terça-feira, 1 de março de 2011

UM PROJECTO REVOLUCIONÁRIO DE CIDADANIA...DE JOSÉ DIAS

(JOSÉ DIAS - IMAGEM RETIRADA DA WEB)



 Deveria começar pela apresentação do projecto, mas vou fazer o contrário, em vez de começar pela obra, irei iniciar pelo criador.

QUEM É O JOSÉ DIAS?

 José Dias nasceu em Braga em 1949. Reside em Coimbra e é colaborador do INATEL.
Foi militante e dirigente católico de 1958 a 1970. Foi dirigente estudantil de 1965 a 1970. Foi co-fundador do Movimento de Esquerda Socialista em 1970. Para além disso, foi militante e dirigente deste movimento até 1981. Foi sindicalista da CGTP de 1978 a 1982. Tem sido militante e dirigente associativo de numerosas associações desde então. Foi assessor político do ex-presidente Jorge Sampaio nos últimos dezoito meses do seu último mandato. Actualmente é membro dos corpos gerentes da Associação 25 de Abril, delegação do Centro. É um dos corpos gerentes da ProUrbe, Associação Cívica de Coimbra. É o presidente do Conselho da Cidade de Coimbra.
Foi agraciado com as seguintes comendas: Ordem da Liberdade; Ordem do Infante Dom Henrique; Ordem do Libertador Bernardo O’Higgins, do Chile; Companheiro Paul Harris, do Rotary Internacional.
Para além disso, acrescento eu, é um homem humilde e simples que, para além de nos cruzarmos diariamente com ele, aqui, nas ruas estreitas, conhece tão bem ou melhor a Baixa do que qualquer um de nós.

E ENTÃO O QUE PRETENDE O “ZÉ” DIAS?

O “ZÉ”, sempre com o bichinho da solidariedade a tocar-lhe o lóbulo da orelha, em virtude de 2011 ser o ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO E DA CIDADANIA ACTIVA, quer que esta data não passe por nós, e mais concretamente pela cidade, como andorinha a caminho do Norte de África. Isto é, de forma ligeira, sem marca e sem qualquer efeito prático.

E O QUE QUER O “ZÉ” FAZER?

Como o “ZÉ” não se costuma ficar pelo cheiro da flor, quer mesmo provar o pólen, decidiu elaborar um programa interessantíssimo, como nunca se fez nada igual na cidade, e que irá decorrer no dia 30 de Abril, sábado, das 10 às 20 horas, no hotel Dom Luís, em Coimbra.
A seu tempo esta iniciativa irá ser publicitada em todos os meios de informação. No entanto o José Dias, considerando que o blogue Questões Nacionais para Coimbra é mais importante que o Washsiston Post para os Estados Unidos, decidiu apresentar o projecto aqui em primeira-mão.
Começo por agradecer a distinção e, naturalmente, é com grande prazer que irei dar a palavra, em forma de escrita, ao autor da ideia. Senhores e Senhoras fiquem com José Dias:

Auto – Estima e EsPoNe 11-16                                          

                         Anúncio, Convite à Participação e Pedido de Divulgação

Apresentação: O Ano de 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa.

Dedico-lhe a Iniciativa Cívica e Pessoal que, agora anuncio para que, a/o convido e para que, lhe peço divulgação.

Terá lugar em Coimbra, onde resido há 14 anos, Cidade do Conhecimento, em pleno “Silicon Valley” português, talvez com o maior número de doutores, de estabelecimentos de ensino médio e superior e de empresas de I&D por habitante.

Decorre no Hotel Dom Luis, www.hoteldluis.pt, na margem esquerda do Mondego, com rede wi-fi e estacionamento automóvel grátis, com uma vista soberba e possibilidade de alojamento a preços reduzidos.

Na Primavera, no horário de Verão, a 30 de Abril, Sábado porque, me apetece sentir por perto a memória somada do 17 de Abril de 1969 (42 anos), do 25 de Abril de 1974 (37 anos) e do 1 de Maio de 1886 (125 anos) datas que, muito me dizem.

Pode assistir a toda a Iniciativa ou a parte (s) dela, durante o tempo e pelo número de vezes que quiser, sem qualquer custo. Pode inscrever-se para a parte da manhã e/ou para a parte de tarde (ver mais à frente). Circulação livre incentivando-se a captação de texto, som e imagem. Vivencie a Cidadania. Não há certificados de presença nem créditos. 

10h00 – 13h00 Auto-Estima 11 – 16

Na Sala Lisboa, piso de entrada do Hotel com acessibilidade, num ambiente de grande informalidade estarão 24 mesas, pontos de contacto individuais e/ou colectivos, criando-se um espaço e ambiente típico de Cidadania de Garagem, onde pode estacionar, descarregar e/ou abastecer-se com energias positivas, recriando-se uma Área de Serviço, prioritária para Cidadãos e Colectivos de Cidadania Activa, uma espécie de Banco do Tempo da Cidadania, onde trocas de experiências de cidadania (s) tem lugar, preparando-nos para os próximos 5 anos, com inscrições condicionadas à organização da equação – espaço e tempo reservado, bastando para se inscrever indicar nome, individual ou do colectivo, qual o tema que quer apresentar, durante quanto tempo, qual o seu horário pretendido, qual o seu contacto, email + telemóvel, sendo que, o aluguer do espaço será pago por mim na totalidade ao hotel e o seu pagamento a mim, no valor aproximado de 6 euros, a efectuar à chegada mas a combinar consigo, previamente, conforme tempo solicitado, não é feito em dinheiro mas na sua oferta, de valor equiparado, de vinho tinto (preferência bom) ou azeite (preferência extra virgem), como se se tratasse de uma doação para um Banco Alimentar do Cidadão, por indicação do meu médico de família, que convidarei, sendo as ofertas expostas em mesa apropriada e consumidas por mim e família, a seu tempo. Traje a seu gosto. Colectivos podem vir vestido de igual. No seu espaço pode colocar e remover a decoração e identificação que entender. Pode trazer quaisquer materiais que queira divulgar, oferecer ou trocar mas não vender. Em cada mesa estará um alinhamento horário com as iniciativas que irão decorrer nas três horas previstas. Possibilidade de utilização dos espaços contíguos para prolongar conversas, Recepção, Bar e Sala de Estar. Abertura da sala, exclusiva a inscritos, para preparação dos espaços pelas 09h30 e a todos pelas 10h00. Inscrições desde já (ver abaixo). Contacto consigo de imediato. Ajude-me a construir esta iniciativa que, julgo inédita. Alguns exemplos de inscrições desejáveis nesta iniciativa:

. quem tiver e souber traz e ensina quem não sabe a trabalhar com as modernas próteses digitais que nos irão fazer arregalar os olhos como, portáteis, notebooks, “ipads”, “ipeds”, “ipods”, tablets, kindles, telemóveis, “iphones” (não será permitida a entrada a ipids, leia - se “ai pides”) . quem é amigo do reino digital ensina a criar e a alimentar um blogue, a “tuitar”, a “facebookar” . Provedores Municipais, ainda tão poucos, falam da sua experiência cidadã  . o Conselho de Cidade das Caldas da Rainha, único em actividade no país, expõe a sua experiência e defende a exportação do modelo . técnicos de Orçamento Participativo, de municípios que se contam pelos dedos, falam da sua tão rara e importante experiência . escritores conversam sobre os seus livros e como se escrevem livros . associações de voluntariado ou de cidadania activa divulgam a sua mensagem . partidos políticos divulgam as suas propostas . cidadãos e associações cívicas que estejam de bem com a democracia aproveitam para divulgar a sua mensagem . laboratórios associados e observatórios, de todo o tipo, explicam para que servem . associações de que faço parte, algumas bem curiosas (ver abaixo), apresentam-se . divulgam-se projectos de cidadania empresarial, ainda escassos . apresentam-se projectos de cooperação no espaço CPLP . divulga-se a União Europeia que, bem precisa . dialoga-se com os que trabalham com imigrantes, uma comunidade tão pouco participativa . deputados da assembleia da república e do parlamento europeu prestam contas, criando-se pequenos e virtuais ciclos, “biciclos”, triciclos, hemiciclos e tandems . o governo Civil pode explicar para que serve antes que  seja extinto . candidatos a cargos divulgam porque se candidatam . autarcas dialogam com os seus eleitores (dispensa-se receita médica a uns e outros) . recolhem-se apoios para petições . tantas outras ideias podem ser candidatas, partilhe-as comigo

Nesta parte da Iniciativa terei funções de acolhimento, secretariado e apoio, sentando-me logo após a entrada na sala para, prevenir a indesejada presença de agentes de notação, de “rating” ou de notas de crédito, da Fitch, da Moody’s e da Standard&Poor’s bem como de amigos de Madoff, Oliveira e Costa ou Dias Loureiro. Permitirei, a título excepcional, a livre circulação de colaboradores da Sonsofabitch, se portadores de O Gaiato e de comprovativo de que, foram alunos do Padre Américo.

13h00 – 15h00 Cidadania. 

Come, onde quiser ou no Restaurante do Hotel, como eu, com acessibilidade, almoço bufete, inscrição e pagamento de 20 euros, exclusivo ao hotel, desde já, com Ana Paula Santana reservas@hoteldluis.pt. Se, em número suficiente teremos espaço reservado e contíguo. Momento de convívio único entre participantes. Os do Norte, os do Sul, os do Oeste e os de Leste, partilham cumplicidades e refrescam amizades. Tiram-se fotos e registam-se momentos únicos.

15h00 – 20h00 EsPoNe 11 – 16   
                        
No Jardim do hotel, junto à caixa ecológica, ao ar livre, se o tempo o permitir ou na Sala Lisboa, com decisão 10 dias antes conforme previsões do Instituto de Meteorologia, Encontro de ESpecialistas em POrra Nenhuma. Pouco nos distingue dos verdadeiros Especialistas mas, não estamos habituados a reunir-nos nesta qualidade, a assumirmo-nos como tal apesar de sermos uma espécie “low cost”. Fórum de Cidadãos e Colectivos com Ideias, local de captação de futuros accionistas de um Banco de Ideias “in-shore”. As Próximas Eleições poderão ocorrer nas seguintes datas: Legislativas (?) e Autárquicas 2013, Europeias 2014, Reitor da UC 2015 e Presidenciais 2016. Há que aproveitar este tempo para começar a prepará-las, pensando o nosso futuro comum. Recriarei no Jardim ou na Sala Lisboa, o Recanto dos Espone, adaptação do “speakers corner” ou recanto dos oradores, num ambiente típico de Hyde Park. As intervenções serão feitas de cima de um de entre os seguintes apoios, com garantia de estabilidade: escada, escadote, púlpito, banco, cadeira ou de outro equipamento à sua responsabilidade desde que o traga, para que não tendo os pés assentes no chão durante a sua intervenção, não se sujeite a ir de T.I.R.* (ver abaixo) para casa, escolhendo assim o nível da sua intervenção (mais alto ou mais baixo). A chegada e a saída do local fazem-se pelo “Passeio da Fama”. Perto haverá uma “warm-up” para ir descontraindo antes de intervir. Surpreenda-se e surpreenda-nos. Sinta-se um Orson Welles no Cidadão Kane e da colina veja “Coimbra a seus Pés”, imagine-se no Principado de Andorra e observe as Sedes dos 3 Poderes de Coimbra, os 3 Paços, onde estão os 3 Senhores dos Paços, os 3 co – Príncipes: Paços do Concelho (Presidente da Câmara), Paço das Escolas (Reitor da Universidade) e Paço Episcopal (Arcebispo Bispo Conde). Limite de 24 oradores a 10 mins por intervenção. Serei a ERPA – Entidade Reguladora da Palavra. As ideias a expor deverão incidir prioritariamente sobre o futuro da Europa, de Portugal, e/ou de Coimbra, para o quinquénio 2011-2016. Inscreva-se com nome (individual ou colectivo), envie o seu contacto (email + telemóvel), escolha em que hora quer utilizar os seus 10 minutos de fama sabendo que, serei o primeiro inscrito para falar das 15h00 às 15h10. Não há limite de idade mínimo nem máximo para intervir. Só pode intervir uma vez. Escolha se quer assistir de pé, sentado no chão, sentado em cadeiras, no seu assento preferido que pode trazer e levar, deitado na relva – recomendo que leve cobertor, parado, mexendo-se. Haverá, durante a tarde, venda de comes e bebes exclusiva do Hotel mas, pode levar o seu próprio farnel e, partilhá-lo ou não. Uso da casa de banho do hotel. Possibilidade de fumar. Total informalidade. Traje como entender, podendo mudar de traje várias vezes. Seja exuberante. Inscrições gratuitas, desde já (ver abaixo). Contacto consigo de imediato. Ajude-me a construir esta iniciativa que, julgo inédita e entre no Mundo dos Espone, uma imensa maioria.

Cidadãos – Alvo: à procura de emprego, “achistas”, activistas, adolescentes, adultos, afamados, amigos meus, analistas sociais, anónimos, ansiosos, arguidos, associações, autarcas, “baby-boomers”, bem criados, bem dispostos, “bitaiteiros”, “bloguers”, “bloguistas”, “bloquistas”, borguistas, caçadores de talentos, chefes, chefiados, cidadãos abrigados (com partido), cidadãos com saídas precárias, cidadãos leninistas (que passam a vida a perguntar a si mesmos e a outros: que fazer?), cidadãos sem abrigo (sem partido), cidadãos (simplesmente), cientistas, colectivos (de qualquer âmbito), colunistas, com as velhas oportunidades ou com as novas, com ou sem religião, com próteses digitais, com teses publicadas, comunistas, corajosos, criativos, críticos, cronistas, curiosos, de todas as cidadanias, de todas as cores, de todas a raças, de todos os níveis de literacia, de todos os géneros, “debatentes”, democratas, desempregados, desorientados, difamados, dirigentes associativos, docentes de educação cívica e de educação para a cidadania, doentes, doutores de Coimbra, doutores de outros lados, eleitores, ensaístas, eruditos, escritores, especialistas convencidos, especialistas em alguma coisa, estimados, estudantes, ex arguidos, excluídos, famílias, familiares meus, formadores, formados, formandos, fotojornalistas, futuros arguidos, gente que gosta de Coimbra, governantes, graduados em lentes, incluídos, indivíduos que já não vem a Coimbra há muito, inqualificáveis, intérpretes (exclusivamente de português para português), investigadores, jornalistas, jovens, leitores, licenciados, maduros, maiorias éticas, mal criados, malta sem programa, medrosos, membros do conselho de cidade das caldas da rainha, membros das jotas, membros de ong’s, minorias étnicas, olheiros, opinativos, orientadores de qualquer coisa, orientados, os que confiam nesta iniciativa, os que desconfiam desta iniciativa, os que estão nas redes sociais, os que querem estar nas redes sociais, os que querem conhecer gente importante, os que se consideram aptos para as redes sociais e inaptos, ostracizados, partidos, pessoas de acção, pessoas que se sentem à vontade, poderosos, polémicos, políticos, politólogos, portadores de desordens emocionais, portadores de pulseiras electrónicas, precários à procura de saída, prelectores, professores, provincianos, provedores municipais, qualificáveis, quem ainda me queira conhecer, que conhecem e gostam deste hotel ou o querem conhecer, que vivem nas periferias, receosos de enfrentar públicos, recreativos, reformados, regionalistas, republicanos, resilientes, rurais, sãos, sedutores, sem teses publicadas, seniores, sindicalistas, socialistas, stressados, técnicos de orçamento participativo, técnicos de sondagens, tementes, tristes, "trabalhólicos", urbanos, verdes, viciados, voluntários e todos os demais.

Ponto de Situação: será divulgado no final de Março, a um mês do evento

Assinatura: Coimbra, 24 de Fevereiro de 2011, Cidadão José Dias / Zé Dias, 1,65 altura, 60kg peso, BI 851493, Montes Claros, Olivais, Coimbra, 62 anos, casado, uma filha, 7º ano do liceu, técnico de turismo, colaborador da Fundação Inatel, 1.700 euros mensal Net, livros (Afrontamento, 2004 - Cidadania Activa Mais e Melhor Democracia, 2008 - Memórias do Cidadão José Dias), citado e excitado noutros, tricomendador (colheita Jorge Sampaio – Liberdade e Infante D. Henrique, colheita chilena Ricardo Lagos - Bernardo O’Higgins), Companheiro Paul Harris (Fundação Rotária), associado (Alternativa – Associação Cultural para o Desenvolvimento do Ser Humano, Amnistia Internacional, Associação 25 de Abril, Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Porto, Associação Cristã da Mocidade, Associação José Afonso, Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI’s, Não Apaguem a Memória, Rede dos Antigos Alunos da Universidade de Coimbra, Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante Agências de Viagens Transitários e Pescas CGTP, Transparência e Integridade), cardíaco, eventor (desenho, criação e organização de eventos), ciespone (cidadão especialista em porra nenhuma), arguido (desde 2005 que estaciona um T.I.R. *Termo de Identidade e Residência” em sua casa)

Apoios: Dias, vestido por CiganadeLamego&Co (Feira dos Ciganos), penteado por Barbearia D’Uomo (C.C.Tropical), engraxado por Miranda (Praça 8 de Maio), bemquilhado por Alguns, maquilhado por José Manuel, apresentará ao longo do dia a Colecção Primavera / Verão 2011 para Cidadãos Activos do estilista Silva

Contactos (excepto reserva de almoço): jdias@inatel.pt, 919726959, facebook, faceaface, umasoface                                                                       

Anote na sua Agenda, Inscreva-se, Participe, Divulgue                            

Sem comentários: