terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BAIXA: ACORDOU A APBC

Foto de Diário de Coimbra.Foto de Diário As Beiras.



Os jornais diários de hoje da cidade, Diário as Beiras e Diário de Coimbra, dão ênfase às declarações de Vitor Marques, presidente da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. Como diria o meu avô, vale mais tarde que nunca! Como ainda não encerraram todas, com alguma sorte, ainda se apanham algumas lojas abertas.
Segundo o Diário de Coimbra, em título de primeira página, “Comércio quer saber o que leva as lojas a abandonar a Baixa – Agência para a Promoção da Baixa está a fazer levantamento para conhecer as razões que levaram marcas como a Zara, a Salsa ou, em breve, a Mango a sair do centro histórico.
Ora vejamos, se as razões estão mais que inventariadas, isto só pode parecer uma piada -ou, no mínimo, uma afirmação Lapalissiana. Ou, em analogia, como a Assembleia da República ao criar mais uma Comissão de Inquérito para uma situação que se sabe e conhece as razões antecipadamente. As conclusões a virem ao conhecimento público, tarde e a más horas, nunca acrescentam nada de novo. Há vários anos que se anda a assobiar para o lado como se nada se passasse.
Num sector cheio de constatações e paradoxos, esta deliberação tardia da APBC dá impressão que é simplesmente para entreter. Em vez de procurar no éter uma solução para um problema que urge resolver com urgência, devia imediatamente, juntamente com o executivo PS -e porque não com a oposição?-, tentar formar um grupo de trabalho que, com pequenos passos, acrescentasse esperança a quem aqui exerce a profissão de comerciante.
Como é de ver, dos lados da autarquia sobre a situação comercial, que originou uma manifestação no passado dia 20 do mês passado, nem bons ventos, nem bom casamento, nem um pio sobre o que está acontecer.
Salvo melhor opinião, o que estamos a assistir é a uma cena melodramática- peça teatral de carácter popular caracterizada pela predominância de situações violentas e sentimentos exagerados- num folhetim cénico que, por um lado, está a empobrecer cada vez mais uma zona turística de excelência, por outro, entre quem precisa de ganhar a vida, faz cada vez mais vítimas.
Vamos esperar por episódios do próximo capítulo!

Sem comentários: