terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O LIXO NA CIDADE







  São 10 horas da manhã. O senhor Veiga, proprietário do pronto-a-vestir com o mesmo nome, está inconsolável: “já viu isto? É quase todas as semanas a mesma coisa. Estamos fartos de ligar para a câmara. No princípio eu limpava sempre. Agora não! Não pode ser! Isto, é gozar com a nossa cara... não pode continuar!” –enfatiza o senhor Francisco, com o rosto exasperado e a gesticular com as mãos.
“Já encontrámos um tiquet de carregamento de telemóvel, através do Multibanco, e contactámos a pessoa. Desculpou-se, disse que não voltaria a fazer o mesmo e agora, hoje, encontrámos este quadro de miséria. Fogo, o que será preciso para a autarquia começar a instaurar coimas aos infractores? Veja bem que a junta de freguesia de São Bartolomeu andou a colar junto aos contentores avisos de sensibilização. Valeu alguma coisa? Quem faz isto não merece viver aqui!”.
De facto, esta situação é incontornável. Não pode continuar. Não sou a favor de um Estado-polícia, mas quando os cidadãos não respeitam a liberdade dos vizinhos não resta outra alternativa senão a espada castigadora de Dâmocles. Claro que este comportamento continuado não é mais do que uma necessária educação que não se obteve em tempo útil, ou, também, a experiência adquirida ao longo da vida não serviu para nada.
Tudo começa na educação, não estou a escrever nada que seja novo. Já em 580 A.C., Pitágoras, o grande filósofo da antiguidade, escrevia: “eduquemos as crianças, e não será preciso castigar os homens”.
Se é assim, porque não se aposta na disciplina para a cidadania? Deixe estar, não responda…

2 comentários:

Anónimo disse...

A falta de civismo continua, é bem triste mas é a realidade.Melhor mesmo é o srº Veiga arranjar um carrinho de mão, e todos os dias depositar em frente á CMC,todo o lixo que os outros deixam ficar à porta do estabelecimento comercial.
Só se preocupam em deixar um Mundo melhor para as crianças de hoje, nunca se preocupam em formar crianças boas para o Mundo de amanhã.

Anónimo disse...

Já agora, as camaras de video-vigilancia poderiam servir para identificar os responsaveis e a CMC, aplicar a respectiva coima.