agora conto. Tenho alguns amigos mas são todos da terceira divisão. Calma, que eu já explico, não fique nervoso. É assim, vamos dividir a sociedade em três divisões, assim como o futebol –se calhar, como não gosto de bola, estou a dizer um grande disparate, mas deixe lá, passe à frente- está a ver? Isso mesmo. Agora já entende onde jogam os meus amigos…pois na distrital. Como certamente adivinhará nunca irei jogar com o Benfica. Está a seguir o meu raciocínio? Se estiver a ir muito depressa, diga. Bom continuando, em metáfora, é claro, o que quero dizer é que não tenho amigos influentes. Por exemplo, o ministro xpto, o deputado yz, o presidente da câmara, o vereador abc. Agora já está entender? Ainda bem. Então vou continuar.
Por exemplo, se eu fosse amigo do Presidente da Câmara, o Carlitos Encarnação, se lhe pudesse fazer um pedidozito, assim a meter uma cunhazita, sabem o que é que eu pedia? Não senhor! Nada disso. Não ia pedir um lugarzito para o meu rapaz. Rogava-lhe uma coisa: que não deixasse mexer no tapume que está no Largo da Freiria. É lindo, lindo, de morrer. Aquilo já é um microcosmo. Há por lá de tudo, uns passaritos mortos, uns gatitos, uns ratitos. Aquilo é mesmo uma sã convivência. Olhe, se os nossos políticos tomassem mais atenção à natureza aprendiam que é possível conviver com a diferença de classes, cores e famílias.
Este jardim é um encanto. Delicia os meus olhos. E então o prédio, abandonado há uns anitos? É uma beleza. Aquilo é mesmo arte. Nos últimos dias, tenho impressão que engravidou. Nota-se assim uma barriguita acentuada. Será que também se está a bater aos 200 euros dados pelo governo? Eu sei lá! Isto há prédios para tudo. Palavra de honra, é simplesmente amoroso. E o terreiro em frente?  É assim uma espécie de jardim do Éden.
E então? Parece que estou a ouvi-lo interrogar. Eu explico, mas tenha calma, se faz favor! Não me pressione. É assim: nos últimos dias ando preocupado por dois motivos, e sabe-se lá o que é pior.
Um deles é que pode cair o edifício. Já viu, fico sem vistas. Estou habituado àquilo. É como se fizesse parte de mim. Como é que, depois, diariamente, vou aguentar aquela falta? Até posso apanhar alguma depressão. A segunda –palavra de honra que até ando a sonhar com isto-, já pensaram: e se o presidente da câmara manda retirar os tapumes? Eu sei lá! Eu conheço-o mal, se calhar nem vê que este jardim, se continuar, ainda pode vir a ser considerada a oitava maravilha do mundo. Ora, está de ver, se fosse assim, ajudava a Baixa a, mais facilmente, ser nomeada Património Mundial da Unesco. Estão a ver, não estão? Ora eu sei lá se o Carlitos Encarnação sabe disto? Se calhar, anda lá tão embrulhado a vasculhar os papéis na secretária para conseguir a defesa na Assembleia Municipal, por causa da “Verdade sobre o Euro 2004 em Coimbra”, que nem liga a isto. Ora o que me preocupa é que, de repente, levanta-se espavorido e… zás! Toca de mandar destruir esta obra-prima da natureza. Mas, como já viram, eu não quero. Volto a repetir: eu não quero. Por favor não me estraguem a vida!
Portanto, para você que me lê, se estiver com o nosso guarda-mor, meta lá a cunhazita por mim: Por favor não estraguem esta bonita imagem. Pensem no turismo…

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo cartão de visitas para os turistas que nos visitam. Será de recomendar que conservem esta obra -prima pelos menos até ao verão, para que mais a possam admirar.Esta e outras que compõem o nosso centro histórico.
Ana

Anónimo disse...

Belas imagens.
Amigo Luis, deveria enviá-las ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, ou então a um Engº que é Director do Centro Histórico, para ver se ganhava vergonha.
Sabe bem o que se tem feito sobre este edificio e as respostas obtidas por parte da C.M.C.
Tem toda a razão "uma vergonha".
Aliás o meu amigo possui cópia de um oficio enviado pela C.M.C. sobre esta questão.
Nesta Cidade, uns são filhos e outros enteados.
Um abraço
CC