quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

UM AVIÃO NA CALÇADA



 Como me deito muito tarde, já a noite vai jubilada, estava eu no segundo sono e ainda antes das 9h00, quando o telemóvel retiniu. Era o João Cardoso, “está lá? Ó pá, vai à Rua Visconde da Luz que está lá um avião!”. Ainda meio ensonado, repliquei: um avião? Como? Caiu lá um avião? Do outro lado só ouvi: “vai lá ver, que estou com pressa!”
E lá me vesti a correr e rumei às ruas largas da calçada, a Ferreira Borges e Visconde da Luz. Algumas pessoas, de máquina fotográfica em riste e pronta a disparar, assomavam às janelas, aos varandins e aos patins das portas dos estabelecimentos, cujos donos estavam de esperanças para um novo dia que se abalançava. Os transeuntes, que rumavam com destino certo, paravam e ficavam a olhar o aparato. Compreensível, até. Em cima de um grande camião estava um Cessna, um monomotor. Afinal não é todos os dias que um avião “aterra” –salvo seja- na Baixa de Coimbra. A questão que se colocava era saber o que raio fazia ali a aeronave. Cá para os meus botões ainda semeei a hipótese de transportar o Pai Natal mas lembrei-me imediatamente que não podia ser. Foi então que associei este facto a um novo estabelecimento que proximamente irá abrir no espaço do desaparecido “Armazém Americano”. Seria isso? Sei lá! Interroguei-me em solilóquio. Vamos mas é investigar! Venham daí! Vamos falar com Miguel Faustino, um dos responsáveis por este projecto.
Bom dia, Senhor Miguel. O que é isto? Não me diga que vai colocar a máquina voadora dentro da loja? “É verdade, sim! Vamos mesmo pendurá-lo no tecto, por cima e a afocinhar para baixo, nesta antecâmara, com um aspecto lindíssimo, e que o senhor vê. Esta loja é fantástica, olhe aqui esta sala com luz natural. São espaços como estes, entre os 400 e os 800 metros quadrados que procuramos nos centros das cidades. Somos uma empresa familiar, a Sportino, L.ª, com 30 anos e constituída por mim, pelos meus irmãos e o meu pai –sabe como é que o meu criador começou? Ele era sapateiro no Bombarral e depois principiou a andar pelas aldeias de bicicleta. A seguir abriu uma sapataria no Bombarral. A partir daí foi sempre a caminhar em direcção ao futuro. Hoje temos lojas em Setúbal, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Leiria, Bombarral e agora aqui em Coimbra. A nossa empresa abarca modas de roupa, calçado, passando pelo desporto. Representamos grandes marcas internacionais. Apesar da crise que vivemos, não temos medo. Para além de termos loja online, procuramos que os espaços que abrimos, sempre nos centros históricos, sejam locais de culto, irreverentes na decoração, diferentes na oferta de produtos e na imagem de marca. Daí você verificar a colocação do avião dentro deste espectacular anfiteatro. É lindo, não é?
Não temos receio deste tempo de recessão. O futuro está nos centros das cidades. Em Lisboa já está a começar a verificar-se uma alteração, por parte do consumidor, na procura. As pessoas já estão abandonar as grandes superfícies comerciais. Só primando pela diferença conseguimos inverter esta tendência e combater os grandes grupos económicos. Se tudo correr conforme desejamos, lá para Março, próximo, este nosso mais recente bebé dará à luz nesta encantadora cidade dos estudantes. Contamos criar entre 6 a 8 postos de trabalho. Estou muito entusiasmado. Enquanto representante do grupo Sportino, L.ª, posso afirmar que estamos muito felizes por poder contribuir para a revitalização desta parte nobre e fazer parte desta grande família comercial da Baixa de Coimbra. Posso dizer-lhe que, para além do monomotor, temos outras surpresas, mas não posso divulgar tudo agora. Concorda, não concorda?”

Sem comentários: