segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O THE POST... E A ÚLTIMA PÁGINA NÃO EDITADA

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)






Ontem vi o filme “The Post -A Guerra Secreta”, de Steven Spielberg, no cinema.
Sobretudo a quem se interessa por jornalismo, sugiro com veemência o seu visionamento. Se é verdade que primeira parte pode parecer algo enfadonha, sobretudo para quem não esteja dentro do enquadramento histórico, já depois do intervalo, na segunda parte, apresenta-se desenvolta e de fácil compreensão. Embora considere não ser uma obra-prima -talvez esperássemos muito mais de Spielberg-, consegue muito bem passar a mensagem das várias crises que a imprensa escrita atravessa na actualidade. E, pelos vistos, está mesmo para durar.
Sem pretender mostrar arrogância ou qualquer superioridade moral, tenho para mim que este filme deveria ser passado nas faculdades onde se ministram aulas sobre a liberdade de imprensa. E mais: sobretudo em Coimbra, os donos dos jornais que cá se publicam, juntamente ou separado, deveriam ir com os seus jornalistas ver esta fita cinematográfica.
O recado vai, sobretudo, para um certo senhor, dono de um jornal local e centenário, que há cerca de três anos, apresentando-me na qualidade de colaborador semanal, queria obrigar-me a alterar um texto que escrevi sobre o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, no desempenho das suas funções políticas.
Para se avaliar, deixo a remissão para “A última página não editada... e o esclarecimento”. Coimbra será mesmo uma cidade de cruz ao peito?
Salvo melhor opinião, porque outras haverá certamente, é por estas e por outras que o nosso jornalismo local anda pelas ruas da amargura.
Donos de jornais e jornalistas de Coimbra, por favor, vão ao cinema ver o filme “The Post”!
Termino com uma frase do filme que memorizei: “A imprensa deve servir os governados e não os governantes!

Sem comentários: