terça-feira, 10 de agosto de 2010

NO MEIO DA MAIORIA HÁ SEMPRE UM PROVIDENCIAL DESTAQUE


(IMAGEM DA WEB)



 Segundo o Diário de Coimbra (DC) de hoje, “Luís Providência, vereador eleito pela maioria, desafiou ontem, na reunião do executivo camarário, a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) a cortar em determinadas despesas, concretamente nos gastos com o pessoal e nomeadamente nas avenças de alguns prestadores de serviços. O militante do CDS/PP, partido que, tal como o PSD e o PPM, integrou a Coligação por Coimbra, que venceu as autárquicas de Outubro de 2009, falou em “cidadãos contratados por três mil euros mais IVA por mês, o que me parece um valor exageradíssimo seja em que condições for”.
Continuando a citar o DC, depois de apelar a que “os contratos a 3600 euros por mês não sejam renovados, Providência revelou ser “um valor que ultrapassa, por exemplo, o que ganha um vereador”. (…) O titular do pelouro do Desporto entende que “não pode ser só a Câmara, os vereadores e os munícipes que deles dependem a ser afectados pelas medidas restritivas.”, palavras do vereador do Desporto, Luís Providência, ontem na reunião do executivo camarário.
 Depois de ler estas declarações, a primeira manifestação de um cidadão anónimo como eu é…fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuu! –é um assobio, não parece mas pretende ser.
Este assobio é de admiração. Não conheço o Luís Providência pessoalmente, mas, daqui, do meu cantinho da Baixa de Coimbra, apetece-me dizer: “dá cá um abraço, pá!”. Não é todos os dias que se encontra um político a denunciar o laxismo financeiro dos seus pares.
Segundo se consta aqui pelas vielas mal-afamadas, parece que há meninos da Praça 8 de Maio que tomam banho na mesma água de certas meninas das AC. É verdade, é mentira? Isso não sei! A verdade é que também o meu colega do lado, o blogue "O Sexo e a Cidade", também afina pelo mesmo diapasão.
O folhetim prossegue nos próximos capítulos. Os olhos do povo anónimo, mais politizado, estão postos no presidente da Câmara, Carlos Encarnação. Já há quem faça apostas que Providência irá cair do cavalo em queda provocada, sobretudo, pela bomba de deflagração que lançou ontem na sala do paço aos seus companheiros de coligação. Eu, pessoalmente, que sou treinador de bancada, aposto (se calhar mal) que o vereador do Desporto sairá reforçado deste seu acto de coragem. Afinal são destes actos que os políticos terão de dar para saírem do lamaçal em que se encontram aos olhos dos eleitores.
Pode até ter perdido credibilidade a “Coligação por Coimbra”, mas a política, o acto essencial à defesa da “res publica”, da coisa pública, que, como sombra errante, anda pelas ruas da amargura ficou garantidamente reforçada. Com este acto, prova-se que ainda há esperança…num amanhã melhor!

4 comentários:

João Braga disse...

Ou é desta que isto começa a abanar, ou alguém meteu água. Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos. A (não) renovação de contratos segundo as notícias, processa-se já no próximo mês de Setembro

Anónimo disse...

Parabéns ao Vereador Luis Providência.
Finalmente aparece alguém com "tomates" para dizer ao Sr. Presidente da Câmara Municipal o que se vai passando com os tachos por si arranjados em troca de outros. Veja-se: Dr. Marcelo Nuno - de Vereador a Presidente do Conselho Administração Águas de Coimbra.
Presidentes de Junta de Freguesia a topo de carreira e empregos para outros tantos.
Noras, esposas de Directores, namoradas e esposas de cola cartazes a funcionários da C.M.C.
Grande Vereador do Desporto que muito tem feito pela Cidade e pelo Desporto em particular.
Pena é que Dr. Carlos Encarnação vai resolver o problema com este vereador. Estão a ver como!!
Isto vai lindo, mas a procissão ainda vai no adro.
Luis Providência, continue nesta cavalgada e denuncie ainda mais. Coimbra agradece e o Sr. não perde, pelo contrário irá ganhar a confiança dos Conimbricenses.

Anónimo disse...

Contrariamente ao que por aqui se diz, o que Luis Providencia fez é de uma completa hipocrisia e cobardia. O que LP fez foi nada mais, nada menos que usar o seu cargo para atacar o seu ex-cunhado e a pessoa com quem tem uma relação pessoal. Sem ter o mínimo cuidado com o que a referida senhora faz nem sobre a justificação do contrato. Se tinha algo a dizer sobre isto, devia-o ter feito há três anos. Sim, há três anos atrás!

Se realmente estivesse preocupado com os gastos sumptuosos da câmara, começava por reduzir o séquito de inúteis que tem à sua volta – recorde-se que é o vereador que maior número de assessores tem e, pior que tudo, que NADA FAZEM!

Se realmente estivesse interessado no excesso de gastos da câmara e tivesse um pingo de vergonha na cara explicava quanto custou a sua ida (e de um dos seus famosos assessores) à África do Sul a ver o mundial à pala do povo!

Isso sim era de homem!

Anónimo disse...

Comentário ao comentário do anónimo do dia 11: Efectivamente o Vereador Luis Providencia tem feito um bom trabalho, com empenho e iniciativa. Mas saberá o anónimo que uma das esposas a que se refere como tendo sido contratada para a camara é a do próprio vereador Luis Providencia? E segundo consta nos mentideros nem passou pela base da carreira. Será que é verdade?