segunda-feira, 5 de julho de 2010

UFA! QUE CALOR!




 Hoje em Coimbra os termómetros marcaram cerca de 40 graus Celsius. Segundo as previsões meteorológicas, este ano, as temperaturas irão rondar este número, o que tornará insuportável transitar nas ruas do Centro Histórico, pela incomodativa canícula. Então, diga-me, não faria sentido, já durante este verão, alterar os horários comerciais? Nem que para isso, muitos estabelecimentos tivessem de encerrar das 13 às 17 horas, exactamente como fazem os nossos amigos espanhóis, e reabrissem das 17 às 21horas. Claro que, em certos casos, devido à impossibilidade de acordo com o pessoal, tal tarefa torna-se impossível, mas havendo boa vontade tudo se consegue.
Se as coisas estão más –e para além de mais sempre foi assim-, deve ser o comércio a ir ao encontro dos interesses do consumidor. Ou é melhor não alterarmos nada e continuarmos a empurrá-lo para os centros comercias? Não precisa de me responder. Faça antes a pergunta a si próprio…

4 comentários:

Anónimo disse...

Já o tinha feito várias vezes(pergantar),e penso exactamente da mesma forma que o Luís.Excelente ideia,não é original mas copiar o que é bem feito só tem vantagens.Já se sabe os prós e contras,e pode-se antecipar certos aspectos menos positivos.
Para não variar,também concordo consigo quando refere as dificuldades de implantar um novo sistema.Mas isto é tipíco do português,sempre avesso a mudanças,na maior parte das vezes conformado com as situações.
Não custa nada divulgar a ideia,não é Luís?
Marco

Daniel disse...

Já disse por várias vezes que os comerciantes deveriam alargar o horário de encerramento das lojas. Seria bom que passassem a fechar ás 22h. Principalmente nos meses de verão, em as pessoas gostam de passear à noite.
Só não concordo com a ideia de encerrarem as lojas entre as 13 e as 17h.

Jorge Neves disse...

CONCORDO, MAS AI OS SMTUC E A CP TERÃO DE ALTERAR OS HORARIOS DOS AUTOCARROS.

Sónia da Veiga disse...

Já dizia o tio Darwin que, quem não evolui, extingue-se!!!

É uma óptima ideia, já que não há investimento em toldos ou afins, ao menos que se estimule a vinda à Baixa doutras formas e num horário que beneficiaria não só as lojas, como os cafés e restaurantes.

Como disse o comentador anterior: divulgue-se a ideia!!! Pode ser que quem de direito pegue nela, a anuncie ao mundo e a Baixa renasça das cinzas!