segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

"NÃO HÁ PRESÉPIO QUE RESISTA...EM COIMBRA" -E O QUE É QUE RESISTE PARA ALÉM DA INÉPCIA E DO DEIXA CORRER?




“Já não bastava o desaparecimento, nas duas últimas semanas, da imagem do Menino Jesus e da manjedoura. Ontem de manhã, quem passou na Praça 8 de Maio e olhou para o presépio da autoria de Cabral Antunes ter-se-á deparado com um acto “condenável”. O vereador com o pelouro da cultura, Mário Nunes, não consegue entender as razões que levam alguém “a destruir uma obra de arte feita com gosto e que pertence à cidade”, in Diário as Beiras de hoje.
O senhor vereador Mário Nunes (que tenho estima e conheço bem) é licenciado em história de arte. Ora, vamos por partes, não é preciso ser licenciado em sociologia para verificar que os atropelos foram cometidos pelo desleixo em torno da segurança das obras de arte. O que, a ser assim, aconselho o senhor vereador a comprar com urgência uns óculos, porque anda mesmo a ver mal.
Mais ainda: está de ver que quem surripiou o menino, fê-lo, pura e simplesmente, para pôr a nu a incapacidade da PSP em vigiar o que quer que seja. Lembro que, segundo os jornais, para além da personificação do nascimento de Cristo estar colocado a 30 metros de uma esquadra, nessa noite estava um agente a fazer serviço de "gratificado" a uma exposição de queijos mesmo ao lado do presépio. O que quer dizer que o furto do menino e o vandalismo serão actos cometidos por pessoas diferentes.
Acerca do primeiro -o furto-, e tendo em conta que o seu peso era de cerca de 50 quilos, segundo um amigo meu bem colocado, nem é difícil saber onde está o “mal-amado" filho de presépio maltratado. Basta pensar. Mas como isto é uma cidade de estudantes, cheia de vícios desculpabilizantes, tudo está bem, mesmo num caso de furto. Ninguém quer fazer ondas. Aposto cem escudos dos antigos em como o Menino, dentro de dias, vai aparecer como milagre de Nossa Senhora. E o mais engraçado é que não vão ser constituídos arguidos. Foi tudo uma brincadeira…numa cidade que ninguém leva a sério.

Sem comentários: